sábado, dezembro 15, 2012

'É um avião' - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 15/12


O relatório da Operação Porto Seguro sobre autoridades com foro privilegiado mostra a proximidade do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado no mensalão, com o ex-diretor da Agência Nacional de Águas Paulo Vieira. Em março, Valdemar diz por telefone ao ex-prefeito de Lorena Marcelo Bustamante que Vieira é "um craque, um avião". "É nosso irmão, nosso amigo, faz parte do nosso time." Vieira é acusado de comandar esquema de tráfico de influência.

Tentáculos Em outro diálogo interceptado, Valdemar diz a Vieira que vai almoçar com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e quer encontrá-lo em seguida. "Tô com o prefeito aqui'', diz o deputado do PR.

Na alegria... O relatório da PF assinala a intimidade de Rosemary Noronha com José Dirceu. Em conversa com Paulo Vieira em 12 de novembro, ela conta que passaria o feriado da Proclamação da República na Bahia com o ex-ministro da Casa Civil e que também o acompanhou no feriado de Finados. "Eu converso bastante com ele.''

... e na tristeza Vieira sonda Rose se Dirceu estaria "com cabeça" para resolver questões que o texto da PF não detalha. A ex-assessora da Presidência diagnostica: "Ele não pode ficar preso dentro de casa. A vida corre''.

Multiplicação O anúncio, feito por Dilma Rousseff, de 800 novos aeroportos regionais no país se transformou numa saia justa para a Infraero e para a Secretaria de Aviação Civil. O número está errado, mas ninguém quer corrigir a presidente.

Modesto O estudo, ainda em fase de conclusão na SAC, prevê a construção de 200 novos aeroportos de menor capacidade, o que, por si só, já representa mais que o dobro do número de aeroportos desse tipo existentes hoje.

Saúde... Em licença médica prolongada do Senado desde agosto, Blairo Maggi (PR-MT) tem viajado com frequência a Brasília, onde participa de reuniões para tentar articular uma troca de partido sem perder o mandato.

... de ferro O senador licenciado também fez recente viagem à China para tratar de negócios de suas empresas.

Cidade limpa De um tucano diante da nomeação do kassabista Ricardo Teixeira para o secretariado de Fernando Haddad (PT): "Sua primeira ação pelo meio ambiente poderia ser retirar todas as faixas e placas de apoio ao Serra que espalhou pela cidade nas eleições''.

Digitais O comando da transição paulistana identifica o vereador eleito Paulo Fiorillo como o mentor da rebelião da bancada petista na Câmara contra o critério de indicação técnica para o comando das subprefeituras, anunciado por Haddad.

Não muda Geraldo Alckmin está propenso a não dividir mais as atuais atribuições da Casa Civil. Aliados aconselharam o governador paulista que um esvaziamento da principal pasta do governo não seria bom politicamente, e que a reforma administrativa dependeria de difícil negociação com a Assembleia.

Fórmula Para implementar um controle maior dos projetos em andamento, justificativa de Alckmin para dividir a pasta, o Bandeirantes estuda turbinar a Secretaria de Gestão Pública, hoje meramente burocrática.

Sem teto O PT de Belo Horizonte está ameaçado de despejo do prédio locado na capital mineira. Petistas alegam que a arrecadação do partido caiu desde que quase 800 militantes deixaram a gestão do prefeito Márcio Lacerda, reeleito em outubro.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Somos todos iguais perante a Constituição. Portanto, as acusações de Marcos Valério contra Lula devem ser investigadas."

DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre o depoimento do empresário à Procuradoria-Geral da República, que envolve o ex-presidente no mensalão.

contraponto


Com a devida vênia


Sem poder encerrar o julgamento do mensalão devido à ausência do ministro Celso de Mello, o STF retomou a análise de outros processos. No debate do primeiro caso, a ministra Rosa Weber votava quando ouviu-se o hino do Flamengo em alto e bom som no plenário, para espanto de todos. Era o toque do celular de Marco Aurélio Mello, que, constrangido rapidamente desligou o telefone. Ao fim do voto da colega, ele pediu a palavra:

-Queria pedir desculpas à colorada Rosa Weber.

-Como o meu Inter é vermelho como o seu Flamengo, vossas desculpas estão aceitas -, respondeu a ministra.

Nenhum comentário: