sexta-feira, dezembro 21, 2012

Estratégia traçada - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 21/12


Caso Joaquim Barbosa determine hoje a prisão dos condenados no mensalão, a defesa de José Dirceu apresentará, além do habeas corpus para tentar sustar a decisão, pedido para que ele fique preso em uma sala do Estado Maior no Batalhão da Cavalaria da PM em São Paulo. Trata-se de prerrogativa que tem Dirceu por ser advogado, antes de sentença transitada em julgado. Caso não haja sala disponível, o Estatuto do Advogado diz que o juiz deve decretar prisão domiciliar.

Lar, doce lar 1 O direito a sala do Estado Maior tem sido usado com frequência para assegurar prisão domiciliar para advogados condenados. A resposta da Justiça costuma ser que não há salas desse tipo disponíveis.

Lar, doce lar 2 Marco Maia já havia tranquilizado petistas durante a confraternização de fim de ano no Palácio do Alvorada, anteontem, a respeito do "abrigo" da Câmara para deputados condenados no mensalão.

Blindado A despeito do temor de petistas pela integridade física de Dirceu caso vá para o sistema penitenciário de São Paulo, integrantes do governo paulista asseguram que o presídio de Tremembé, um de seus possíveis destinos, oferece plena segurança.

Decisão solitária Joaquim Barbosa só discutiu com dois assessores mais próximos a decisão que vai anunciar hoje. Ontem, o presidente deixou o STF mais cedo, para estudar o pedido do Ministério Público em casa.

Improviso Dilma Rousseff decidiu, na última hora, anunciar que o governo não irá cobrar tarifa dos menores aeroportos regionais no plano de concessões. A ideia, que não estava prevista nas discussões do pacote, foi bem recebida pelos empresários, que aplaudiram a presidente.

Mais-valia 1 Sindicatos ensaiam onda de protestos contra a desoneração da folha salarial do comércio, anunciada pelo governo. Querem que seja exigida contrapartida de manutenção de emprego entre os lojistas.

Mais-valia 2 Os comerciários calculam em 106 mil as demissões na categoria este ano em São Paulo. "Os trabalhadores estão indignados", diz Ricardo Pattah, da UGT.

Canetada A Advocacia Geral da União indeferiu requerimento do ex-diretor da ANA Paulo Vieira, denunciado na Operação Porto Seguro, pedindo documentos para embasar sua defesa.

Cilada 1 No ofício, Paulo Vieira se dirige ao advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e diz ter sido apresentado a ele "em duas ocasiões" pelo ex-adjunto José Weber Holanda, também denunciado por integrar a quadrilha acusada de traficar pareceres no governo.

Cilada 2 Vieira pedia ainda documentos que comprovassem que Weber tinha poder hierárquico para decidir na AGU. Na resposta, a chefia de gabinete de Adams alega que o requerimento traz dados que "não condizem com a realidade" e sustenta que não há registro de encontros de Adams com Vieira.

Vou... Gilberto Kassab deixará a Prefeitura de São Paulo no dia 28, três dias antes do final de seu mandato. À ocasião, o prefeito receberá em seu gabinete assessores e secretários para um coquetel.

... de táxi Em seguida, deixará o edifício Matarazzo, sede do governo, num dos carros da frota elétrica de táxis, juntamente com a vice-prefeita Alda Marco Antonio.

Ano Velho A ideia de Kassab é liberar salas e instalações do prédio para a equipe de Fernando Haddad. O último ato público do prefeito no cargo será a abertura do Réveillon da Paulista, dia 31.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Não adianta Lula sair às ruas em 2013. Hoje ele não precisa prestar contas ao povo, mas à Justiça, ao Ministério Público e à PF.

DO PRESIDENTE DO PSDB, SÉRGIO GUERRA (PE), sobre o ex-presidente planejar caravanas pelo país para se defender das acusações de malfeitos em sua gestão.

contraponto

Os mortais que se entendam

Em meio à tensa reunião de líderes durante a qual se tentava acordo de procedimentos na apreciação dos mais de 3.000 vetos que trancam a pauta do Congresso, anteontem, a vice-presidente da Câmara, que comandava os trabalhos, Rose de Freitas (PMDB-ES), desabafou:

-Quem convocou a sessão foi José Sarney, e ontem apelei a ele para que a presidisse. Mas o senador tinha compromisso na Academia Brasileira de Letras, no Rio.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) emendou:

-E enquanto ele toma chá entre os imortais, nós é que estamos nos matando aqui!

Nenhum comentário: