sexta-feira, dezembro 07, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 07/12

Agências fazem um acordo na área de gás natural
A ANP (Agência Nacional do Petróleo) e a estadual Arsesp (de distribuição de gás canalizado, saneamento e energia elétrica em São Paulo) assinaram um convênio de cooperação.

O objetivo é desenvolver estudos e atividades para regulamentar o transporte, a distribuição e a comercialização do gás natural.

O acordo não envolve recursos, "mas haverá intenso intercâmbio técnico para melhorar a regulação do gás, onde há muito para ser feito", segundo Silvia Calou, presidente da Arsesp.

Para Calou, os pontos mais importantes a serem tratados pelas duas agências referem-se ao biogás, ao transporte do gás e à realização de um leilão de compra pelas distribuidoras para o Estado em 2014, com entrega em 2019.

"Estamos estruturando o leilão, inspirados no que existe para energia." O contrato da Comgás, por exemplo, está fechado até 2019 com a empresa de gás boliviana.

"Há um agente dominante em toda a cadeia do gás que é a Petrobras. Para que esse mercado tenha mais dinamismo, precisamos tratar da transparência e da clara separação dos elos da cadeia."

Apenas a Petrobras fornece gás hoje. "Mas temos perspectivas de outros ofertantes com o pré-sal, onde temos outros investidores produzindo, como a BP, a Shell e a OGX."

"No continente, também a Petra e a Orteng já estão prestes a produzir." Uma maior oferta, porém, viria apenas no fim da década. "Por isso, queremos o leilão."

Trás-os-montes
O grupo Synergy, dos empresários José e German Efromovich, apresenta hoje ao governo português uma proposta para adquirir a TAP.

O grupo, que controla a Avianca Brasil, foi o único candidato com acesso ao "data room" para participar da privatização da companhia aérea portuguesa.

"Se nada mudar até amanhã [ hoje], nossa proposta final será entregue", disse ontem José Efromovich.

Cerca de 50 pessoas da Avianca Brasil estiveram em Portugal para analisar dados financeiros e legais da TAP.

Do grupo que fez a "due dilligence", participaram altos executivos da companhia, dentre eles o diretor-geral (que voltou ontem ao país) e o CFO, além de auditores da PricewaterhouseCoopers, advogados do Linklaters e especialistas da consultoria Oliver Wyman.

"A próxima fase será de dar esclarecimentos sobre a proposta até que o governo decida", afirmou Efromovich, que não revela valores nem o banco que participará da operação.

Insegurança Tropical
A falta de segurança no Brasil foi apontada como uma das maiores preocupações de multinacionais que pretendem enviar funcionários ao país, conforme estudo realizado pela Ernst & Young.

Das 520 companhias pesquisadas, 24% disseram temer a violência no Brasil. O pior resultado foi o do continente africano, apontado por 40% delas. Rússia, com 17%, Índia, com 8%, e China, com 7%, foram os outros países citados no levantamento.

Impostos (19%), imigração (18%), benefícios (16%), moradia e escolas (13%) também foram citados.

O estudo, no entanto, revelou que, em 2013, os funcionários enviados aos mercados emergentes aumentarão 27%. Neste ano, o crescimento foi de 16% ante 2011.

DOAÇÃO TRANSPARENTE
Projetos de educação e meio ambiente são os que mais recebem atenção de filantropos no Brasil, de acordo com Heiko Specking, chefe global da área de filantropia do Credit Suisse.

"O que falta [no país para aumentar as doações] é mais transparência da possibilidade de ajudar", afirma.

Specking está no Brasil para participar hoje do Philantropy Summit, encontro no qual o banco mostrará aos clientes de gestão de fortunas como apoiar projetos.

Janine Händel, CEO da Fundação Federer, do tenista Roger Federer, também estará no evento. Ela diz que, por enquanto, não há planos para a entidade atuar no Brasil. Hoje a fundação apoia projetos de educação e esportes na África. "Não faremos expansão geográfica nos próximos dois anos."

Vida e previdência... 
A Icatu Seguros abrirá sua primeira filial em Belém. Com a unidade, a empresa terá inaugurado sete novas filiais em 2012. Ao todo, serão 22 no país.

...no Pará 
A meta é elevar a penetração no ramo de seguros de vida, previdência e capitalização. Nas regiões Norte e Nordeste, a expectativa é crescer 30% em 2013 ante o ano anterior.

Incentivo 
A Pertra, especializada em viagens de incentivos e congressos, formou o grupo P2Com, após fusão com a Privia, empresa do setor. As marcas serão mantidas.

Macarronada... 
O consumo de massa seca está presente em 88% dos lares brasileiros, de acordo com a Abima (associação de indústrias de massas alimentícias). A maior concentração é nas regiões Norte e Nordeste.

...regional 
A participação do macarrão instantâneo é de 33% do total, com consumo concentrado nas regiões Centro-Oeste e Sul (39% e 32%, respectivamente).

Fresca 
Apenas 10% das casas pesquisadas consomem a massa fresca. O destaque fica para o Sul e o Sudeste, cada uma com cerca de 15%.

Nenhum comentário: