terça-feira, dezembro 18, 2012

Pacote de Natal - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 18/12

Apesar de aliviados com o fim da maratona do julgamento do mensalão, ministros do STF demonstravam preocupação com o desgaste institucional de duas medidas contra o Congresso no mesmo dia. Três deles entendem que a liminar de Luiz Fux suspendendo a votação do veto da presidente Dilma Rousseff à redistribuição dos royalties do pré-sal atinge mais o Legislativo que a decisão pela perda imediata do mandato dos deputados condenados no mensalão.

Da gema Membros do Supremo lembram que, em 2011, Fux concedeu liminar contra resolução do Conselho Nacional de Justiça que obrigava os Tribunais de Justiça a funcionar em período integral. O TJ do Rio, na época, encabeçou a pressão contra a medida. A liminar não foi levada a plenário até hoje.

Veja bem O petista Marco Maia (RS) convocou a Mesa da Câmara para discutir amanhã como proceder em relação aos mandatos de João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). A maioria dos membros do colegiado é contra enfrentar o STF.

Ô loco! Diante do espanto geral com os agradecimentos finais de Joaquim Barbosa após quase cinco meses de julgamento, um colega fustiga: "Daqui a pouco vamos dar de cara com o presidente no programa do Faustão".

Calendário Caso Barbosa conceda a prisão dos mensaleiros no recesso, como o Ministério Público deve pedir ainda nesta semana, os advogados cogitam esperar para apresentar habeas corpus no período em que o vice-presidente da corte, Ricardo Lewandowski, estiver no comando do plantão.

Companheiros Em Porto Alegre para reunião do PT no fim de semana, o ex-ministro José Dirceu almoçou com Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma Rousseff, e com o prefeito da capital, José Fortunati (PDT).

Caixa postal Alvo da Operação Porto Seguro, Rosemary Noronha reclama a amigos que nenhum funcionário da Presidência retorna suas ligações, apesar das inúmeras tentativas de contato.

Contexto Luís Inácio Adams diz ter procurado o ex-adjunto José Weber Holanda para tratar do relatório da CPI do Cachoeira a fim de evitar que a AGU constasse como signatária do texto, uma vez que advogados da União ajudaram a comissão.

Fora Adams deve se abster de decidir eventual processo disciplinar que seja instalado contra Weber após a conclusão da sindicância em curso. A missão ficará com Fernando Albuquerque, advogado-geral substituto.

Abatido... Em diálogo da PF, Paulo Vieira disse "sonhar" com a Prefeitura de Cruzeiro, onde mantém faculdade. O ex-diretor da ANA contou a aliados seus planos para a cidade. "Passei a achar que poderia ser um bom prefeito lá também".

...em pleno voo Vieira dizia controlar o PT local e ameaçava acionar Lula caso o deputado Carlinhos Almeida avalizasse aliança petista com seus rivais. "Não adianta ele [Almeida] vir com muita confusão que a gente tem como botar o Lula na história".

Agora vai? O BID fez ontem o primeiro repasse, de US$ 3,3 milhões, para a obra do Rodoanel Norte, vitrine eleitoral de Geraldo Alckmin.

Visita à Folha Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Alceu Segamarchi Júnior, superintendente do Daee, e de Maria Cláudia Gavioli e Nanci Moraes, assessoras de imprensa.

Tiroteio

"Depois de seis blecautes, onde estão aqueles senhores, entre eles Paulo Skaf, que atacaram São Paulo por causa da MP do setor elétrico?"
DO SECRETÁRIO PAULISTA DE ENERGIA, JOSÉ ANÍBAL, sobre o apagão que atingiu 12 Estados desde sábado, o sexto em um período de quatro meses.

Contraponto

Cabo eleitoral

Durante a sessão em que a Câmara analisava urgência na apreciação do veto presidencial ao projeto dos royalties, quarta-feira passada, Rose de Freitas (PMDB-ES), que comandava os trabalhos, foi interrompida pelo colega de bancada, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), favorito a assumir a presidência da Casa a partir de 2013:

-Queria cumprimentar a deputada pela forma brilhante como vem conduzindo a sessão...

A deputada, que estuda lançar seu nome à presidência para enfrentar Alves, respondeu, sorrindo:

-Assim fico estimulada a colocar minha candidatura.

Nenhum comentário: