quinta-feira, novembro 08, 2012

Trampolim eleitoral - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 08/11

O QG de Geraldo Alckmin interpreta como politicamente desastroso o saldo da parceria firmada com o governo federal no combate ao crime. Tucanos entendem que, caso a iniciativa fracasse, a culpa será atribuída ao governador. Se a cooperação prosperar, contudo, os dividendos serão colhidos por José Eduardo Cardozo. Para aliados de Alckmin, o ministro da Justiça busca se credenciar para o Bandeirantes em 2014 com o discurso de que resolveu a crise na segurança.

O que eu faço A bancada do PT na Assembleia obstruiu a votação do projeto de expande a operação delegada, o "bico oficial" de PMs, para todos os municípios paulistas. A proposta era tida como prioritária pelo governo para aumentar o efetivo de rua.

O que eu digo As direções nacional e estadual do PT se manifestaram em notas e pronunciamentos enaltecendo a ajuda federal e criticando a ação da gestão tucana no cerco às facções.

Não é comigo O PSDB evita polemizar. "É assunto do Executivo. Não é tema para manifestação partidária. Confiamos no governador", diz o vice-presidente da sigla, Alberto Goldman.

Cátedra Com futuro político incerto, José Serra tem sido procurado por amigos da área acadêmica para retomar sua atividade como professor. Uma das sondagens partiu da Facamp, fundada por Luiz Gonzaga Beluzzo.

Lastro Fernando Haddad orientou a equipe de transição a garantir dotação orçamentária para as contrapartidas municipais aos convênios que pretende firmar com o governo federal já em 2013.

É nosso Não foi apenas Gabriel Chalita que recebeu elogios de Dilma Rousseff no jantar com o PMDB. Gilberto Kassab (PSD), alvo do PT na campanha, foi saudado pela presidente, que avalia que o prefeito atuou como "um agregador" nas eleições.

Sobre anjos... Acusado por Joaquim Barbosa de tentar transformar Ramon Hollerbach em "anjo", Ricardo Lewandowski, avalia que, na verdade, mandou o publicitário para o "purgatório" ao condená-lo à pena de 12 anos e meio em regime fechado.

... e demônios "Não se pode demonizar o réu, isso sim", diz o revisor do mensalão, que considera exagerados os 30 anos e seis meses fixados pelo relator para o ex-sócio de Marcos Valério.

Déjà vu Advogados constatavam que os 12 dias de folga não amainaram os ânimos entre os ministros do STF. Um deles diagnosticou os novos arroubos verbais como "depressão pós-férias".

Vida prática O sonho de consumo dos advogados é a tabela preparada por Joaquim Barbosa com as penas para o núcleo político do mensalão. Ela já está pronta.

Crônica... Na avaliação do Planalto, um fator foi decisivo para o tombo na votação dos royalties: a pressão de prefeitos endividados e recém-eleitos, que batalharam para que o dinheiro não fosse carimbado para a educação.

... da derrota O governo também credita a derrota ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). E não por omissão: teria sido ele o porta-voz do lobby dos prefeitos.

Pote até aqui... O pano de fundo da atuação de Marco Maia seria a falta de empenho do governo em garantir seu futuro político. Em fevereiro, ele deixa a presidência da Casa e volta "à planície".

... de mágoa Interlocutores de Dilma, no entanto, dizem que a ação do petista nessa votação apenas ajudou a aprofundar o fosso que já o separava da presidente.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

Eu não peguei nenhum gângster e escondi no armário para me apoiar. Foi um apoio público e espontâneo.

DE CLÉCIO LUÍS, prefeito eleito de Macapá, o primeiro do PSOL em capitais, sobre a polêmica criada em seu partido pelo fato de ter recebido apoio do DEM.

contraponto

Tempo 'real'

Às 10h de ontem, Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu a palavra na sessão da Comissão de Assuntos Sociais para atualizar os senadores sobre a apuração nos EUA.

- Já são 53 milhões de votos para Obama, contra 51 milhões de Romney. Obama, portanto, se encaminha para a vitória -, disse, ignorando que a reeleição do democrata já havia sido confirmada desde a madrugada.

Jayme Campos (DEM-MT), que presidia a sessão, não perdeu a oportunidade de brincar:

-Obrigado, senador Eduardo Suplicy, acompanhando pari passu as eleições americanas.

Nenhum comentário: