segunda-feira, dezembro 03, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

"Solicitarei nova análise, isenta, sem os holofotes interferentes"
Condenado no mensalão, João Paulo Cunha (PT-SP)entrará com recurso no STF


Operação padrão pode gerar caos nos portos


Profissionais especializados em conduzir navios de grande porte para atracar nos portos de forma segura, os práticos brasileiros ameaçam iniciar uma operação padrão que poderá provocar um caos inédito, em portos de todo o País. Eles se queixam do lobby dos armadores, donos dos navios, e da ameaça do governo federal de inundar o mercado com novos práticos antes de estabelecer uma política definitiva para o setor.

Milagreiros


Com navios cada vez maiores, práticos fazem milagres para transitar em canais de calados inalterados desde 1808, início da atividade.

Padrão legal


Na operação padrão, práticos querem seguir a lei, que prevê avisos de aproximação de navio 24h antes, e não “no laço”, como é freqüente.

Prejuízo bilionário


Uma operação padrão geraria filas caóticas de petroleiros e graneleiros parando um comércio marítimo que gira mais de US$ 2 bilhões ao dia.

Faltam políticas


Antes de mexer com eles, práticos querem que o governo conclua os estudos em curso, que definirão as políticas públicas do setor portuário.

Dilma vai nomear só mais um no STF, até 2015


Até o final do mandato, em 1º de janeiro de 2015, a presidenta Dilma terá apenas a vaga do ministro aposentado Carlos Ayres Britto para preencher, no Supremo Tribunal Federal. Até agora, ela nomeou os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki, que assumiu na última quinta-feira (29). Mas no caso de vir a ser reeleita em 2014, poderá escolher mais cinco ministros para a mais alta Corte do País.

Os próximos


O ministro Celso de Mello, decano, completará 70 anos e deixará o STF em novembro de 2015; Marco Aurélio, em julho de 2016.

Os últimos


Outros cairão na “expulsória” em 2018: Ricardo Lewandowski em maio, Teori Zavascki em agosto e Rosa Weber em outubro.

Quem nomeou


Lula estabeleceu recorde, nomeando oito dos onze ministros no STF. Sarney indicou cinco, Fernando Collor quatro, Itamar um e FHC três.

Vida dura


A filha de Rose Noronha, Mirella, “despachava” na Agência Nacional de Aviação Civil em São Paulo, onde a Anac não tem posto, com diárias de aluguel no Rio. Foi várias vezes ao Canadá e a Paris “a serviço”.

Chumbo grosso


O deputado Anthony Garotinho (PR) vai entregar à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal, quarta (5), denúncias de supostas irregularidades na gestão do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Pega-lobista


Autoridades emplumadas reclamam que em alguns ministérios o acesso a gabinetes de ministros e suas adjacências está se tornando dificultoso pela exigência de preenchimento de completo histórico.

Fora do ringue


O ministro Alexandre Padilha (Saúde) acha o assunto curioso, mas não planeja trilhar o terreno minado da sucessão paulista de 2014. Ele tem planos para tentar consertar o caos da saúde pública até 2017.

Última que morre


Relator da Reforma Política, Henrique Fontana (PT-RS) diz ter respaldo do PT para votar amanhã financiamento público de campanha, sistema de votação, fim das coligações proporcionais, coincidência de eleições.

PDT cartorial


Pouco se espera da reunião do diretório nacional do PDT quinta (6), em Brasília. Carlos Lupi continua agarrado à presidência, após transformar o PDT em partido cartorial, quase irrelevante. Brizolistas sonham com o ministro Brizola Neto (Trabalho) no comando, para recuperar sua força.

Sem mansões


Crise diplomática à vista em Brasília: são escassos os lotes para a construção de novas embaixadas. O setor está esgotado. Cada lote mede 20 mil metros quadrados, e logo os espaços foram tomados.

Falta segurança


Sem iluminação e segurança, o estacionamento Economildo Sul, que atende Câmara dos Deputados, STF, PGR e TCU serve de abrigo para bandidos. Carros têm sido arrombados e até furtados no local.

Pensando bem...


...a única indústria que vai de vento em popa no País é a de “blindagens”, em Brasília.
Poder sem pudor Homem de visão


Penalizado com o ostracismo e admirador do estilo do ex-presidente, o jornalista Boris Casoy marcou uma visita pelo telefone, quando Jânio avisou que estava “cego”. Ao chegar, viu Jânio numa cadeira falar alto:
- Viva o jornalista Casoy!
Estranhou tal precisão, mas logo Jânio explicou:
- Não enxergo, mas vejo sombras, e a sua é inconfundível!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se Garotinho vai provar alguma coisa contra Sérgio Cabral, vamos ver. O fato é que até o momento nada foi provado.