sexta-feira, novembro 02, 2012

Rota 2014 - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 02\11


A despeito do discurso oficial de parceria com o governo federal, o núcleo político de Geraldo Alckmin vê a ofensiva para ajudar o Estado no combate ao crime organizado como tentativa velada de fragilizar a gestão do PSDB em São Paulo, próxima meta eleitoral do PT. Cientes do dano imposto pelos ataques do PCC à candidatura presidencial de Alckmin em 2006, tucanos vão rechaçar comparações entre São Paulo e Rio, onde a crise na segurança levou à intervenção militar.

UPP 
Para evitar aparência de intervenção federal, Dilma Rousseff e Alckmin só chegaram a um acordo para estancar a polêmica após combinarem discurso acentuando a "parceria'' entre Estado e União. "Ninguém queria sair como vencedor ou vencido", afirma um interlocutor.

Climão 
Na segunda-feira, o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que há uma semana trocam farpas pela imprensa, acertarão detalhes da força-tarefa.

PSD... 
Alexandre Schneider, vice na chapa de José Serra, reassume na semana que vem a Secretaria de Educação paulistana, da qual se afastou em março.

... em transe 
A despeito da troca de farpas com o PT na campanha, ele recebeu de Gilberto Kassab orientação de promover uma transição "mais amigável possível". Com a incumbência, adiou projetos no setor privado.

Tango Serra viajou na noite de quarta-feira para Buenos Aires, onde deve passar cerca de uma semana.

Rodízio 
Senadores petistas foram pegos de surpresa quando, em reunião da bancada, Rui Falcão confirmou a Eduardo Suplicy que o PT poderá ceder sua vaga na disputa pelo Senado em 2014 a um partido aliado. O presidente da legenda alegou que Suplicy também postula a candidatura ao governo paulista.

Futurama 
Dilma reuniu ontem os ministros das áreas econômica e social e encomendou um planejamento de longo prazo. Quer que coloquem no papel metas que o país deveria alcançar até 2015, 2020 e 2025.

Para dentro 
A nota divulgada ontem pelo PSB negando que pretenda aumentar participação no governo federal tem dois objetivos. O primeiro é um recado ao PT e a Dilma: que o partido não hesitaria em deixar os cargos para partir para um voo solo.

Para fora 
O segundo é reforçar na sociedade a imagem de que o PSB é "diferente" de siglas associadas ao fisiologismo, como o PMDB, importante para uma possível candidatura presidencial de Eduardo Campos em 2014.

Mudança... 
Roberto Cláudio (PSB), prefeito eleito de Fortaleza, acusa Luizianne Lins de tentar empastelar a transição ao alegar que houve compra de votos na eleição. A petista viajou para o Rio ontem sem organizar a transmissão de informações.

... turbulenta 
"Caso a prefeitura não cumpra sua obrigação, causará mais prejuízo à população", diz Cláudio, para quem a acusação de compra de votos é "uma ofensa ao povo de Fortaleza".

Visitas à Folha João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor, Alberto Carlos Amadio, chefe de gabinete, e Adriana Cruz, assessora de imprensa.

Marcos Cintra, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, visitou ontem a Folha.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"A parte amarga de ganhar uma eleição é que as doces promessas feitas em campanha devem virar realidade. Nós vamos cobrar."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA DE SP, FLORIANO PESARO, sobre emendas ao Orçamento-2013 prevendo o fim da taxa de inspeção e o bilhete único mensal.

contraponto

Instinto selvagem
Depois de mergulhar nas campanhas eleitorais no Rio, Lindbergh Farias (PT-RJ) reapareceu no Senado com o olho lesionado. Rapidamente, tratou de justificar que não se tratava de conjuntivite, mas de uma lesão na córnea provocada por um arranhão durante evento eleitoral. A "unhada" virou motivo de galhofa na Comissão de Assuntos Econômicos. Eduardo Braga (PMDB-AM) disse:

-O senador Lindbergh ainda está se recuperando das unhadas das eleitoras cariocas!

Constrangido com as piadas, o petista desabafou:

-Acho que errei ao comentar esse episódio aqui.

Nenhum comentário: