segunda-feira, novembro 12, 2012

Parada gay, cabra e espinafre - J. R. GUZZO

REVISTA VEJA


Já deveria ter ficado para trás no Brasil a época em que ser homossexual era um problema. Não é mais o problema que era. com certeza, mas a verdade é que todo o esforço feito há anos para reduzir o homossexualismo a sua verdadeira natureza - uma questão estritamente pessoal - não vem tendo o sucesso esperado. Na vida política, e só para ficar num caso recente, a rejeição ao homossexualismo pela maioria do eleitorado continua sendo considerada um valor decisivo nas campanhas eleitorais. Ainda agora, na eleição municipal de São Paulo, houve muito ruído em torno do infeliz "kit gay" que o Ministério da Educação inventou e logo desinventou, tempos atrás, para sugerir aos estudantes que a atração afetiva por pessoas do mesmo sexo é a coisa mais natural do mundo. Não deu certo, no caso, porque o ex-ministro Fernando Haddad, o homem associado ao "kit", acabou ganhando - assim como não tinha dado certo na eleição * anterior, quando a candidata Marta Suplicy (curiosamente, uma das campeãs da "causa gay" no país) fez insinuações agressivas quanto à masculinidade do seu adversário Gilberto Kassab e foi derrotada por ele. Mas aí é que está: apesar de sua aparente ineficácia como caça-votos, dizer que alguém é gay, ou apenas pró-gay. ainda é uma "acusação". Pode equivaler a um insulto grave - e provocar uma denúncia por injúria, crime previsto no artigo 140 do Código Penal Brasileiro. Nos cultos religiosos, o homossexualismo continua sendo denunciado como infração gravíssima. Para a maioria das famílias brasileiras, ter filhos ou filhas gay é um desastre - não do tamanho que já foi, mas um drama do mesmo jeito.

Por que o empenho para eliminar a antipatia social em torno do homossexualismo rateia tanto assim? O mais provável é que esteja sendo aplicada aqui a Lei das Consequências Indesejadas, segundo a qual ações feitas em busca de um determinado objetivo podem produzir resultados que ninguém queria obter, nem imaginava que pudessem ser obtidos. É a velha história do Projeto Apollo. Foi feito para levar o homem à Lua; acabou levando à descoberta da frigideira Tefal. A Lei das Consequências Indesejadas pode ser do bem ou do mal. É do bem quando os tais resultados que ninguém esperava são coisas boas. como aconteceu no Projeto Apollo: o objetivo de colocar o homem na Lua foi alcançado - e ainda rendeu uma bela frigideira, além de conduzir a um monte de outras invenções provavelmente mais úteis que a própria viagem até lá. É do mal quando os efeitos não previstos são o contrário daquilo que se pretendia obter. No caso das atuais cruzadas em favor do estilo de vida gay, parece estar acontecendo mais o mal do que o bem. Em vez de gerar a paz, todo esse movimento ajuda a manter viva a animosidade: divide, quando deveria unir. O kit gay, por exemplo, pretendia ser um convite à harmonia - mas acabou ficando com toda a cara de ser um incentivo ao homossexualismo, e só gerou reprovação. O fato é que, de tanto insistirem que os homossexuais devem ser tratados como uma categoria diferente de cidadãos, merecedora de mais e mais direitos, ou como uma espécie ameaçada, a ser protegida por uma coleção cada vez maior de leis. os patronos da causa gay tropeçam frequentemente na lógica- e se afastam, com isso. do seu objetivo central.

O primeiro problema sério quando se fala em "comunidade gay"é que a "comunidade gay" não existe - e também não existem, em consequência, o "movimento gay" ou suas "lideranças". Como o restante da humanidade, os homossexuais, antes de qualquer outra coisa, são indivíduos. Têm opiniões, valores e personalidades diferentes. Adotam posições opostas em política, religião ou questões éticas. Votam em candidatos que se opõem. Podem ser a favor ou contra a pena de morte, as pesquisas com células-tronco ou a legalização do suicídio assistido. Aprovam ou desaprovam greves, o voto obrigatório ou o novo Código Florestal - e por aí se vai. Então por que, sendo tão distintos entre si próprios, deveriam ser tratados como um bloco só? Na verdade, a única coisa que têm em comum são suas preferências sexuais - mas isso não é suficiente para transformá-los num conjunto isolado na sociedade, da mesma forma como não vem ao caso falar em "comunidade heterossexual" para agrupar os indivíduos que preferem se unir a pessoas do sexo oposto. A tendência a olharem para si mesmos como uma classe à parte, na verdade, vai na direção exatamente contrária à sua principal aspiração - a de serem cidadãos idênticos a todos os demais.

Outra tentativa de considerar os gays como um grupo de pessoas especiais é a postura de seus porta-vozes quanto ao problema da violência. Imaginam-se mais vitimados pelo crime do que o resto da população; já se ouviu falar em "holocausto" para descrever a sua situação. Pelos últimos números disponíveis, entre 250 e 300 homossexuais foram assassinados em 2010 no Brasil. Mas. num país onde se cometem 50 000 homicídios por ano, parece claro que o problema não é a violência contra os gays; é a violência contra todos. Os homossexuais são vítimas de arrastões em prédios de apartamentos, sofrem sequestros-relâmpago, são assaltados nas ruas e podem ser monos com um tiro na cabeça se fizerem o gesto errado na hora do assalto - exatamente como ocorre a cada dia com os heterossexuais; o drama real, para todos, está no fato de viverem no Brasil. E as agressões gratuitas praticadas contra gays? Não há o menor sinal de que a imensa maioria da população aprove, e muito menos cometa, esses crimes; são fruto exclusivo da ação de delinquentes, não da sociedade brasileira.

Não há proveito algum para os homossexuais, igualmente, na facilidade cada vez maior com que se utiliza a palavra "homofobia"; em vez de significar apenas a raiva maligna diante do homossexualismo, como deveria, passou a designar com frequência tudo o que não agrada a entidades ou militantes da "causa gay". Ainda no mês de junho, na última Parada Gay de São Paulo, os organizadores disseram que "4 milhões" de pessoas tinham participado da marcha - já o instituto de pesquisas Datafolha, utilizando técnicas específicas para esse tipo de medição, apurou que o comparecimento real foi de 270000 manifestantes, e que apenas 65000 fizeram o percurso do começo ao fim. A Folha de S.Paulo, que publicou a informação, foi chamada de "homofóbica". Alegou-se que o número verdadeiro não poderia ter sido divulgado, para não "estimular o preconceito"- mas com isso só se estimula a mentira. Qualquer artigo na imprensa que critique o homossexualismo é considerado "homofóbico"; insiste-se que sua publicação não deve ser protegida pela liberdade de expressão, pois "pregar o ódio é crime". Mas se alguém diz que não gosta de gays, ou algo parecido, não está praticando crime algum - a lei. afinal, não obriga nenhum cidadão a gostar de homossexuais, ou de espinafre, ou de seja lá o que for. Na verdade, não obriga ninguém a gostar de ninguém; apenas exige que todos respeitem os direitos de todos.

Há mais prejuízo que lucro, também, nas campanhas contra preconceitos imaginários e por direitos duvidosos. Homossexuais se consideram discriminados, por exemplo, por não poder doar sangue. Mas a doação de sangue não é um direito ilimitado - também são proibidas de doar pessoas com mais de 65 anos ou que tenham uma história clínica de diabetes, hepatite ou cardiopatias. O mesmo acontece em relação ao casamento, um direito que tem limites muito claros. O primeiro deles é que o casamento, por lei, é a união entre um homem e uma mulher; não pode ser outra coisa. Pessoas do mesmo sexo podem viver livremente como casais, pelo tempo e nas condições que quiserem. Podem apresentar-se na sociedade como casados, celebrar bodas em público e manter uma vida matrimonial. Mas a sua ligação não é um casamento - não gera filhos, nem uma família, nem laços de parentesco. Há outros limites, bem óbvios. Um homem também não pode se casar com uma cabra, por exemplo; pode até ter uma relação estável com ela, mas não pode se casar. Não pode se casar com a própria mãe. ou com uma irmã. filha, ou neta, e vice-versa. Não poder se casar com uma menor de 16 anos sem autorização dos pais. e se fizer sexo com uma menor de 14 anos estará cometendo um crime. Ninguém, nem os gays, acha que qualquer proibição dessas é um preconceito. Que discriminação haveria contra eles. então, se o casamento tem restrições para todos? Argumenta-se que o casamento gay serviria para garantir direitos de herança - mas não parece claro como poderiam ser criadas garantias que já existem. Homossexuais podem perfeitamente doar em testamento 50% dos seus bens a quem quiserem. Tem de respeitar a "legítima"", que assegura a outra metade aos herdeiros naturais - mas essa obrigação é exatamente a mesma para qualquer cidadão brasileiro. Se não tiverem herdeiros protegidos pela "legítima", poderão doar livremente 100% de seu patrimônio - ao parceiro, à Santa Casa de Misericórdia ou à Igreja do Evangelho Quadrangular. E daí?

A mais nociva de todas essas exigências, porém, é o esforço para transformar a "homofobia" em crime, conforme se discute atualmente no Congresso. Não há um único delito contra homossexuais que já não seja punido pela legislação penal existente hoje no Brasil. Como a invenção de um novo crime poderia aumentar a segurança dos gays, num país onde 90% dos homicídios nem sequer chegam a ser julgados? A "criminalização da homofobia"é uma postura primitiva do ponto de vista jurídico, aleijada na lógica e impossível de ser executada na prática. Um crime, antes de mais nada. tem de ser "tipificado" - ou seja, tem de ser descrito de forma absolutamente clara. Não existe "mais ou menos" no direito penal; ou se diz precisamente o que é um crime, ou não há crime. O artigo 121 do Código Penal, para citar um caso clássico, diz o que é um homicídio: "Matar alguém". Como seria possível fazer algo parecido com a homofobia? Os principais defensores da "criminalização" já admitiram, por sinal, que pregar contra o homossexualismo nas igrejas não seria crime, para não baterem de frente com o princípio da liberdade religiosa. Dizem, apenas, que o delito estaria na promoção do "ódio". Mas o que seria essa ""promoção"? E como descrever em lei, claramente, um sentimento como o ódio?

Os gays já percorreram um imenso caminho para se libertar da selvageria com que foram tratados durante séculos e obter, enfim, os mesmos direitos dos demais cidadãos. Na iluminadíssima Inglaterra de 1895, o escritor Oscar Wilde purgou dois anos de trabalhos forçados por ser homossexual; sua vida e sua carreira foram destruídas. Na França de 1963, o cantor e compositor Charles Trenet foi condenado a um ano de prisão, pelo mesmo motivo. Nada lhe valeu ser um dos maiores nomes da música popular francesa, autor de mais de 1 000 canções, muitas delas obras imortais como Douce France - uma espécie de segundo hino nacional de seu país. Wilde, Trenet e tantos outros foram homens de sorte - antes, na Europa do Renascimento, da cultura e da civilização, homossexuais iam direto para as fogueiras da Santa Madre Igreja. Essas barbaridades não foram eliminadas com paradas gay ou projetos de lei contra a homofobia, e sim pelo avanço natural das sociedades no caminho da liberdade. É por conta desse progresso que os homossexuais não precisam mais levar uma vida de terror, escondendo sua identidade para conseguir trabalho, prover o seu sustento e escapar às formas mais brutais de chantagem, discriminação e agressão. É por isso que se tomou possível aos gays, no Brasil e no mundo de hoje, realizar o que para muitos é a maior e mais legítima ambição: a de serem julgados por seus méritos individuais, seja qual for a atividade que exerçam, e não por suas opções em matéria de sexo.

Perder o essencial de vista, e iludir-se com o secundário, raramente é uma boa ideia.


287 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 287 de 287
TOSS! disse...

O autor inicia de forma clara e boa, tendo até a minha atenção, mas quando cita sobre "gays não poderem doar sangue", comparar a união de gays à de Zoofilia e falar que não podemos constituir familia só pelo fato de não nos reproduzirmos? Por favor, reveja seus conceitos, partindo deste princípio, um casal que possui um dos parceiros estéreo não deve ser considerado como tal, é isso mesmo?
Uma completa falta de respeito, concordo que gays não devem mais correr atrás deste reconhecimento fajuto da sociedade, já somos livres, o que irrita grande parte da sociedade, porém um autor publicar uma matéria deste cunho e todo perdido, precisa no mínimo de um processo.

Juninho Zen disse...

Concordo com cada palavra desse texto. Só quem não o entendeu ou não o quis entender está criticando. Fala de liberdade e igualdade, tanto nos direitos quanto nos deveres, de todo cidadão, seja ele gay ou não. O ponto mais importante diz respeitoà não necessidade de se criar mais leis que criam "ilhas" de sociedade. Já existem leis para agressão, assédio, homicídio, etc. e elas devem valer pra todos: Homens, Gays, mulheres, índios, negros, anões, atletas, traficantes...se for fazer lei pra todos que se dizem diferentes o judiciário entra em colapso.

Anônimo disse...

Parabéns com louvor. Conteúdo serio, real, consciente e progressista no sentido de transformar para melhor a sociedade.

Anônimo disse...

Parabéns Guzzo! No Brasil, estamos vivendo o que chamo de Ditadura do Politicamente Correto. Você expôs suas ideias baseando-as em argumentos, não nas baboseiras moralistas que ouvimos por aí.

mateuskbs disse...

Depois de 3 paragrafos e tanta falacia e ignorancia, desisti de terminar de ler o texto. Acho absurdo como no mundo atual ainda se é capaz de ver um texto desses publicado em uma revista (que infelizmente ainda tem uma grande expressão nesse país).
Os homossexuais não querem ter mais direitos do que os outros, simplesmente querem direitos iguais. E a comunidade gay existe para eles lutarem por essa causa, mesmo que tenham opiniões politicas, religiosas, entre outras, diferentes, eles tem uma causa em comum. Assim como as pessoas de uma religião podem ter opiniões politicas totalmente diferentes e os grupos politicos podem ser formados por pessoas de diferentes religiões. Quanto ao resto do texto, nem me dei o trabalho de ler.

Tenho pena de quem ainda vive com esse preconceito e ainda se acha inteligente dizendo que o texto apresenta otimos argumentos. Não, vocês não sabem argumentar, e se usarem os exemplos desse texto em alguma discussão com uma pessoa de minima inteligencia, é capaz de serem ridicularizados.

Allan disse...

"... antes, na Europa do Renascimento, da cultura e da civilização, homossexuais iam direto para as fogueiras da Santa Madre Igreja".

Que mania de culpar a Igreja por tudo que acontece no mundo. As fontes rasas (aliás, nenhuma fonte) das quais que se utiliza deveria ser uma vergonha para o próprio autor, embora a ignorância não lhe permita isso.

Se a Igreja fosse essa imagem que o autor e outros pintam por aí, não teria resistido até hoje, passados mais de 2mil anos de existência. Mas a Mão de Deus agirá sobre todos esses que assim o insultam.

Sr. Soares disse...

Perfeito.
Texto inteligentíssimo que mostrarnão só a opinião mas a verdade sem insultar os gays.Quem se insultou sugiro que releia o texto novamente ou que tenha aulas de interpretação de texto.

Unknown disse...

quem não gostou do texto se entregou kkk

Anônimo disse...

Finalmente leio um artigo sobre homossexualismo o qual eu concordo e vejo muita das minhas indagações sendo expostas.
J. R. Guzzo está sendo massacrado pelos GLS o que só faz confirmar o que escrevera.
Os homossexuais são seres humanos iguais aos heterossexuais mas, tendem a se referirem como se não o fossem.
Espero que todos tenham RESPEITO uns pelos outros.

Anônimo disse...

Engraçado como as mesmas pessoas que defendem a liberdade de um homem poder escolher o parceiro independente do sexo, recriminam tando quem faz uso da sua liberdade de expressão. Ninguem deve ser reprimido a dar sua opinião, mesmo quando não concordamos com ela. Se a liberdade significa alguma coisa, é sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.

Anônimo disse...

Nossa! Estou bege!
Falou bonito!

Anônimo disse...

Texto muito lúcido. Parabéns ao articulista.

Anônimo disse...

Incrível como qualquer coisa que se pense, contrário à já quase instalada ditadura gay, é atacado pela guerrilha gay militante.
A opinião do jornalista é um direito que os militantes gays querem tolher a todo e qualquer custo! Até pegando em armas, se preciso for, como um deles deixou escapar...
"Maldita" democracia! Viva o estado de direito, que os militantes gays querem destruir, às custas do erário público! Acorda Brasil!
Conheço e convivo com muuuuiiittooosss gays e eles nem de longe concordam e/ou compactuam com esta tentativa terrorista da militância lgbt de tornar o Brasil refém de suas vontades impostas.
O sujeito pode ser gay à vontade, só não pode é querer impor isso à sociedade, ensinar nas escolas, ocupar espaços públicos deliberadamente para provocar todo mundo (a maioria) que não rezar na cartilha do clero que constituem.

Anônimo disse...

Perfeito, assim como o texto!

KDOfficial disse...

Brilhante! Fantástico! Concordo!

Anônimo disse...

Mandou muito !!!!

Aplausos e mais aplausos por tamanho brilhantismo!!!

Autor coeso e direto. Fala o que ele, e muitos outros (como eu) pensam!

Silvio disse...

Concordo plenamente com o texto e vou além. As chamadas "minorias", sejam de classe ou cor, num país democrático e versátil como o nosso, não precisariam se preocupar tanto com direitos ou privilégios, pois estão todos delineados em nossa constituição. O que não se pode é iverter valores como o da família, onde sempre estiveram presentes a figura do pai e da mãe, família essa instituída pelo próprio Deus. Também não se pode confundir o significado de competência e determinação para quem os desenvolve com "classes menos favorecidas", buscando o exemplo do Exmo. Sr. Ministro do STF, Joaquim Barbosa, para encurtar conversa. Não podemos concordar e muito menos permitir que o certo torne-se errado e vice versa, senão o significado de família e sociedade estará correndo risco de extinção.

Anônimo disse...

Linda matéria...qualquer coisa q eu escreve é irrelevante...
Parabens...apesar de um longo texto vc passou oq penso...
abraço

Anônimo disse...

É bem simples ver como a hipocrisia e a alienação andam juntas quando o assunto é demonstrar conceitos enrustidos...quem simplesmente não pensa só diz que concorda com o fato dos gays quererem destaque e ponto.A historia não para por aí pois quem exprime tal ideia aqui nesta página esta embasado em um texto generalista que te puxa pelo braço com as mãos da ignorancia(aquele que desconhece,para os sabichões de plantão)Se fosse assim mulheres,negros,gays ou qualquer tipo de pessoa que sofre por grupos algum tipo de abuso por alguma característica,seria considerada apenas considerada alguem que quer viver numa bolha buscando direitos diferente do resto da população.Aí é que está o ponto,não é o resto da população...essa é a população.Não concordo com muitas atitudes feministas de gays indígenas ...do joão da padaria mas não os julgo por buscarem melhores condições nos diversos ambitos.E penso antes de escrever...façam o mesmo!

Anônimo disse...

Quando voce ganha a uma dicucao com esquerdista, vc eh preconceituoso, hahaha,

Anônimo disse...

em menos d 10 anos na minha cidade pelo menos uns 30 gays assassinaram seus respectivos parceiros, se existe assassinato de gays - DEVE-SE AO PROPRIO GAY

vickron disse...

E qual o motivo de orgulho em ser hetero? Você se esforça muito pra ser hetero? Por mim eu sempre achei fácil, nunca tive dificuldade nenhuma, se te dá trabalho, é porque você tem que disfarçar, que na verdade você é um gay enrustido né? Orgulho de 'parecer' que é hetero... Não me engana... Você é o pior tipo de gay, é o tipo de gay que não assume, não aceita, e fica ai fingindo que é hetero e apontando o dedo pros outros gays. É que nem aqueles negros capitães do mato, que tinham uma certa liberdade concedida pelos brancos, porque faziam o serviço sujo de caçar os escravos fujões, negros, como ele próprio. Mas ele não era negro fujão, ele era capitão do mato. Então, você não é gay assumido, é um gay enrustido. Grande motivo de orgulho né?

Anônimo disse...

Já perceberam que o Galvão Bueno não consegue mais gritar GOOOOOOOLLL sem ficar rouco?

Molero disse...

Quando comecei no junior do Tricolor paulistano tentaram me convencer que dar o bumbum era normal. Eu não concordei mas aí me penetraram forçadamente. eu achei ruim. E continuei não gostando durante os 5 anos que fiquei jogando no SPF clube e eles me arrombando.

Anônimo disse...

Excelente texto. Irretocável. Falou muitas verdades que muita gente tem medo de falar para não ser linchado. Parabéns ao autor.

Unknown disse...

ou seja para ele o gay se equivale a um doente.... e tem um monte de gente apoiando o texto...

Unknown disse...

ter mais direito que os demais como assim? os homossexuais não podem casar legalmente, onde está tendo mais direito? querem somente ter o mesmo direito.

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA FALAR LOGICAMENTE OU "ILOGICAMENTE" COM ATIVISTAS GAYS SOBRE ESSA QUESTÃO. ELES SÃO TOTALMENTE IRRACIONAIS. MESMO DIANTE DE UM TEXTO COMO ESSE, A ÚNICA COISA QUE ELES SABEM DIZER É "SEU HOMOFÓBICO". O CAMPO DA RACIONALIDADE COM ATIVISTAS GAYS É IMPOSSÍVEL. PARA ELES, EU ME CONSOLO COM AS PALAVRAS DE CRISTO:

"Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem" (Mt 7.6)

Anônimo disse...

Não concordo com tudo que foi escrito, mas concordo com grande parte. E logicamente serei julgado homofóbico, já que tudo que vá de encontro às idéias dos homossexuais é julgado homofobia.

Anônimo disse...

Quem não conseguir detectar o cunho manifestamente homofóbico deste texto ou ao menos identificar uma argumentação totalmente descabida, facilmente leria um gibi da turma da Mônica e acreditaria, se dissessem, ter sido escrito por Friedrich Nietzsche. Analfabetismo vai muito além do não saber escrever!

Shislene Patrícia - Educadora e Psicopedagoga disse...

Excelente texto!!! Parabéns, J.R. GUZZO!

Anônimo disse...

Tem gente que leu o primeiro e o último parágrafo e deixa um comentário elogiando o texto! SÓ PODE! Não exite argumento plausível que justifique concordar com que se pode ter um relacionamento estável com uma cabra! Se vc concorda com o texto, então não se importaria com sua mãe dizer a vc que se apaixonou por um bode e que eles vão passar a viver juntos! Dizer que devemos respeitar a "liberdade de expressão", minha gente, isso é argumento de quem não tem argumento!

Anônimo disse...

Shislene, com todo respeito, você leu o texto todo? Todas as linhas? Me chocou um pouco você ser educadora e psicopedagoga e concordar com o texto! Aconselho a fazer uma releitura!

Anônimo disse...

Shislene, você é casada? Tem Filho? Já constitui família? Porque, segundo o texto, se vc é casado e não tem filho, você não possui uma família! Você concorda? Um casal que não pode ter filho ou que decidiu não ter, não é família?

Paulo Sodré disse...

Depois de ter paciência em ler todo esse texto, vi muitos aspectos que já concordava a muito tempo. É mais do que claro que tornar a homofobia um crime não será a resolução dos problemas, afinal a lei Maria da Penha está aí pra provar que o simples fato de criminalizar não foi o suficiente para impedir a morte de várias das mulheres que denunciaram. Criminalizar a homofobia não é a solução, a solução é educar. Não no sentido de mandar pra escola, mas de em casa criar seus filhos normalmente de acordo com seus próprios princípios, dizer se é ou não errado ser homossexual com base naquilo que acredita (afinal a bíblia fala muita coisa ruim a respeito). Mas é fundamental respeitar o espaço de outras pessoas. Se existe, existe e pronto. Explique a seus filhos o que acontece, pelo amor de Deus estamos no século 21. Se você pai não disser o que você acha que a internet fará? Agora uma coisa discordo em gênero, número e grau. Guzzo foi muito infeliz em tentar mostrar que o preconceito é assim tão brando. Um amigo meu depois da descoberta dos pais sofreu e sofre inúmeras ameaças de que vão destruir a vida dele, que lhe tirarão tudo e que ele irá pagar pelo que fez, como se ele tivesse cometido um crime. Muitos amigos me dizem que sou muito corajoso por ter me assumido e até levar meu namorado em casa, pois assim como eu fiquei recluso por muito tempo, muitos deles ainda estão, pois as rodas de amigos tratam do assunto de uma forma que machuca e criminaliza como se fossemos de um patamar igual ao lixo. Tentar mostrar que preconceito não existe também não é a solução para acabar com ele. Vamos acabar antes de mais nada com esse falso moralismo descarado que se faz presente e procurar prestar atenção mais na suas própria vida, cuidar da sua própria família e acima de tudo respeitar aquilo que não conhece pois para quem não sabe preconceito é uma opinião sem conhecimento e opiniões quando não agregam valor não passam de palavras vagas. O que vai acabar com o preconceito é a educação, uma que defina que você deve respeitar a todos e não deve se achar melhor ou maior que o outro por ser diferente. Seja você e preocupe-se com você, deixe que da minha vida cuido eu. Essa é a idéia.

Anônimo disse...

Já deitei com muito cabra casado e com filhos, engraçado isso de não se aceitar e aceitar os outros não?

Mark disse...

só fazer essa pergunta pra cabra (animal e não 'o cabra'):
- Cabra quer casar né?
Se ela disser 'mé' é só casar e depois levá-la em um fonoaudiólogo! Simples.

Mas brincadeiras à parte. Não sou simpatizante da causa gay mas sr. fez comparações de incesto e bestialidade. Poderia ter usado outro argumento.

Mas é isso. Fez o que os seus amigos colunistas da Veja mais sabem fazer: Escrever besteiras.

Anônimo disse...

Esse tal de Guzzo é uma bicha enrustida! Vai tomar no cú, seu filho de puta!!!

Anônimo disse...

Texto Inteligente, falou o que os Gays detestam saber...a verdade rs. Depois colocam comentários, falando mal da Veja e do Colunista, enfim, então por favor não comprem a revista, não falem mal do colunista, afinal devemos nos afastar daquilo que não nos agrada. Bom por hora, o deputado Jean ja manifestou no blog dele a indignação do texto...ha ha ha isso é previsível, da mesma forma que tem manifestações aqui sobre o texto....Gays montem suas revistas, montem suas sociedades em outro planeta, não somos obrigados a concordar com tudo, também temos opiniões e digo mais sou 100% Hétero!!!! Agora arrumei um problema em falar isso? Também quero meus direitos em poder falar sobre minha opção sexual, justo não é mesmo?

Anônimo disse...

Em nenhum momento, o texto foi contra os homossexuais, muito pelo contrário.Infelizmente, no país da hipocrisia, do pseudo intelectualismo e do "politicamente correto" as discussões se tornam passionais como discussões de torcedores fanáticos. Quem não entendeu a mensagem do texto se enquadra na categoria de analfabeto funcional e deve voltar para escola para aulas de interpretação de texto. Parabéns pelo texto e pela coragem da publicação num país tomado pela ignorância e pelo consenso covarde da hipocrisia do politicamente correto.

André disse...

Não tenho nada contra gays mas tenho tudo contra o "movimento gay".Esse é um movimento político que visa proibir sob pena de prisão qualquer critica que se faça ao homossexualismo,querem fazer dos gays uma casta especial,coisa inimaginável que talvez não tenha passado pela cabeça de nenhum Stalin.Hitles,Mao,totalitarismo puro.

Marcio Rodrigues disse...

Apesar das deficiências em alguns argumentos, achei uma abordagem muito interessante. Tudo ser resume ao fato como cita o autor, de que se você não gosta de gays, torna-se rotulado como homofóbico. Respeitar os direitos como ser humano é obrigação de todos, agora acatar os homossexualismo e implementar em nossa sociedade e em nossas famílias, é afrontar aos valores e a moral que permeiam e moldaram nosso país.

Wesley de Abreu disse...

Falou nada mais que a verdade. Os crimes ja existem, não há necessidade de criar um crime novo, ou dar um aumento de pena pra quem cometa contra gay. Se eu quiser casar com minha cadela eu não posso. Pq? Pq a Constituição preferiu assim

Wesley de Abreu disse...

So acho q a palavra homofobico nem existe. Ou no mínimo é mal empregada, ela significa medo-fobia homo-homosexuais, ou medo de homosexuais, que não tem nada haver com preconceito com a classe gay. Um termo empregado para deixar as pessoas insultadas, e é usada para tudo, ofendendo quem não concorda com suas opniões

Una Paloma Blanca disse...

Evangélicos congregam uma mesma fé, mas tem direito a ter opiniões diferentes, não formam uma comunidade por conta disso? Não merecem ser respeitado por isso? Podemos então sair por aí dizendo "Crente e ignorante é redundância!" e não achar isso preconceituoso, achar que evoluímos?
Pessoas que não podem gerar descendência não podem ter o direito de se casar, e o que se dizer de pessoas de mais idade que se casam? Eu e meu esposo, só pra citar um exemplo, não poderíamos mais estar casado segundo esse raciocínio.
Uma pessoa ser vítima de um crime porque a onda de violência toma conta do país já deveria por si só ser considerado absurdo, mas ser vítima de violência exclusivamente porque se é gay, ou negro, ou porque ouve funk, ou qualquer motivo desses sem lógica real deveria sim ser um agravante!
Não sei em que mundo vive o autor, mas certamente não é no mundo em que eu vivo, onde os gays continuam sendo discriminados, onde tem seu direito de ser doador negado e justificado comparando sua sexualidade à hepatite e diabetes, onde uma revista de ampla circulação nacional permite que um texto tão retrógrado seja publicado.
Sugiro que o autor leia seus comentários, como eu fiz. Vai perceber que neles existem diversos comentários do tipo "A bicharada pira!" ou "Reclamar do texto é coisa de viado!" e aí o senhor talvez comece a entender o tipo de respeito ao qual me refiro e o desrespeito com o qual homossexuais convivem diariamente.

Anônimo disse...

Tem gente que consegue ser mais burra que uma mula. Entao, quer dizer que, por esse texto, quem nao pode ter filhos nao deveria poder se casar? Infertilidade deveria impedir casamento heterossexual? E se, amanha, pessoas declaradas tao burras quanto um poste fossem impedidas de casar (leia-se: como o fulano que escreveu essa burrice), devera esta proibicao ser aceita normalmente? Ja que tudo na vida tem limitacoes? E se gays tem os mesmos direiros das cabras, podem sair nus por ai sem ser presos ja que nao sao civilmente nem penalmente capazes? Ou, ainda, se relacao homossexual for equivalente a incesto e estupro de incapaz, todos os gays que nao fossem virgens deveriam ser presos de pronto? Fala serio...

Anônimo disse...

E as portas elogiando o texto provavelmente tiveram pessima educacao de base. E ainda estao dizendo que quem discorda do texto nao sabe fazer interpretacao. HA! Quem concorda nao consegue concatenar ideias basicas. Nao consegue ver que, usando a logica do meio do texto, todos podem acabar despidos de direitos basicos. No frigir dos ovos ate acredito que a maioria nao conseguiu ler o texto inteiro, mas quem leu e elogia, de bom colegio nao deve ter saido. Facam uso do pouco cerebro que possuem: estupro=/=relacao gay e cabras=/=gays. Simples assim. Se nem assim voce que esta lendo entendeu, desculpa, mas nao vou bater palmas para maluco dancar e nem vou ficar falando com mula.

Artur disse...

Bom texto. Somos todos iguais, esse tipo de distinção prejudica a todos, homos e heteros.

Jonas Rimmer disse...

Parabéns, Guzzo. Disse muitas verdades, e incomodou bastante os pederastas. Excelente texto!

Anônimo disse...

"TOSS!", existe uma grande diferença entre um casal heterossexual estéril e uma dupla de gays. A reprodução, quanto a estes últimos, é uma impossibilidade absoluta. Quanto aos primeiros, foi uma doença, e eles ainda podem se tratar, e com o auxílio da medicina, se reproduzir. Não há tratamento que faça dois pederastas do mesmo sexo procriarem.

Rubens disse...

"Avanço natural das sociedades no caminho da liberdade", isso parece texto do século XIX.Só faltou você dizer que a sociedade funciona como um organismo...meu Deus que arcaico!

Anônimo disse...

Corretíssimo o texto...deixem de ser ignorantes e intolerantes...a verdade não é fácil de aceitar mesmo...os homossexuais estão cavando a própria cova e aumentando ainda mais o preconceito contra eles...

Anônimo disse...

O mais chocante é saber que as pessoas acham que comparar zooFILIA, pedoFILIA com homossexuALIDADE. Depois dizem que não existe preconceito no Brasil.

Anônimo disse...

adorei o texto!!!

Anônimo disse...

INDEPENDENTE DO QUE CADA UM PENSE SOBRE O ASSUNTO, a sensatez MANDA que se corrijam duas falhas aqui, não de raciocínio, mas de desinformação.

1)Doar sangue é vedado aos homossexuais por motivos práticos e estatísticos. Também é vedado a quem fez tratamentos odontológicos recentes, por exemplo. Não confundam estatística com preconceito. Ainda mais quando é uma estatística cuja aplicação salva vidas e economiza dinheiro do nosso já esquálido sistema de saúde. Teria como a pessoa de qualquer grupo de risco retornar lá, depois da janela imunológica, para confirmar que não está contaminada? Sim. Mas isso encareceria e retardaria o processo, atrasaria uma necessidade pra muitos urgente. Quando nosso sistema tiver condições, que se faça isso. Estudem, por favor. Eu posso jurar por todo meu estudo no assunto: o homossexual ajuda muito mais o próximo não questionando a norma (enquanto as estatísticas não mudam, e elas são pesquisadas repetitivamente), do que tentando doar. Irônico nesse caso é que muitos que defendem a mudança da regra o fazem mais por egoísmo (EU quero poder doar sangue porque EU tenho direitos iguais) do que por altruísmo. (querer doar sangue ao outro.) Há muito, no entanto, eu defendo que tente se chegar a um questionário que consiga chegar a um grupo de risco mais específico, e não excluir todos os homossexuais, o que de fato é exagero.

2) Aí já não é da minha área, mas sem saber exatamente a etmologia, garanto que o sufixo "ismo" é muuuuito vago. ´Pode ser doença? Poucas (daltonismo, autismo, alcoolismo) Ideologia/filosofia/religião ? A grande maioria (darwinismo, cristianismo, capitalismo, positivismo). Mas também pode indicar nada mais que um comportamento, ou ser mais vago ainda. No meu próprio texto eu mencionei altruísmo. Ativismo é outro exemplo. Por outro lado, há doenças com o sufixo -dade (obesidade, e o próprio nome genérico enfermidade). Trocar sexualidade por afetividade me parece negar o sexo. Não entendo. Sinceramente, já há muitas atitudes realmente preconceituosas, não é necessário que se invente que um termo tem uma conotação preconceituosa se as pessoas não usam assim. Do ponto de vista do racismo, por exemplo, pregaram que o termo "preto" em si fosse racista, e hoje é o termo oficial do IBGE. Porque tudo depende do contexto. Claro, alguns termos são preconceituosos por si só, mas estender isso aos demais é condenar muitos desavisados. (Não, Guzzo não é um desavisado, ele é um filho da puta que fez de propósito pra atingir.) No mais, esqueçam os termos e combatam o preconceito na essência, NA RAIZ.

Paz a todos!

Anônimo disse...

Li tanto sobre esse texto, que é preconceituoso e tal....pois bem, nao achei! Talvez o Autor foi infeliz em fazer algumas comparacoes..... mas muita coisa que ele escreveu é verdade! Hoje em dia no Brasil....se falar a palavra "negro" e "Gay" voce já ta correndo o risco de ser processado. Acho q ele escreveu bem.... tantos homicidios no Brasil e os interessados só falam em HOMOFOBIA!!

Anônimo disse...

Não perca seu tempo lendo esse texto.

Anônimo disse...

Não vi a razão para tanto alarde como fizeram.

Os homossexuais se apoiam em quaiquer coisa para promoverem a "homofobia".

Pra mim é um texto coeso e que retrata a realidade. O autor manteve o raciocínio do início ao fim mantendo-se fiel seu "estado-espírito".

Penso que talvez, junto com o autor, eu seja recriminado, mas, eu já fui discriminado por ser magro. Ninguém pensa que ofende uma pessoa magra por chamá-la de "magrelo" ou eufemismos. Mas nem por isso procuro outros "magrelos" para defendermos nossos pseudos-direitos.

Acho que é uma reação exagerada e desnecessária.

Anônimo disse...

Acho que todo mundo tem o direito de expressar, mas um colunista dizer que pode ter uma relação afetiva com um animal , mas não pode casar, bem este "PODE" soa como um crime que dá de 3 meses a 1 anos de cadeia pois é zoofilia. Não vou perder muito meu tempo, mas como moro em um País que aceita o casamento entre homossexuais e que a receita Federal reconhece, a Previdência assim como plano de Saúde só me restou processar este senhor hoje dia 19.11.2012 tudo nos trâmites da lei.Uma canseira boa ele vai levar e disto eu não duvido.fato.

Anônimo disse...

Brilhante!!

Anônimo disse...

Quem se doeu foram os homoafetivos, os demais viram como uma critica muito construtiva.

vnm disse...

clap clap clap. parabéns! excelente texto. um ponto de vista rude mas correto, o preconceito tá no coraçãozinho de quem comenta e despreza com tanto afinco.
PELO DIREITO DE NÃO GOSTAR. muito diferente de desrespeitar.

"...Essas barbaridades não foram eliminadas com paradas gay ou projetos de lei contra a homofobia, e sim pelo avanço natural das sociedades no caminho da liberdade."
genial, sem mais.

Edmilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edmilson disse...

Excelente texto para quem conseguiu entender o que o autor está dizendo.

Aposto que a maioria dos que estão criticando, não leu o texto e se leu não o entendeu, e só veio aqui pela sua repercussão não passando de gado que corre sempre numa direção junto com a boiada.

João disse...

O Texto é CORRETO e BOM!

Seguinte: Realmente alguns homossexuais simplismente são contra o texto por discordar deles, é isso mesmo! Discordou é taxado de homofóbico! Que bobagem e o escritor não tem pré-conceito e sim um CONCEITO sobre a situação! Pessoal, você pode ser o que quiser, só não queira obrigar os outros a concordarem com suas escolhas! Escolhas Sim!

Anônimo disse...

Totalmente de acordo.A lei da homofobia é uma burrice.É só mais uma imposição da turma do politicamente correto.Afinal de contas,se você comete um crime contra pessoa de qualquer orientação sexual é um crime contra o ser humano e ponto final.

Anônimo disse...

ja tava uma bosta, naquele parágrafo do casamento fudeu de vez

Valquíria disse...

Este texto tem raciocínios tão absurdo que fico assustada com alguns dos que acham o texto bom.

Não quero entrar na discussão do mérito das ideias base, pois o demérito dos raciocínios é tão gritante que qualquer um que ache este texto bom deve ter dificuldades lógicas profundas.

Valquíria disse...

Lendo este texto "jogo para escanteio" qualquer discussão sobre os direitos dos gays.

O que se torna premente para mim é tentar descobrir como se podem construir "raciocínios" tão absurdos e ainda por cima haver gente gostando do texto.

Parece-me muito preocupante, pois não entender as gritantes falácias de raciocínio pode revelar uma grande incapacidade cognitiva.

Anônimo disse...

Se pudesse, ouviria os aplausos que dei a você por este texto. Lúcido, brilhante! Mas estou certo de que não todos os gays, mas aqueles que compartilham os pontos de vista da militância, não querem somente obter seus direitos, mas tirar os daqueles que não o são e que não concordam com os tais... Parabéns!

João Emiliano Martins Neto disse...

A prática sexual com cabras, espinafres, cadáveres, excrementos, mas logo, logo as crianças será beneficiada por leis da mordaça contra quem se oponha à insanidade, infidelidade a Deus, infidelidade à Bíblia, infidelidade à família e infidelidade à própria consciência moral.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Anônimo disse...

O melhor texto do gênero...

Anônimo disse...

Você é a pessoa mais corajosa e lúcida a escrever neste nosso tempo de ditadura GAY! Parabéns com todo louvor!

Anônimo disse...

Você é a pessoa mais corajosa e lúcida a escrever neste nosso tempo de ditadura GAY! Parabéns com todo louvor!

Unknown disse...

Prezados,

Gostaria que todos aqueles criticando o teor do texto e chamando-o de racista deveria relembrar as aulas de interpretação que tínhamos quando crianças - ainda não robotizadas em suas reações humanas.

A moda, ou menos, a estupidez coletiva de se ostentar o politicamente correto, somada à publicização de todas as opiniões e atitudes, está padronizando os comportamentos, fazendo com que as pessoas reajam de maneira condicionada a determinados paradigmas, tudo para, diante dos holofotes, atendam aos anseios demagógicos daqueles que se ajudam a ser "cool".

"Foi contrário ao casamento gay?! Homofófico! Uuuuh! olha gente, como eu estou vaiando ele! Vamos todos vaiá-lo enquanto nos vemos o vaiando" ou "Comparou gays a cabras?? Ele acha que gays são animais! Homofóbico! uuuh! Olha gente, estou vaiando ele! Vamos vaiá-lo juntos!"

O autor é explicitamente tolerante e, o que é o ponto em si do texto, despreza a diferença entre hetero e homossexuais. Diz que não são uma comunidade, pois os abraça e os entende como sendo parte da comunidade como um todo, sem discriminações.

Eu sou a favor do casamento homossexual, mas não julgo como homofóbico aquele que é contrário. Parece que se está havendo uma realocação de valores, pela qual a liberdade de expressão e a privacidade estão sendo substituídos pela igualdade (de pensamento) e publicidade - do íntimo, que assim deixa de sê-lo.

Anônimo disse...

O texto é bom, exceto pelo comentário sobre a cabra, que é esdrúxulo. E o que o autor quer dizer é perfeitamente observável em qualquer situação cotidiana. Ninguém é obrigado a gostar de gays, assim como ninguém é obrigado a gostar de flanelinhas, madames, pagodeiros, funkeiros, etc. Há uma diferença brutal entre não gostar mas respeitar e não gostar e agredir (incluo qualquer tipo de agressão). O problema é que a maior parte dos gays não entende ou não quer entender essa diferença por conveniência. E é somente isso que ele tenta expor. Vou além: os próprios gays se estigmatizam. Ex.: se um casal homem + mulher se beija em um restaurante são repreendidos e nada acontece. Caso um casal homem + homem faz o mesmo e são repreendidos, logo é armado um circo, há acusações de homofobia, agressões verbais, tentativas de expulsão e, via de regra, a imprensa no local. O fato é que o mundo dos engomadinhos e politicamente corretos é muito chato; quase tão chato quanto a insistência dos gays em se fazerem de vítimas indefesas de uma sociedade cruel.

Unknown disse...

Muito bom essa avaliação. Parabéns!

Unknown disse...

Muito bom essa avaliação. Parabéns!

William disse...

Texto coerente, em nenhum momento insulta qualquer homossexual, pelo contrário, ele defende o respeito que todos devem ter, indiferente de gênero, raça, credo...
Se pararmos para pensar, muitos homossexuais, acabam praticando o auto preconceito, pois exigir que tenham leis diferenciadas é se excluir da sociedade e assinar o termo de pessoas diferentes, algo que não são. Sou a favor de se criminalizar a homofobia em casos de insultos, assim como é feito com os negros, pois não vejo uma pessoa diferente só porque tem cor ou opção sexual diferente da minha, são seres humanos e merecem o mesmo respeito, agora dizer que um homicídio contra um homossexual é diferente que um praticado contra um hétero, é ter um pensamento preconceituoso, pois a vida de um homossexual não vale mais que a vida de um hétero, assim como a vida do hétero não tem um maior valor que a vida de um homossexual, somos todos iguais independente da opção sexual.

Anônimo disse...

Excelente texto! (Tirando a parte das cabras...rsrsrs)

Opinions articles disse...

Nunca tinha lido um texto tão esdrúxulo quanto desse tal J R GUZZO.
Esse cara como criador de conceito e formador de opinião guilhotinou a si mesmo.
O cara tentou mascarar uma frustração pessoal maquiando-a de artigo de opinião, mas para quem sabe ler salvo a dezenas de erros de português, nota-se de cara que o texto é extremamente falacioso. Um lixo. Nota 4. Reprovado.

Anônimo disse...

Adorei o texto em nenhum momento fugiu da realidade,esta de parabéns Guzzo, uma excelente matéria... E é claro ninguém é obrigado a gostar de ninguém desde que aja respeito entre si!

Marcílio Martins disse...

O f#D@ foi comparar com cabras, elas não mereciam tal ofensa. kkkkkk
Brincadeira, só uma piadinha sem graça. Pisou na bola ao comparar homossexualismo com zoofilia, com relação a doação de sangue e casamento, no mais assino embaixo.

Rogério disse...

Muito bom texto! O que a dita "comunidade gay" (se é que ela existe, como bem argumentou o senhor Guzzo) deseja é se transformar numa classe superior tal qual queria Hitler na Alemanha nazista.

Anônimo disse...

Cara, um dia eu vou querer entender esse "direito de criticar os homossexuais". Criticar pelo quê? Vcs acham que as pessoas devem ser "criticadas" pelo que fazem na intimidade de seus quartos com outras pessoas maiores de idade e com o consentimento delas? Quem não vê um relacionamento homossexual da exata mesma maneira como vê um relacionamento heterossexual é homofóbico e precisa estudar mais, desenvolver mais empatia, se informar e sair da bolha ideológica. Cada pessoa tem o direito de ser feliz, e se vc é contra isso só pode ser doente.

Absolutamente ninguém quer que os gays tenham mais direitos que os héteros. Mesmo porque para chegarmos a esse ponto os gays teriam que em primeiro lugar ter os mesmos direitos dos héteros e estarem socialmente equiparados a eles. Por exemplo, se num livro infantil vc ler que a princesa casou com o principe, ninguém vai pensar duas vezes sobre isso. Mas se for dito que a princesa casou com outra princesa os conservotários vão pirar, mesmo sendo fundamentalmente a mesma coisa. Porque lamentavelmente ser gay ainda é visto como algo errado socialmente. Como alguém em pleno juízo mental pode dizer que alguém em posição inferior quer MAIS DIREITOS do que quem está em posição superior? Para alguém dizer um absurdo desses só pode mesmo ser burro.

Anônimo disse...

O texto é de 2012, seu comentário conseguiu ser mais antigo ainda, parabéns. Ser negro e ter amigo gay não te impede de reproduzir preconceitos. Se você não viu preconceito quando ele compara casar pessoas do mesmo gênero com casar com uma cabra, tenho pena do seu amigo.

Daniel Felipe disse...

Deve ser legal morar em Nárnia, me diz como faz pra ir até aí.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 287 de 287   Recentes› Mais recentes»