sábado, dezembro 29, 2012

Gota d’água - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 29/12


COM SIMONE IGLESIAS


Os apagões nos dois aeroportos do Rio foram a gota d’água para a presidente Dilma decidir que está mais do que na hora de trocar o ministro Wagner Bittencourt (Secretaria de Aviação Civil) e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Os dois estão no sal, mas as demissões vão ocorrer somente entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, na minirreforma ministerial.

Problemas previsíveis
A presidente Dilma está descontente com o ministro Wagner Bittencourt (Aviação Civil) desde que ele bateu o martelo para abrir as licitações dos novos operadores dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos com experiência mínima de 5 milhões de passageiros/ano. O Planalto pensava em algo em torno de 17 milhões. Pesa também para Dilma a falta de capacidade do ministério e da Infraero de resolverem problemas previsíveis, como a necessidade de manutenção da rede elétrica dos aeroportos. A irritação presidencial se estende à cúpula do Ministério de Minas e Energia, mas o ministro Edison Lobão não cai.

Pito presidencial
Insatisfeita com apagões país afora, a presidente Dilma chamou ao seu gabinete o ministro Edison Lobão; o secretário-executivo, Márcio Zimmermann; e o diretor da Aneel, Nelson Hubner. Determinou que resolvam o problema.


“Algo está muito mal quando as pessoas de boa vontade consideram que para viver em paz épreciso estar armado”
Cristovam Buarque Senador (PDT-DF)


Tó fora
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), não vai transmitir o cargo para o seu sucessor, Roberto Cláudio (PSB). Ela justifica que a cerimônia de posse é uma tarefa da Câmara Municipal. A eleição em Fortaleza foi uma das mais acirradas do país. O candidato de Luizianne, Elmano de Freitas (PT), ficou em segundo lugar.

O mensalão não existiu
Caderno de formação para novos filiados disponível na sede nacional do PT conta a história do partido, fala dos governos Lula e Dilma, dos direitos e deveres dos filiados, mas ignora o envolvimento de petistas no mensalão.

Pura empolgação
Carlos Alberto Parreira, novo coordenador técnico da Seleção Brasileira, está confiante. Nas cerimônias oficiais da Copa do Mundo de 2014, tem relatado que sente a esperança do torcedor brasileiro com a volta de Felipão ao comando. Parreira conta: “Os torcedores cumprimentam a gente dizendo: agora sim, com vocês, acredito que vamos ganhar a Copa no Brasil".

A boa política
Oposição ao prefeito Eduardo Paes, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) resolveu empenhar 99,9% das suas emendas (R$ 5,97 milhões de R$ 6 milhões) na construção e manutenção de creches na cidade do Rio.

Não para nunca
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) está tão pilhado com a candidatura a presidente da Câmara que já está pedindo votos para os suplentes que assumirão os mandatos nos próximos dias, no lugar dos prefeitos eleitos.

APAGÃO VIROU MODA. 

O governo do Distrito Federal está entregando o novo bairro de Brasília, classe A, sem energia elétrica nas ruas.

Nenhum comentário: