domingo, dezembro 23, 2012

Caixeiros viajantes - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/12


Os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula estiveram em Doha, no Catar. FH foi a convite do Banco Itau. A instituição financeira quer permissão do governo local para abrir agências bancárias naquele país. Lula esteve a convite da Andrade Gutierrez. A empreiteira mineira está disputando, com 15 empresas, a construção de uma das sete linhas de metrô que lá serão construídas.

O fim de uma lenda
Nos últimos anos, o ex-ministro José Dirceu alardeou um poder que já não tem há muito no PT. Os adversários do petismo ajudaram a alimentar este mito para desgastar o partido que governa o país. Agora está claro o limite de seu poder e de sua capacidade de mobilização. Em 24 de novembro, Dirceu bradou: “É preciso ir às ruas!”. Ele pretendia fazer “o julgamento do julgamento”. Os petistas não foram às ruas durante o julgamento do mensalão e nem irão quando os condenados estiverem na prisão. Dirceu saiu contrariado da última reunião nacional do PT, que se recusou a aprovar uma proposta de manifestações públicas contra o STF. 

O ex-presidente Lula vai às ruas do país em 2103. Vai defender os 10 anos de governo do PT. E iniciar a formulação de um novo programa para o país

Cândido Vaccarezza 
Deputado (PT-SP), ex-líder do governo Lula na Câmara

No ritmo da Copa
O governo divulga o balanço da Copa na quarta-feira. Nem tudo serão flores. A reforma do Maracanã está atrasada. A obra do VLT de Cuiabá foi paralisada pelo TCU, por irregularidades. Os governadores Geraldo Alckmin (SP), na foto, e Omar Aziz (AM), assumiram que não têm como construir os VLTs de São Paulo e Manaus.

Salve-se quem puder
Os governadores esperam que o governo Dilma anuncie um socorro emergencial devido à queda do Fundo de Participação dos Estados. Estão à frente do movimento Marcelo Déda (SE), Jaques Wagner (BA) e Eduardo Campos (PE). 

Um conforto para qualquer governo
A decisão do ministro Luiz Fux, sobre a votação de vetos, fortalece a Poder Executivo. Políticos experientes avaliam que, mantida a decisão, nunca mais o Congresso votará um veto. Dizem que limpar a pauta de vetos não é tarefa fácil.

O sonho acabou
Entrou no acordão do PSDB com o PMDB, para rejeitarem o relatório da CPI do Cachoeira, o apoio dos tucanos à eleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a presidente do Senado. Com a saída do PSDB, os votos dissidentes caíram e não vão chegar a 1/3. Mesmo assim, pretendem ter um candidato e o objetivo agora é convencer o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Crédito de confiança
O setor industrial está preservando os empregos, a despeito da queda nos negócios. Aposta na recuperação da economia. Mas dirigentes industriais dizem que tudo muda se o Brasil não voltar a crescer no primeiro semestre de 2013.

Irritado com o PT
O deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira, está magoado com seu partido. Em desabafo, contou que deputados lhe colocaram na fogueira pressionando por mudanças no relatório e que isso arranhou sua credibilidade.

NA SAÍDA. O presidente da Câmara, Marco Maia, terá que arbitrar quem tem maior bancada, o PSDB ou o PSD, para ocupar a primeira secretaria da Casa.

Nenhum comentário: