domingo, dezembro 30, 2012

Cofre aberto - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 30/12


Dilma Rousseff prepara pacote de bondades para os novos prefeitos, que iniciam mandato de olho nos recursos federais para atenuar a crise financeira. A presidente orientou a Secretaria de Relações Institucionais a municiar os gestores que tomam posse na terça com cartilhas que ensinam atalhos para acessar convênios com ministérios. A agenda municipalista terá desfecho no dia 28, quando a petista abrirá megaevento em Brasília, com direito a "tour" pela Esplanada.

E-gov
Na primeira quinzena deste mês, o Ministério do Planejamento já promoveu um "brainstorm" com futuros secretários e prefeitos para tratar de captação de verba e adesão a programas da União por meio eletrônico.

Como assim?
Dilma cobrou do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, explicações sobre parceria firmada com o governo do Paraná para um programa baseado no Minha Casa Minha Vida, com nomenclatura distinta.

Mão única
Interlocutores do governo alegam que as ações do "Morar Bem Paraná" na área de habitação são custeadas totalmente pela União, sem contrapartida direta da administração de Beto Richa (PSDB), pré-candidato à reeleição em 2014.

Dobradinha 1
Geraldo Júlio (PSB), prefeito eleito de Recife, anunciará na quinta-feira sua primeira medida: a construção do Hospital da Mulher. Promessa de campanha, ele será erguido em terreno próximo ao hospital Pelópidas Silveira, inaugurado pelo governador e padrinho político, Eduardo Campos.

Dobradinha 2
O socialista pretende usar emendas parlamentares do Orçamento da União, negociadas com a bancada pernambucana, para custear o projeto. A obra é orçada em R$ 45 milhões.

No papel
ACM Neto (DEM-BA) obrigou seus secretários a assinarem termo de compromisso antes da posse, em Salvador. Quer garantir que sua equipe cumpra as metas estabelecidas por ele.

Operacional
Do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), sobre o governo atribuir recente série de episódios de corte de energia no país a falhas humanas: "A máxima do errar é humano não se aplica para situações que deixam milhões no escuro".

Memória...
Retrospectiva do ano divulgada no site do governo de São Paulo omite a crise na segurança pública, que resultou na troca da cúpula da secretaria após troca de farpas com o Planalto e tirou o sono de Geraldo Alckmin no segundo semestre.

...seletiva
No capítulo reservado a novembro, mês em que Fernando Grella substituiu Antonio Ferreira Pinto na pasta, os atos do governador tucano destacados na página oficial são o reforço no policiamento e a ampliação de programas culturais, além da trivial assinatura de convênios com prefeituras.

Paternidade
Ligados à CUT, os deputados petistas Ricardo Berzoini e Vicentinho tratam a recém-anunciada isenção de Imposto de Renda sobre a PLR de até R$ 6.000 como vitória pessoal. Ambos apresentaram projetos de lei com essa finalidade.

Assédio
Membros da comissão de sindicância que apura a conduta de procuradores suspeitos de envolvimento com a quadrilha investigada na Operação Porto Seguro relataram ao corregedor da AGU, Ademar Veiga, pressão de sindicatos de carreiras do órgão para dar informações sobre o processo.

Céu de brigadeiro
Apesar do apagão da última semana no Galeão (RJ), a Infraero comemora a queda no número de voos atrasados no início das férias de verão em aeroportos sob seu controle. Foram 12% do total de 72 mil partidas autorizadas em dezembro deste ano contra 15% das 76 mil decolagens no mesmo período de 2011.

tiroteio

O governo atingiu o máximo de agressão ao Congresso para fazer o que a lei já autoriza. É a completa banalização das MPs.
DO PRESIDENTE DO DEM, JOSÉ AGRIPINO, sobre instrumento usado pelo Planalto para financiar investimentos sem que o Orçamento tenha sido votado.

Contraponto


Estava escrito

Marco Maia (PT-RS) orientava deputados sobre as atividades da Câmara no final deste mês, alertando sobre a possibilidade de os trabalhos avançarem até dia 21. Esperidião Amin (PP-SC) interrompeu o petista:

-Se o mundo não acabar dia 21, podemos continuar!

O presidente, então, lembrou:

-E comunico também que vou assumir a Presidência da República interinamente logo mais.

-Pode ser que a profecia dos maias não se concretize, mas a do Sudokan está cumprida!-bincou Amin.

-A de que iria assumir duas vezes a Presidência na vida?-perguntou Maia, em tom irônico.

Nenhum comentário: