sexta-feira, dezembro 07, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Temos de ter a energia mais barata do mundo, mas não a temos”
Presidente Dilma Rousseff, ao reafirmar seu compromisso com a redução da tarifa


ROYALTIES: SARNEY PODE DAR A DILMA SUA PIOR DERROTA

Às vésperas de concluir a gestão no comando do Senado, José Sarney (PMDB-AP) pode dar à presidente Dilma Rousseff sua pior derrota no Congresso Nacional, ao colocar em votação o veto parcial ao projeto que redistribui os royalties do petróleo. Como o voto é secreto, líderes governistas calculam que 90% dos parlamentares poderão votar contra o governo Dilma e derrubar seu veto, com o apoio dos governadores.

SAIA JUSTA

Apesar da provável derrota do governo, o cacique peemedebista não vê saída: coloca em votação ou será desautorizado pelos colegas.

TRAIÇÃO CERTA

Apenas as bancadas do Rio e de Espírito Santo devem votar para manter o veto. Nos outros Estados, a traição é certa, mesmo dentro do PT.

CARTA NA MANGA

O relator dos royalties, Zarattini (PT-SP) duvida que o veto seja votado, já que serviria como barganha para o sucessor de Sarney em 2013.

RUMO À BASE

O PSD de Rondônia decidiu, por ampla maioria, que o partido deve ir para a base do governo. Os outros Estados também vão deliberar.

EX DE ROSE CONTINUA ASPONE NA ESTATAL INFRAERO

José Cláudio de Noronha, ex de Rosemary, a “Rose”, tinha mandato até agosto de 2011 no conselho da BrasilPrev, empresa de previdência do Banco do Brasil. Com diploma falso, foi afastado. Mas continua aspone na Infraero, onde é gerente desde 2005, graças à influência de Rose. Ele não era um mequetrefe: autorizava contratos milionários e aditivos, que, reza o bom senso, deveriam agora ser periciados.

DISPUTA ACIRRADA

O deputado José Priante (PA) também se lançou na disputa para líder do PMDB, aumentando para oito o número de candidatos à vaga.

ADIÓS

O fanfarrão Hugo Chávez estaria nas últimas, segundo rumores em Caracas: o tratamento em Cuba não venceu a metástase do câncer.

FREVO É MELHOR

De olho na reforma política, Luciana Santos (PCdoB-PE) dispensou ida à Unesco, em Paris, para ver o frevo virar patrimônio da humanidade.

NÃO DÁ IDEIA...

O Granma, jornal oficial de Cuba, estampou corajosamente uma das frases do camarada Niemeyer: “Quando a miséria se multiplica e a esperança foge do coração dos homens, só resta a Revolução”.

‘COMPANHEIRO’

Homenagem do MST a Niemeyer, ontem, parecia recado a mensaleiro: “[Ele] Desprezava os bens materiais que a classe dominante brasileira tanto idolatra e explora a milhões, para acumular cada vez mais”.

PALCO ILUMINADO

Não é, mas parece a biografia de “Rose”: o Ministério da Cultura autorizou a captação de R$ 6,6 milhões, através de incentivos fiscais, ao musical Como vencer na vida sem fazer força, previsto para 2013.

O FIM DO MUNDO

Estrategista do banco JPMorgan, Hajime Kitamo previu no site Business Insider crise financeira sem precedentes no Brasil em 2014, com a perigosa supervalorização do real, a mais valorizada do mundo.

AVISO AOS MARINHEIROS

Ligado ao governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o deputado Silvio Costa Filho (PTB-PE) declarou voto no líder do PMDB, Henrique Alves (RN), ao comando da Câmara dos Deputados contra o socialista Júlio Delgado (MG).

PROBLEMA É DELE

Do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sobre a reclamação do governador Geraldo Alckmin (SP) de que foi prematuro já ter lançado Aécio Neves (MG) candidato em 2014: “Ah, vai reclamar com o FHC...”

EM CAMPANHA

Candidato a líder, o deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) presenteou, pelo segundo ano consecutivo, todos os funcionários do gabinete da liderança peemedebista com uma cesta de café da manhã caprichada.

BICHO PEGA

Diante da pressão do PSDB para aprovar convocações na Câmara, o deputado Simbá Machado (PT-AC) desabafou, em meio ao corre-corre nas comissões: “O bicho está pegando pro nosso lado”.

PENSANDO BEM...

...é de “sítio” o estado emocional da Rosemary Noronha, a Rose.


PODER SEM PUDOR

O DESPREVENIDO

Ainda em 1960, nos tempos áureos do Palácio Tiradentes, o deputado José Maria de Alkmin estava num corredor conversando com o jornalista Murilo Melo Filho quando de ambos se acercou um mineiro:

- Dr. Alkmin, minha mulher está grávida há nove meses. O nosso filho vai nascer a qualquer momento. E eu estou desprevenido porque não tenho um cruzeiro para o enxoval.

E Alkmin, rápido:

- Meu filho, se você, que teve nove meses para preparar-se, será pego desprevenido, imagine eu, que somente agora estou sendo apanhado e inteiramente de surpresa...

Nenhum comentário: