quarta-feira, dezembro 26, 2012

Plano B - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 26/12


Diante do impasse na votação do Orçamento 2013, a equipe de Dilma Rousseff estuda desde a semana passada editar uma Medida Provisória liberando R$ 50 bilhões destinados a investimentos no próximo ano. Interlocutores do Planalto afirmam que a verba seria uma autorização de antecipação de orçamento, sob a justificativa de que é preciso manter a economia aquecida nos primeiros meses do terceiro ano do mandato da presidente. A decisão deve sair até sexta-feira.

Déjà vu Técnicos do governo lembram que, sem Orçamento no final de 2005, o ex-presidente Lula editou uma Medida Provisória liberando crédito em 2006 para investimentos retidos, inclusive o das empresas estatais.

Aí, não Peemedebistas têm incentivado Geddel Vieira Lima a disputar a presidência do partido. Eles alegam que o vice-presidente da República, Michel Temer, deverá concorrer novamente e se licenciar. Desta forma, o cargo seria ocupado pelo vice da legenda, Valdir Raupp.

Veja bem Procurado, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal afirmou que todo debate é saudável e não descarta a possibilidade. "Começo a pensar sobre a hipótese." A eleição deverá ocorrer em março de 2013.

Apagão Tucanos desistiram de comprar horário na TV para responder à ofensiva publicitária do governo Dilma sobre a redução das tarifas de energia. Para dirigentes do partido, o anunciado reajuste do preço da gasolina em 2013 servirá de antídoto à campanha do Planalto.

A jato A Infraero concluiu a reforma da pista e taxiway em Cuiabá, uma das cidades-sede da Copa 2014, com quase dois meses de antecedência. Agora parte para a terceira e última etapa na capital matogrossense, com a ampliação do terminal de passageiros. O valor total das obras dessa fase é R$ 77,2 milhões.

Nova... Na esteira do que o Diretório Nacional fará em abril, a seção paulista do PSDB fará um Congresso Estadual em maio para rever seu programa, o estatuto e aprovar um Código de Ética.

...roupagem O coordenador-geral da organização do congresso tucano será o deputado Mendes Thame e o secretário-geral será o presidente da Juventude Tucana estadual, Paulo Mathias.

Revisão 1 O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, divulga hoje balanço dos oito anos de gestão. Ele vai dizer que cumpriu 85% das metas que fixou para o governo.

Revisão 2 Kassab apresentará como parcialmente cumpridas obras que foram iniciadas, mas não entregues. "É um critério para auferir as realizações de um governo sem sectarismo", diz.

Base... Em seu projeto de ser candidato a governador em 2014, Kassab projeta ter apoio de algumas categorias estratégicas, como as associações comerciais do Estado, ligadas ao vice-governador Guilherme Afif e ao PSD.

...aliada Kassab também tem influência nos sindicatos da UGT (União Geral dos Trabalhadores), comandada por Ricardo Patah, e nas associações de policiais militares, que conquistou ao colocar coronéis no comando das subprefeituras e lançar o ex-comandante da PM Coronel Camilo candidato a vereador.

Oriente-se Tão logo transmita o cargo a Fernando Haddad, Kassab sai em férias prolongadas. Irá a Istambul, na Turquia, e depois a Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes. Na volta, vai alugar apartamento em Brasília para se revezar entre São Paulo e a capital federal.

Varejo O presidente da Câmara paulistana, José Police Neto (PSD), que articulou uma candidatura a novo mandato, assumirá a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Roberto Trípoli (PV) deve ficar com a Comissão de Finanças.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"É tamanha a afinidade entre Haddad e Kassab que é capaz de virar o ano e o prefeito eleito pedir para o atual continuar."
DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE ENERGIA, JOSÉ ANIBAL, sobre a transição na Prefeitura paulistana e o fato de o petista ter mantido auxiliares do prefeito.

contraponto

Guerra de Secessão

Em sessão tumultuada do Congresso que apreciou o veto à distribuição dos royalties, na semana passada, o ex-ministro e deputado Hugo Napoleão (PSC-RJ) dizia que só se lembrava de situação parecida em 1981:

-Foi quando se decidiu dar seis anos de mandato aos prefeitos e vereadores eleitos em 1982.

Em outra rodinha no fundo do plenário, parlamentares indagavam onde estaria o senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Congresso Nacional.

Marcus Pestana (PSDB-MG) arriscou:

-Enquanto Dilma toma vinho em Paris e Sarney habilmente um chá na ABL, a federação sangra no plenário.

Nenhum comentário: