terça-feira, novembro 06, 2012

Prata da casa - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 06/11

O PP de Paulo Maluf fez chegar ao QG de transição de Fernando Haddad que deseja indicar o presidente da Cohab, executora da política habitacional paulistana. A companhia é vinculada à Secretaria de Habitação, cobiçada pelo grupo do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), refratário à ingerência de Maluf. A explicação "técnica" para o pleito é que é natural que o PP assuma área com "sinergia" com o Ministério das Cidades, pilotado pela sigla, que gere o Minha Casa, Minha Vida.

Reintegração Aqueles que advogam outro destino para os aliados de Maluf lembram a dificuldade de cumprir a promessa de Haddad de entregar 55 mil moradias em sua gestão. "Esse desafio exige uma equipe afinada, sem ruídos", diz um petista.

Condomínio A inclusão da Cohab na lista de desejos de Maluf guarda coerência com a participação do deputado no governo Geraldo Alckmin, onde um afilhado seu comanda a CDHU -em conflito constante com tucanos da Secretaria de Habitação.

Solitária 1 Entre as propostas de cooperação contra o crime organizado que serão discutidas hoje entre Alckmin e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) a que mais interessa ao governo paulista é a transferência de presos envolvidos em assassinatos de PMs e agentes penitenciários.

Solitária 2 O destino ideal, pelo entendimento do Bandeirantes, seria a penitenciária de Mossoró (RN).

Vista... Preocupado em vitaminar seu PSD no interior paulista para 2014, Gilberto Kassab reúne os 34 prefeitos que a sigla elegeu no Estado em almoço no sábado, no Terraço Itália.

... panorâmica À ocasião, os reeleitos Marco Bertaiolli (Mogi das Cruzes) e Dárcy Vera (Ribeirão Preto) anunciarão a criação de um banco de projetos bem-sucedidos em seus governos a ser compartilhado com os novos gestores da legenda.

Vestibular Antes da sabatina na Assembleia para a vaga de conselheiro do TCE-SP, prevista para amanhã, Sidney Beraldo, chefe da Casa Civil de Alckmin, enfrenta teste hoje: será inquirido pela bancada do PT.

À moda... Dilma Rousseff vai assoprar as velinhas de seus 65 anos no gélido fim de outono russo, com a possível presença da filha, Paula. A presidente estará em Moscou no dia 14 de dezembro.

... russa Ela se reunirá com Vladimir Putin e levará, a tiracolo, comitiva de empresários organizada pela CNI. Ainda não está definido se haverá espaço na agenda para uma festa discreta.

Boleira Também em dezembro, a presidente inicia uma série de eventos ligados à Copa das Confederações, que acontece em 2013. No dia 1º, participa do sorteio dos grupos da competição e, antes do fim do ano, pretende inaugurar duas arenas: o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Castelão, em Fortaleza.

Certeza É tido como certo, no Planalto, que Lula será alvo de investigação assim que o julgamento do mensalão for encerrado, devido às novas declarações de Marcos Valério. Como o ex-presidente não tem foro privilegiado, qualquer promotor pode pedir abertura de inquérito. Nesse caso, cabe à Advocacia Geral da União defendê-lo.

Toga justa Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa, atual e futuro presidentes do STF, participam hoje do maior evento do CNJ, o Encontro Nacional do Judiciário, em Aracaju (SE). Também hoje, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, convocou os representantes dos TREs para uma reunião em Brasília.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"Com essas dicas, Aécio pode se candidatar à próxima edição do 'Big Brother', mas para ser presidente é preciso falar aos pobres."

DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre FHC ter aconselhado o senador e presidenciável tucano a se aproximar de empresários, artistas e celebridades.

contraponto

Cada um com seus problemas

Terminada a coletiva de imprensa sobre o Enem na sexta-feira, véspera da prova, cinegrafistas pediram ao ministro Aloizio Mercadante (Educação) para fazer um resumo do que foi dito, para os canais de televisão.

-Vamos gravar? -, questionou um deles, apressado.

-Eu estou fazendo o que aqui até agora? -, se surpreendeu o ministro, que já falava havia uma hora.

Ao notar que passava das 13h, Mercadante brincou:

-Ah, entendi. A turma do MEC vai trabalhar aqui o dia inteiro no feriado, mas ele quer comer uma feijoada...

Os demais cinegrafistas riram, sem graça.

Nenhum comentário: