quarta-feira, novembro 21, 2012

Veta, Dilma I - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 21/11

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, estado que também é vítima deste projeto que tunga royalties do petróleo, confirmou presença na passeata de segunda-feira na Avenida Rio Branco, no Rio.

Veta, Dilma II...
Casagrande vem com o prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende, deputados federais e senadores do estado.

Veta, Dilma III...
Cabral também convidou Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, para a passeata.
O paulista ficou de pensar.

Veta, Dilma IV...
O estado de São Paulo também perde com a roubalheira dos royalties.
Mas alguns municípios paulistas ganham com o butim.

Os favoritos
Os alemães da Thyssen, dona da Companhia Siderúrgica do Atlântico, que está à venda, chamaram a CSN e a Techint para uma rodada final de conversa.
O encontro será esta semana.

Hora e vez de Dirceu

Do grande produtor Luiz Carlos Barreto, o Barretão, para um curioso que queria saber sobre o estado de espírito do seu amigo Zé Dirceu, condenado no mensalão:
— Ele está como o personagem Augusto Matraga, de Guimarães Rosa: cuidando de suas feridas.

No mais
No país de Joaquim Barbosa, diz o IBGE, apenas 13% dos juízes, profissão mais bem remunerada da nação, são pretos ou pardos.

Chica da Silva
Aderbal Freire-Filho, o querido diretor, escreveu e vai dirigir em 2013 um musical sobre a vida de Chica da Silva, a famosa escrava mineira que já virou filme, novela, samba-enredo.
O MinC autorizou a Showbrás Produções a captar R$ 1.961.350.

Itaparica em festa
João Ubaldo Ribeiro, 71 anos, o grande escritor membro da ABL, que nasceu na Ilha de Itaparica, na Bahia, é o novo imortal da Academia Baiana de Letras.
Toma posse amanhã e ocupará a cadeira nº 9, que foi de Cláudio Veiga. 

O palhaço e o camarada
“O palhaço”, o longa de Selton Mello que vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar, abre, hoje, o Festival de Cinema Brasileiro em Moscou.

Niemeyer no Marrocos
Avança o projeto de construção do Centro Cultural Mogador, em Essaouira, no Marrocos. O projeto é de Oscar Niemeyer.
Ontem, o embaixador brasileiro Frederico Duque Estrada Meyer se reuniu com o ministro da Cultura de lá, Sbihi Mohamed, para tratar do assunto.

CADÊ A CACHOEIRA QUE ESTAVA AQUI?
Um paraíso ambiental dentro de uma das maiores unidades de conservação do Rio esconde um triste cenário. A cachoeira da Mãe d'Água, no Parque Nacional da Tijuca, virou um "filhote d'água”, repare na foto ao lado, desde que passaram a captar de forma irregular o precioso líquido em sua nascente, cujo acesso é por uma trilha a partir da Rua Marianópolis, no Grajaú. A prática põe em risco a fauna e a flora locais. Frequentadores da cachoeira descobriram tubulações (veja acima parte do “gato”) de até um quilômetro de extensão, que desviariam boa parte da água para a favela da Borda do Mato, pacificada em 2010 e que ganhou uma caixa-d’agua novinha sem o aval da Cedae.
É sabido que ninguém pode viver sem água, mas as autoridades precisam impedir aberrações como esta. Se a situação continuar, Deus terá mais trabalho para protegera nossa querida natureza 



A capa de Giane
A biografia do ator Reynaldo Gianecchini, que, como saiu aqui, vai se chamar “Giane - Vida, arte e luta”, já está na gráfica.
A obra, escrita pelo coleguinha Guilherme Fiuza, começa a ser vendida mês que vem, nas livrarias e em versão digital.

Ted Boy no carnaval
O “Meu bem, volto já”, o bloco de carnaval, fará homenagem a Ted Boy Marino, que faleceu em setembro.
No desfile do ano que vem, o cordão vai cantar seu samba de 2006, cujo enredo foi o herói do telecatch.

Cena carioca
O publicitário Armando Strozenberg estava, ontem à noite, curtindo o final do feriadão com amigos no Jojô Café Bistrô, no Horto, quando se aproxima um cara beirando uns 30 anos, de jeans, camisa branca e simpático:
— Desculpem a interrupção, mas gostariam de ouvir a palavra de Deus durante alguns poucos minutos?

Rio em alta
A revista “Vogue” deste mês celebra o Rio, viva!, com a capa “Rio: nunca foi tão bom viver lá”.E logo abaixo escreve: “28 novas razões para amar o balneário”.

Só que...
Balneário é o cacete.

Nenhum comentário: