sábado, dezembro 08, 2012

O cigarro de Niemeyer - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 08/12

Num jantar com Eduardo Paes, em agosto, Niemeyer, ali com 104 anos, confessou que havia fumado até os... 103. O prefeito, surpreso, perguntou: “Por que parou, então?” E o mestre:
— Porque o médico era um grande f. d. p.!

No mesmo jantar...
Papo que segue, Niemeyer lembrou, humilde, seus tempos de jogador juvenil do Fluminense. Admitiu que nunca foi bom de bola, só tinha jogado porque o tio era diretor do clube. “Em que posição jogava?”, quis saber Paes. E o gênio:

— Meia-direita. Foi a única vez na vida que estive na direita.

Papagaio de velório
Acredite. Ontem, com o velório de Niemeyer, Jaime Dias Sabino, o Jaiminho, 83 anos, aquele recordista mundial de enterros de famosos, bateu a marca de... 1.153 funerais.
O, digamos, papagaio de enterro aproveitou o do genial arquiteto para gravar cenas do documentário “Aqui jaz Jaiminho”, de Alex Teixeira.

Aliás...
Antes de Niemeyer, as façanhas mais recentes de Jaiminho haviam sido as alças dos caixões de Hebe Camargo, Marcos Paulo e Delegado.

Teló pelo mundo
A produtora Teló Shows queria usar R$1.300.821,81 do meu, do seu, do nosso dinheiro para produzir a série de DVDs “Michel Teló pelo mundo”. Os episódios, acredite, contariam os aspectos dos “diversos países por onde o artista Michel Teló se apresentou”. Mas o MinC negou. Ufa!

Imagina na Copa
Ontem, a 552 dias da Copa, com sensação térmica de 44 graus no Rio, o ar-condicionado do Aeroporto Santos Dumont... pifou. 

O RIO É VERDE
Esta bela paisagem é parte da mais nova área ambiental protegida do Rio. É o parque natural da Light em Ribeirão das Lajes, em Rio Claro, RJ, que atende pelo nome técnico de Reserva Particular de Patrimônio Rural (RPPN). Para quem não sabe, RPPN é uma área natural preservada pelo dono da terra, que recebe, em troca, isenção do Imposto Territorial Rural. Carlos Minc, secretário de Ambiente do estado, foi quem criou a RPPN estadual, em 2007. Desde então, o Rio já tem 107 reservas desse tipo, num total de 10 mil hectares. Com esta, a maior de Mata Atlântica do país, com 5 mil hectares, a área total de RPPNs do estado vai somar 15 mil hectares, ou 10% da extensão de todos os parques estaduais.

Ayres é espada
Num livro que o constitucionalista Luís Roberto Barroso lança segunda, em Brasília, sobre os bastidores de casos rumorosos que defendeu no STF (anencefalia, células-tronco, Cesare Battisti etc.), há uma história divertida com o ex- ministro boa-praça Ayres Britto. 

Barroso conta que, no julgamento da união homoafetiva, enquanto Ayres dava seu voto, cheio de imagens poéticas e metáforas, Toni Reis, da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, suspirou: “Nossa, esse cara entende mesmo da coisa!”

Afródromo
Jaques Wagner planeja erguer, para o carnaval de Salvador, o... Afródromo. A ideia é de Carlinhos Brown e Vovô, do bloco Ilê. Os dois reclamaram da falta de espaço para o desfile de grupos afro e afoxés, prejudicados pelos trios elétricos.

Poxa, Valcke
Jérôme Valcke, o secretário-geral da Fifa com fama de bom gourmet, tem sido criticado nos bastidores da organização de 2014 por ter escolhido o chef Alex Atala e não um craque do futebol para o sorteio da Copa das Confederações. Atala, como se sabe, terminou trocando as bolinhas do sorteio.

Down no soçaite
A morte de Niemeyer esquentou uma polêmica que toma o Iate Club do Rio. É que o atual comodoro, Luiz Carlos Barroso Simão, quer demolir este hangar, projetado, segundo ata de outubro de 1954, pelo genial arquiteto. Para aprovar a demolição, Simão levou ao conselho uma carta enviada a Niemeyer, que a teria devolvido com a frase manuscrita: “O projeto não é de minha autoria.” A conferir.

Crime e castigo
O STJ condenou Antônio Augusto Faria e outros a indenizarem a família de Gustavo Filgueiras Damasceno, que morreu atropelado em 2003, aos 26 anos, na Av. Vieira Souto, no Rio. Segundo o advogado Raphael Duarte, o réu participava de um “pega” a mais de 120 km por hora.

Cena carioca
Papo entre dois feirantes na xepa da feira de Botafogo, esta semana, testemunhado pelo coleguinha Rogério Durst:

— Esse país é tão grande que a gente não tem noção. Por exemplo, se o Brasil quiser invadir a Venezuela, não precisa nem Exército. É só mandar a torcida do Flamengo...

Maior do mundo
O Cordão da Bola Preta, bloco que completa 94 anos quarta agora, vai fazer em seu desfile de 2013 uma massagem no próprio ego.

O tema é “O maior bloco de carnaval do mundo”, e a camisa, veja aqui ao lado, terá a estampa de um pierrô abraçando o planeta.
Viva o Bola!

Nenhum comentário: