quarta-feira, dezembro 19, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“É como se o Congresso tivesse poder para definir a pauta do STF”
Ibaneis Rocha, presidente da OAB-DF, contra a liminar barrando votação dos royalties


ATOS PRÓ-MENSALEIROS PODEM PRECIPITAR PRISÕES

Ministros do Supremo Tribunal Federal consideram “grave desafio à autoridade do Judiciário”, segundo expressão de um deles, em off, as manifestações que os atacam e até ofendem em razão da decisão de condenar mensaleiros do PT, inclusive à prisão. Esses atos podem precipitar a decretação da prisão dos sentenciados ou ao menos mantê-los em prisão domiciliar, até que o plenário decida sobre o tema.

JOAQUIM DECIDIRÁ

A prisão dos mensaleiros será decidida pelo próprio presidente do STF, Joaquim Barbosa, que só viajará em 15 de janeiro para breves férias.

PAUTA DEFINIDA

Nesta quinta, Joaquim Barbosa receberá ministros ativos e inativos para o tradicional almoço de confraternização de fim de ano.

INDIGNAÇÃO

A tentativa dos mensaleiros de “melar” o julgamento, revelada pela revista Época, revoltou os ministros do STF.

ARTICULAÇÃO

Época teve acesso a detalhes da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que registrou a articulação no PT para interferir no julgamento do mensalão.

LULA 2.0 MANTERÁ O SILÊNCIO DIANTE DE ‘MENTIRAS’

Loquaz e popular pelas declarações quase diárias sobre economia, política e futebol, o ex-presidente decidiu-se por nova versão do líder que conquistou dois mandatos “no gogó”. O Lula 2.0 não cederá aos apelos da imprensa, da oposição, das redes sociais ou mesmo de parte do PT, que sugere uma defesa pública diante das denúncias de Marcos Valério, Paulo Vieira e Rose Noronha. Baterá na tecla da “mentira”.

SEM CHANCE

Para a assessoria do Instituto Lula, não se responde a “documento vazado ilegalmente à imprensa” nem “se coloca hoje essa questão”.

SEM CHANCE 2

É grande a irritação com o assunto no Instituto Lula, que sequer admite a possibilidade de Lula falar caso surja um “documento oficial”.

ESCÂNDALO

A TAM está cobrando R$ 2.800 por passagem de Brasília para o Rio de Janeiro, no dia 26. Ninguém foi preso ainda por crime de usura.

SEM PIZZA

O voto do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), transformado em decisão final da CPI do Cachoeira, revela sua exemplar objetividade. Curto e grosso, ele propôs que tudo seja remetido ao Ministério Público Federal – que não reunira tantos documentos, protegidos por sigilo.

AGORA, BICHO PEGA

Membro da CPI do Cachoeira, Miro Teixeira (PDT-RJ) comemorou o compartilhamento das investigações com Ministério Público e Polícia Federal: “Eles não tinham chegado ao Cavendish, nem à Delta”.

MULHER DO PIOLHO

Arqui-inimigo do governador tucano Marconi Perillo (GO), Íris Rezende (PMDB-GO) planeja ler partes do relatório de Odair Cunha (PT-MG) na tribuna da Câmara: “Sou igual a mulher do piolho, não desisto nunca”.

DEU O BOLO

A presidente Dilma desmarcou ontem, de última hora, sua participação na comemoração de Natal dos funcionários do Planalto, com direito a Papai Noel e apresentação da Orquestra do Teatro Nacional.

CARA NOVA

Juiz há 30 anos e ex-corregedor, o desembargador Bernardo Garcez Neto foi eleito para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio, derrotando um juiz e um desembargador, apoiados pela presidência do TJ-RJ.

JUSTIÇA AOS CAMPEÕES

O ministro Garibaldi Alves (Previdência) fará justiça, sexta, aos nossos campeões do mundo de futebol. Craques dos tempos em que vestir a camisa da Seleção era a maior honraria. Muitos deles velhos e quase todos muito pobres, começarão a receber algum dinheiro, finalmente.

TAL PAI..

Filho de José Dirceu, réu no mensalão, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) participou ontem discretamente do ato em defesa de Lula, que até agora não se explicou sobre denúncias que o envolvem no mensalão.

CABO DE GUERRA

A edição francesa da revista americana Slate analisou a tragédia da escola nos Estados Unidos e concluiu: 3.238 morreram na guerra do Afeganistão, quase o mesmo número de assassinatos por mês no Brasil.

PENSANDO BEM...

...pelo menos para o Maia presidente da Câmara, o mundo já acabou.


PODER SEM PUDOR

REQUERENDO COMO CONVÉM

O juiz de Monte Aprazível (SP) era Plínio Gomes Barbosa quando chegou à comarca um jovem promotor, formado havia pouco tempo.

- Doutor juiz, devo requerer de pé ou sentado? - perguntou-lhe o jovem, cheio de cerimônia, logo na primeira audiência.

- Você se formou onde, meu filho?

- O MEC fechou a minha faculdade, doutor...

- Então, requeira de cócoras.

Nenhum comentário: