sábado, dezembro 15, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Simpatia é quase amor, gente”
Presidente Dilma Rousseff esbanjando simpatia, após a pesquisa de sua popularidade


LULA PODE SER JULGADO PELO STF EM NOVO INQUÉRITO

O ex-presidente Lula pode ser julgado pela Suprema Corte, caso a Procuradoria-Geral da República abra novo inquérito para investigar sua suposta participação no escândalo do mensalão, denunciada por Marcos Valério, pivô do esquema. Para especialistas, o caso iria ao STF devido ao envolvimento, na mesma denúncia, de parlamentares com foro privilegiado, como o senador Humberto Costa (PT-PE).

DECISÃO DO STF

Segundo o jurista Erick Pereira, o julgamento seria no STF, seguindo a mesma regra do mensalão, em que processo não foi desmembrado.

EXCEÇÃO

O julgamento de ação contra Lula só iria para a primeira instância caso a PGR arquivasse apurações contra parlamentares, por falta de indícios.

DENÚNCIAS GRAVES

Procuradores e magistrados já consideram “inevitável” a abertura de inquérito para investigar as graves denúncias feitas por Marcos Valério.

TEM CONSEQUÊNCIAS

O procurador Roberto Gurgel pode responder por prevaricação e sofrer ação no Conselho do MP, caso arquive processo com indício de crime.

LUIZ ADAMS PROMOVE ‘TREM DA ALEGRIA’ NA AGU

O ministro Luis Adams (Advocacia-Geral da União), instável no cargo desde a Operação Porto Seguro, que atingiu seu homem de confiança José Weber Holanda, resolveu apressar a transposição de servidores para os quadros da AGU, transformando-os em advogados da União e assistentes jurídicos, mesmo não tendo sido submetidos a concurso público, como manda a lei. O “trem da alegria” provoca revolta na AGU.

PRIMEIRA LEVA

Em 2011, centenas de servidores foram transformados por Luiz Adams em advogados da União e assistentes jurídicos, sem concurso.

MPF DEVE AGIR

Esta semana, Adams promoveu a transformação de outro grupo. Ao Ministério Público, cabe recorrer à Justiça para barrar a ilegalidade.

SUSPENSE

Tem cineminha programado no Alvorada para a volta de Lula ao Brasil: a versão tupiniquim escrachada de O homem que não sabia demais.

BOCA MALDITA

Pelo menos um ex-ministro muito influente está na lista de “gente graúda” que o ex-diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Vieira, ameaça detonar. O ex-ministro também aparece no inquérito da Operação Porto Seguro da PF e no depoimento de Marcos Valério.

DOIS PAÍSES

Enquanto Dilma surfa com 62% de aprovação, pesquisa da Fundação Getulio Vargas revela que as Forças Armadas, a Igreja e o Ministério Público são a instituições “mais confiáveis” para os brasileiros.

BEST-SELLER

A ministra Cármen Lúcia (TSE) mantinha um exemplar da Constituição no banco do carona do seu velho Astra, até ser roubado por um pivete, que correu e ela foi atrás, sem sucesso. Um homem que viu tudo ficou intrigado com o interesse pelo livrinho: “Foi a senhora quem escreveu?”.

ÁREA LIMPA

Candidato a líder do PMDB, Osmar Terra (RS) – que apoiou o tucano José Serra em 2010 – ouviu do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que não há qualquer resistência do Planalto à sua candidatura.

INVEJA ALEMÃ

Jornais alemães destacaram a declaração de Dilma de que pretende construir 800 aeroportos regionais. Talvez porque nem a rica Alemanha poderia fazê-lo. Hoje, não passam de 400, incluindo campos de pouso.

CAVALHEIRISMO

Cavalheiro não sai contando o quanto pagou da conta de restaurante, como fez o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), segundo fontes petistas do Planalto, após jantar com uma dama, a presidente Dilma Rousseff e mais dez no Bolshoi, restaurante que faz qualquer visita a Moscou valer a pena.

VOCÊ JÁ SABIA

Foi notícia nesta coluna em 2010 a informação do Estadão de que a Bancoop pagou R$ 1,5 milhão à empresa do “aloprado” Freud Godoy entre 2005 e 2006. Em vez de seguranças, deputados paulistanos descobriram ratos em esqueleto de prédio da Bancoop, em São Paulo.

DE PK SOBRE DANTE

O cientista político Paulo Kramer já concluiu seu livro sobre Dante de Oliveira, o homem das “diretas, já!”. É o volume 65 da coleção Perfis Parlamentares, da Câmara. Será lançado em Brasília e em Cuiabá.

PENSANDO BEM...

... um dia é da “cassação” dos mensaleiros no Supremo, outro da “caça” dos eleitores nas ruas.


PODER SEM PUDOR

FOI SEM NUNCA TER SIDO

Em uma cerimônia de casamento, no Rio, nos anos de chumbo, Nininha Leitão, mulher do embaixador Vasco Leitão da Cunha, encontrou Artur Lima Cavalcanti:

- O senhor é o deputado Artur Lima?

- Era. Fui cassado.

- Por ser deputado?

- Não sei. Talvez por ter sido prefeito do Recife.

- O senhor me permite perguntar uma coisa? Com esses cabelos louros, os olhos verdes, um Lima Cavalcanti... o senhor é comunista?

- Minha senhora, antes eu não era. Agora me nego a dizer que não sou.

Nenhum comentário: