quarta-feira, dezembro 26, 2012

Paul McCartney - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 26/12


Os agentes do astro Paul McCartney (ex-Beatles) fazem intenso lobby junto à Fifa e ao governo brasileiro. Vendem uma série de shows no Brasil na abertura da Copa do 2014 e na inauguração de estádios que vão sediar os jogos. Cada apresentação sairia pelo cachê de R$ 3 milhões. Esses shows são disputados por artistas nacionais que veem nele um trampolim para o mercado internacional.

Menos propaganda e mais ação 
O combate à corrupção, por causa da repercussão do julgamento do mensalão pelo STF, virou uma coqueluche entre os partidos políticos. Eles agora têm a oportunidade de transformar a retórica em realidade. Está tramitando na Câmara proposta do deputado Luiz Couto (PT-PB) de criação de varas específicas nos estados para julgar os crimes de corrupção e de improbidade. O petista diz que o atual sistema, no qual se forma uma lista interminável de processos à espera de um veredito, favorece a prescrição e a impunidade. O tema pode sensibilizar, além dos partidos do governo e da oposição, os novos presidentes da Câmara e do Senado, que assumem em fevereiro.

"O Congresso está conseguindo se comprometer mais ainda. O que torna o Congresso medíocre é uma CPI como a do (contraventor) Cachoeira".
Sérgio Guerra
Presidente do PSDB e deputado federal (PE)

De olho na experiência do Rio
Profissionais de marketing que atuam próximos ao governador Geraldo Alckmin (SP) avaliam que seu grande desafio eleitoral é a segurança. Eles dizem que o tucano pode adotar uma UPP, ao estilo do governo do Rio, com um verniz paulista.

Protagonismo
Pela primeira vez, desde que foi criado, em 1937, o Conselho Nacional de Saúde vai ser presidido por um representante dos usuários do sistema de saúde. Socorro Souza, dirigente da Contag, foi eleita para a função. Sua prioridade será pressionar o governo Dilma para fortalecer o SUS e ampliar os gastos e investimentos em saúde pública.

Todo poder aos Estados
Ele diz que não é candidato ao Planalto, mas o governador Eduardo Campos (PSB-PE) adotou a mesma tese do candidato do PSDB, o senador Aécio Neves (MG): a "desconcentração do poder e das receitas da União" em favor dos Estados.

Fim da lua de mel?
Depois de 10 anos no governo, o movimento sindical dá sinais de impaciência com a gestão petista. As centrais estão organizando uma grande manifestação pública, em Brasília, para março. Querem o fim do Fator Previdenciário e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Reclamam que a presidente Dilma dá "tratamento VIP aos representantes do capital"

Na sintonia
Por causa do projeto de extinção do 14º e 15º salários, pagos aos parlamentares a título de ajuda de custo, pendente de aprovação pela " Câmara, a senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu ao Senado para não depositá-los em sua conta.

No rastro do mensalão
Políticos experientes se divertem cada vez que um petista, como o ministro Gilberto Carvalho, diz-se enganado pelo ministro Luiz Fux. Dizem que esses petistas assumem ser "ingênuos" e apresentam Fux como "independente"

A ALA DO PSD que não quer aliança futura com o PSDB trabalha para que o vice Afif Domingos (SP) seja nomeado ministro do governo Dilma.

Nenhum comentário: