quinta-feira, dezembro 27, 2012

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 27/12


Sem recesso
Graça Foster, da Petrobras, chamou diretores da estatal e presidentes de subsidiárias para reunião, no Rio, dia 2 de janeiro. Frustrou planos de viagens no réveillon.

Ano novo
Está em 85,82% a média de ocupação dos hotéis do Rio para o réveillon. A ABIH-RJ fechou a pesquisa ontem. A taxa ficou dez pontos abaixo de 2011 (96,57%). A crise na Europa e nos EUA pesou, diz Alfredo Lopes, presidente da entidade. E o Rio ganhou mil novos quartos este ano.

Aos milhões 1
Mais de dois milhões de clientes passaram pelo BarraShopping na semana anterior ao Natal. O total de notas fiscais trocadas na promoção passou de R$ 100 milhões. É alta de 48% sobre 2011.O shopping vai sortear seis automóveis BMW 320i.

Aos milhões 2
O São Gonçalo Shopping somou R$ 5,5 milhões em cupons fiscais trocados na ação de Natal. São 38% mais que em 2011. No dia 24, o tíquete médio dos participantes subiu 9%, para R$ 338,03.O mall sorteou um carro J6, da Jac Motors.

Nem tanto
Daniel Plá, professor da FGV, duvida dos números do Natal dos shoppings e das entidades do comércio. Na Saara, diz ele, só metade das lojas conseguiu bater a inflação. No varejo de luxo, ninguém teve ganho real.

NO RIO, CORTE DE EMISSÕES ENTRARÁ EM LICENCIAMENTO
Secretaria do Ambiente exigiu redução na liberação de CO2 para renovar licença de operação de fábrica em Santa Cruz


O governo do Rio experimenta nova regra no licenciamento ambiental de projetos empresariais. Antes do Natal, a Secretaria do Ambiente e o Inea renovaram a licença de operação de uma fábrica da Votorantim Cimentos, em Santa Cruz, na capital fluminense, e exigiram como contrapartida o corte nas emissões de CO2. Foi a primeira vez que a regra entrou num processo de licenciamento, diz o secretário Carlos Minc. A licença de operação é renovada a cada cinco anos. A unidade da Votorantim terá de reduzir em 5% o total de emissões até 2017. As 30 mil toneladas de CO2 equivalentes de 2011 serviram de parâmetro para a meta. A empresa, além de não poder aumentar a liberação de poluentes, terá de reduzi-la a 28.500 toneladas, mesmo que eleve a produção nos próximos anos. “A intenção é fazer as empresas investirem em processos de produção mais limpos”, explica Minc. O licenciamento da Votorantim Cimento é o piloto do novo modelo. A partir de 2013, é provável que todas licenças, de novos projetos ou renovações, venham com a exigência. É um jeito de antecipar a vigência da Lei do Clima, que prevê cortes nas emissões de CO2 pelo setor produtivo.
5% DE REDUÇÃO NAS EMISSÕES 
Foi a exigência do Inea para renovar a licença da Votorantim Cimentos. Outras cimenteiras terão metas, bem como as siderúrgicas. Percentual de corte vai variar com tecnologia usada e CO2 liberado.

TEM QUE SUAR
A Coca-Cola põe no ar dia 31 sua campanha de ano novo. O filme lista uma série de atividades saudáveis e prazerosas (dançar, por exemplo), que ajudam a queimar as 129 calorias de uma garrafa de 290 ml do refrigerante. É a 1ª vez que a marca trata do assunto na propaganda.
A criação é da WMcCann. Vai circular em TV, cinema, mídia digital e pontos de venda.

Otimismo 1
O CDL-Rio estima alta de 6,9% nas vendas do varejo carioca de janeiro até o carnaval sobre um ano antes. Aldo Gonçalves, presidente da entidade, diz que lojas de moda praia, roupas feminina e infantil, acessórios para fantasias e material escolar serão as mais procuradas.

Otimismo 2
Subiu 0,3% em dezembro o índice de confiança do comércio. Passou a 129 pontos, contra 128,6 no mês passado. Foi a quinta alta seguida, informa a CNC.
O otimismo com o presente impulsionou o indicador. No Nordeste, o Icec chega a 137,1 pontos, o maior do país.

FESTA DE LUZES
A Light estreia campanha, no fim de semana, para anunciar seu patrocínio ao réveillon de Copacabana. É a primeira vez que a distribuidora apoia a festa. Haverá projeções de luzes durante a queima de fogos e tecnologia LED no palco principal. Foi o mesmo recurso usado nos Jogos Londres 2012. As peças vão circular em impressos e internet. A Havas Rio assina.

NA SOMBRA
É da Fibra Design o projeto do Sombrero, acessório para ajudar a aplacar o calor do verão carioca, que teve temperatura recorde ontem. Acomplada ao guarda-sol, a peça aumenta a área de sombra na areia. Parceria com a Faperj garantiu o investimento, de R$ 77 mil.

Mercado de visão
O faturamento do mercado óptico brasileiro deve dobrar até 2017. As receitas anuais devem passar dos atuais R$ 19,5 bilhões para R$ 39,2 bi, segundo estudo da consultoria GS&MD, encomendado pela Abióptica, que reúne empresas da área. Desde 2007, o segmento já cresceu 90%. “O setor tem crescido em projeção geométrica, mesmo com a crise”, diz Bento Alcoforado, diretor-presidente da associação. Ele atribui a dois fatores o salto: a ascensão de renda das classes mais baixas (87% dos consumidores são de níveis BeC) e o envelhecimento da população. O volume de investimentos, tanto interno quanto externo, também é crescente. Segundo Alcoforado, ainda existem 60 milhões de brasileiros que têm problemas de visão e não sabem. Para a pesquisa, a GS&MD ouviu 1.409 consumidores, oftalmologistas e donos de óticas e laboratórios em Rio, São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e Fortaleza.

Livre Mercado
A Nova Pontocom fechou parceria com editoras. Livros didáticos vendidos nos sites das redes Casas Bahia, Extra e Ponto Frio terão até 20% de desconto.

A meta é dobrar as vendas.

A Ampla dará cinco bicicletas elétricas a clientes e turistas de Búzios (RJ) em concurso cultural. A ação será lançada no sábado e vai até 17 de fevereiro.

O restaurante Catavento abre dia 15 de janeiro no Shopping Piratas, em Angra. É aporte de R$ 750 mil.

A Loja de Inverno, de roupas de frio, vai lançar e-commerce mês que vem. Investiu R$100 mil. Quer aumentar as vendas em 20%.

Os pedidos processados on-line no Portal do Cliente, loja virtual da Lafarge (cimentos), já somam 30% do total. Há dois anos, quando foi criado, eram 12%. São 2.500 vendas semanais.

A Aevo Studio, de apresentações em 3D, fecha o ano com aumento 20% no portfólio de clientes. Criou braço voltado a sistemas para o setor energético, a Aevo Tech. Prevê crescer 50% em 2013.

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