terça-feira, dezembro 11, 2012

Carnificina geral - PAULO SANT’ANA

ZERO HORA - 11/12


É difícil de acreditar, mas a Grande Porto Alegre tem mais homicídios do que a Grande São Paulo.

Para que o leitor entenda. Há 40 dias, a Grande Porto Alegre alcançou 950 homicídios.

Na mesma data, a Grande São Paulo atingiu 1.246 homicídios.

Como a Grande São Paulo tem 11,2 milhões de habitantes e a Grande Porto Alegre possui somente 3,5 milhões de habitantes, pasmem, leitores, Porto Alegre está matando duas vezes e meia mais do que São Paulo, proporcionalmente.

Isso que São Paulo tem o Primeiro Comando da Capital, que dirige as mortes e os atentados de dentro das prisões.

É inacreditável a taxa de homicídios da Grande Porto Alegre. Não tem nada a ver com a atuação da polícia, nós matamos mais, e pronto.

São Paulo era mais violenta do que Porto Alegre até 2005. Dali em diante, passamos a batê-la em homicídios.

Para cada 100 mil habitantes, Porto Alegre tem 27 homicídios por ano, São Paulo somente 11.

É inacreditável. Os números foram colhidos por elogiável levantamento da equipe de repórteres e editores do Diário Gaúcho.

Agora uma praga brasileira em que Porto Alegre se inclui: na Grande Porto Alegre, temos 81% dos homicídios não esclarecidos.

Na Grande São Paulo, temos 71% dos homicídios não esclarecidos. Portanto, há mais impunidade aqui do que lá.

Mas a campeã em homicídios não esclarecidos é o Rio de Janeiro, com 96% dos homicídios não esclarecidos.

É de arrepiar!

E tem gente que vive dizendo que bandido tem de ser preso. Mas como se vai prendê-los, se não sabemos quem eles são? A triste verdade é que nós não sabemos quem mata. Morre gente assassinada como formiga em nossas capitais e não se descobrem os autores das mortes.

Ora, se no Rio de Janeiro apenas 4% dos matadores são responsabilizados pelos assassinatos, vê-se que o campo da impunidade que existe lá é imenso.

Sabendo que não pagarão por seus assassinatos, os assassinos sentem-se mais estimulados a continuar a praticar os homicídios.

É uma barbada matar no Rio, matar em Porto Alegre e matar em São Paulo.

É só matar e permanecer em liberdade: para continuar matando.

Esta estatística é terrível para nós, brasileiros. Porque significa que nossas grandes cidades são barris de pólvora onde ninguém está seguro.

Muitos desses homicídios são de bandos contra quadrilhas, mas são bandos e quadrilhas que vivem entre nós, passam por nós, cruzam nossas ruas e rondam nossas casas.

Chegou a um ponto, no Brasil, em que a segurança pública passou a ser problema mais grave do que o do abandono dos doentes e dos hospitais e emergências superlotadas.

Uma catástrofe!

Nenhum comentário: