segunda-feira, novembro 05, 2012

Tudo pelo social - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 05/11

Após ouvir queixas de ONGs, Geraldo Alckmin convocou os reitores das universidades públicas paulistas para cobrar a adoção de políticas de cotas, sobretudo raciais, nos vestibulares. O governador quer evitar que o Estado "fique para trás" em relação ao governo federal, que já regulamentou a reserva social de vagas em agosto.

Mesmo confrontado com a alegada autonomia universitária, Alckmin pediu estudos ao comando da USP, Unesp e Unicamp. O governo paulista sabe que enfrentará desgaste. Entidades que advogam celeridade na implantação do sistema avisaram o Bandeirantes que farão manifestações ruidosas até o final do ano.

Contra o relógio Pressionada, a USP reunirá hoje o conselho universitário para tratar do assunto polêmico.

No pé Tramita na Assembleia desde 2004 projeto do petista Simão Pedro, que atuou na coordenação de campanha de Fernando Haddad, reservando 50% das vagas nas universidades estaduais para alunos de escolas públicas, sendo 30% desse total para afrodescendentes.

Homem novo? Historicamente próximo da Mensagem ao Partido, que reúne, entre outros, o governador Tarso Genro (RS) e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), Haddad tem respondido que não é filiado a nenhuma corrente do PT quando questionado sobre cotas para as tendências na prefeitura.

Tô fora Apontado como o indicado da Mensagem ao Partido para ocupar uma vaga no secretariado paulistano, o deputado federal Paulo Teixeira diz que já avisou Haddad que seu projeto é ser candidato a vice-presidente da Câmara, em Brasília.

Talk show A exemplo do que o PSB fará no fim do mês, o PSDB marcou para 5 de dezembro, em Brasília, um seminário nacional com os prefeitos eleitos pela sigla.

Revoada A ideia é a mesma: difundir uma marca de gestão tucana uniforme no país. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fará palestra para os novos gestores.

Memória A Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB, também realiza encontro em Brasília, quarta e quinta-feira, para avaliar a eleição e discutir ações para 2013. Em homenagem aos 20 anos da morte de Ulysses, a entidade inaugurará no Bosque dos Constituintes busto do ex-presidente da Câmara.

Não... Na contramão de alguns réus do mensalão que se anteciparam à decisão dos ministros do STF e estão entregando espontaneamente os passaportes, o ex-ministro José Dirceu se recusa a tomar essa iniciativa.

... passarão Condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa, o ex-ministro da Casa Civil considera um atentado ao Estado democrático o pedido da Procuradoria-Geral da República para recolher os passaportes antes da publicação do acórdão pelo Supremo.

Ajuda 1 Os Correios estão avaliando a compra da CTT, empresa congênere de Portugal, que será vendida até o final do ano. Ainda não se sabe o valor da transação. O governo português aguarda a formalização de uma proposta a partir desta semana.

Ajuda 2 Um dos modelos de negócio em estudo, e que seria vital para viabilizar a compra, prevê uma parceria com o Banco do Brasil para implantar, em Portugal, o banco postal. A iniciativa tem aval do governo português, que, desde 2005, tenta introduzir o serviço no país.

Preleção Ex-técnico do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari estreia hoje como consultor do Ministério do Esporte. Felipão fará palestra para mil alunos da rede pública do Ceará no estádio Castelão, em Fortaleza, sobre oportunidades no futebol para os jovens.

Tiroteio

Se a milhagem do Alexandre Padilha na campanha do PT fosse a mesma para cuidar da saúde, certamente o SUS estaria melhor.

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB) sobre a maratona de viagens do ministro Padilha (Saúde), cotado para disputar o governo de SP em 2014

Contraponto

Figuração disputada

No segundo turno, a assessoria de imprensa de Geraldo Alckmin improvisou um pequeno palco para o governador conceder entrevista no colégio Santo Américo, no Morumbi, onde vota. O espaço ficou lotado de políticos que disputavam espaço ao lado do tucano. O presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), vibrou:

-O Orlando Morando não está aqui! Vou aparecer!

Morando, também deputado estadual, se notabilizou por sempre estar ao lado de José Serra nas fotos.

A alegria durou pouco: com a superlotação, o palco começou a ranger, e Barros Munhoz preferiu descer.

Nenhum comentário: