terça-feira, novembro 27, 2012

Pânico no Planalto - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 27/11

O clima no Planalto é de forte apreensão com os desdobramentos da Operação Porto Seguro. As atividades da ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha, não são conhecidas. Além disso, ela é considerada uma “despreparada” e não se sabe o que fará se for muito pressionada. A tendência no governo ontem era impedir sua convocação para depor no Congresso.

Rose, a desafeta de dona Marisa
Os funcionários do Planalto descrevem Rosemary Noronha como “arrogante” e que usava bordão de madame em reuniões com servidores para preparar idas da presidente Dilma a São Paulo: “Aqui, tudo é chique”. Para tentar agradar à equipe da presidente Dilma, ela organizava ida às compras em shoppings e na Rua 25 de Março. Na posse da atual presidente, ela provocou um incidente ao tentar separar os ministros nomeados dos que estavam de partida. A ex-primeira-dama Marisa Letícia não a tolerava. Por isso, quando a lista da comitiva das viagens do ex-presidente Lula passou para as suas mãos, Rose nunca mais subiu a bordo do AeroLula.

“Não se diga em qualquer instância que o país é pego de surpresa pela crise nos municípios. Toda vez que vão desonerando, eles têm menos recursos” Paulo Paim Senador (PT-RS)

Bola nas costas
O ministro Luís Inácio Adams (AGU) sai avariado da operação Porto Seguro. O adjunto José Weber de Hollanda Alves era de sua estrita confiança. O que mais perturba o Planalto é que Luís Adams tinha acesso irrestrito à presidente Dilma.

O novo líder
Integrantes da bancada do PT na Câmara querem antecipar a substituição do líder Jilmar Tatto (SP). Desde que foi nomeado secretário pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, Tatto se dedica mais à formação de sua equipe que a articulação da bancada. Por acordo, seu sucessor será o deputado José Guimarães (PT-CE), na foto.

O mensageiro
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) recebeu a tarefa de informar o ex-presidente Lula sobre a decisão da presidente Dilma de demitir Rosemary do gabinete de São Paulo. Carvalho não simpatizava com a ex-poderosa assessora.

Tensão no PMDB
Considerado o candidato com maior força relativa para assumir a liderança do PMDB no ano que vem, a cúpula do partido está preocupada com a eventual eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ela se preocupa com a escolha de um líder sem trânsito com o Planalto. A ala que tem contradições com o PT exalta sua coragem para enfrentar o Palácio.

Votação de MP preocupa governo
Os líderes do governo na Câmara alertaram o Planalto que temem pela derrota da MP do Setor Elétrico, que reduz a conta de luz dos consumidores. Argumentam que o lobby das concessionárias de energia é pesado.

Anticlímax
A Operação Porto Seguro estragou a festa. Nestes dias, o governo esperava bater o bumbo com a expansão do Brasil sem Miséria, a entrega de um milhão de casas do Minha Casa, Minha Vida e o anúncio do programa de concessão dos portos.

COMENTÁRIO de um assessor da presidente Dilma: “A oposição é contra o pai dos pobres (Lula) e a guardiã da moral e dos bons costumes (Dilma)”.

Nenhum comentário: