terça-feira, dezembro 18, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“(...) politicamente irresponsáveis, juridicamente inaceitáveis”
Ministro Celso de Mello e as bravatas de Marco Maia de não cumprir decisão do STF


JOSÉ DIRCEU ARTICULOU A VENDA DA TAP À AVIANCA

Em meio às investigações em Portugal sobre a privatização da TAP, o jornal Público noticiou a participação do ex-ministro José Dirceu na venda da empresa aérea portuguesa ao colombiano-brasileiro German Efromovich, dono da Avianca Brasil. O jornal diz que o irmão e sócio de Dirceu, Luiz Eduardo, foi a Lisboa em novembro de 2011, após encontro com o ministro de Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, homem de confiança do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

CONFIRMADO

Relvas confirmou o interesse de Dirceu e o encontro com Efromovich, relações que o Partido Socialista Português considera “promíscuas”.

‘COMPLICADA’

O irmão de Dirceu afirmou que foi a Lisboa “falar com o presidente do Banco Espírito Santo”. E evita a imprensa: “a situação é complicada.”

NEGATIVA

Finalista na compra da TAP, German Efromovich nega irregularidades. E o escritório parceiro de Dirceu em Portugal alegou “sigilo”.

É NATAL!

Tudo que Lula não quer neste Natal é mais um “amigo oculto”. Já bastam Rosemary, Marcos Valério, Paulo Vieira…

CRESCIMENTO PÍFIO COLOCA O BRASIL NA LANTERNINHA

A média de crescimento da economia brasileira nos dois primeiros anos de governo Dilma garante ao Brasil o último lugar entre os emergentes da América Latina, e nos fez cair de 6º para 7º no ranking das maiores economias. A Zona do Euro, sob grave crise, teve superavit de 10,2 bilhões. Enquanto o Brasil se arrasta a uma taxa de expansão que mal alcança 2% ao ano no biênio 2011-2012, o Peru brilhou com 6,2%,

NA LANTERNINHA

Em guerra civil, a Colômbia cresceu 5,3%, o Chile, 5,1% e México, 3,8%. Em 2011, (até) a Argentina cresceu 8,8%.

ESPETÁCULO FULECO

A média de crescimento da América Latina, no biênio 2011-2012, será de 4%, o dobro do “espetáculo de crescimento” do Brasil de Dilma.

NEGOCIAÇÃO

No esforço para crescer em São Paulo, o PMDB articula a filiação de mais um deputado estadual, o tucano Fernando Capez.

OFERTA DE CARGOS

A cúpula do Partido da República, à exceção do deputado Valdemar Costa Neto (SP), seu dono, vai se reunir neste terça com a presidente Dilma. A convite dela, acertarão espaço político no ministério.



O PR tenta conter a debandada de parlamentares, após a condenação de Valdemar Costa Neto (SP) no processo do mensalão. Com mandato cassado e direitos políticos suspensos, ele terá de deixar o partido.

CONVERSA MOLE

O ainda presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), insiste no papo oportunista de não acatar a decisão do Supremo Tribunal Federal, que cassou o mandato dos mensaleiros. Mas quando isso for discutido, ele já terá deixado o cargo. Seu sucessor será eleito em 1º de fevereiro.

DISPUTA NO PTB

Realizada com voto secreto, a eleição para liderança do PTB na Câmara acontece nesta terça, entre 15h e 20h. Estão no páreo os deputados Silvio Costa (PE) e o atual líder, Jovair Arantes (GO).

APAGADO

Foi “peremptório” o novo apagão, ontem, em Porto Alegre, o segundo em menos de uma semana. Desta vez, o governador Tarso Genro (PT) não poderá culpar de novo a privatização de FHC.

LOROTA AÉREA

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até parece o sindicato das empresas aéreas quando defende as tarifas extorsivas. Passagem de São Paulo ao Recife sai mais cara do que para Paris pela mesma TAM. A Anac insulta a inteligência alheia, culpando o dólar e o combustível.

SEM LIMITES

Com a exploração nos aviões, muita gente volta aos ônibus, onde as tarifas são reajustadas uma vez ao ano no limite fixado pela ANTT, a agência reguladora. Por que a Anac não faz o mesmo?

CULPA DO SARGENTO

O Ministério Público Militar indiciou um sargento da Marinha, Luciano Gomes Medeiros, pelo incêndio na base brasileira da Antártida. Atraído por uma festa na base, ele abandonou a operação do gerador, sua responsabilidade, e um vazamento de combustível gerou o desastre.

PENSANDO BEM…

Os mensaleiros insistem em preservar seus mandatos porque têm má reputação a zelar…


PODER SEM PUDOR

TROFÉU NACIONAL

Quando esteve em Fortaleza para inaugurar o Castelão, primeiro estádio concluído para a Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff foi convidada a conhecer o museu do futebol local. O cicerone, governador Cid Gomes (PSB), mostrou-lhe um troféu e contou que era o único título nacional do futebol cearense. O azar de Gomes é que estava ao lado de Dilma o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), botafoguense doente e grande conhecedor do tema.

- Título nacional, Cid? Que título é esse?, perguntou Agnelo, inquisidor.

Encabulado, Cid Gomes entregou os pontos, falando baixo:

- Quarta divisão...

Dilma reagiu com uma sonora gargalhada.

Nenhum comentário: