domingo, novembro 04, 2012

Infância exilada - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 04\11

A terceira edição da “Zum”, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, que chegará às livrarias dia 10, vai trazer reportagem do coleguinha Plínio Fraga sobre crianças de menos de 10 anos, acredite, fichadas como “subversivas” pelo finado SNI e mandadas ao exílio. Eram filhos, sobrinhos e netos de militantes presos pelo regime militar.

Segue...
Na foto acima, de 1970, pinçada por Plínio entre as mais de 15 mil imagens dos arquivos do SNI, estão, da esquerda para a direita, os irmãos de criação Zuleide (4 anos), Ernesto (2), Luiz Carlos (6) e Samuel (9). Foi captada horas antes de os quatro embarcarem para a Argélia com 40 presos spolíticos, entre os quais Carlos Minc e Fernando Gabeira, trocados pelo embaixador alemão Von Holleben, sequestrado pela guerrilha.

Os quatro...
As crianças estavam sob os cuidados da avó Tercina Dias de Oliveira, ali com 55 anos, militante mais velha presa pela ditadura. Atiradas ao exílio, passaram pela Argélia e cresceram sem pátria em Cuba até a Lei da Anistia, em 1979.

Tango no aço
Argentinos da Techint estão fortes na disputa pela usina CSA, no Rio.

Fã de Obama
Dilma torce por Obama. Mas o governo acredita que a vitória de Romney (toc, toc, toc) não mudaria muito a relação com o Brasil. Afinal, nosso déficit comercial com os EUA é alto. E, como se sabe, vendedor não briga com comprador.

O DOMINGO É...
...de Giovanna Antonelli, a formosa atriz carioca de 36 anos, que vive a delegada Heloísa na novela “Salve Jorge”, de Glória Perez, na TV Globo. A temida e poderosa Helô, compradora compulsiva, não consegue arrumar um... namorado. Namora eu.

Cavalo VIP
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, vai ganhar um novo terminal de carga viva para receber os cavalos que virão competir nos Jogos de 16. A obra começa em 14.

O papel dos índios
Será criada, a partir de uma costela da Comissão Nacional da Verdade, que investiga os crimes da ditadura, um grupo específico para apurar o que ocorreu com os índios suruís na Guerrilha do Araguaia, no início dos 70. Eles teriam sidos forçados a atuar como guias do Exército.

Aliás...
Dias 16, 17 e 18 agora, a CNV vai visitar, pela segunda vez, o sul do Pará, onde ocorreu a guerrilha.

Cem anos de Braga
Para celebrar o centenário do grande cronista (13 de janeiro de 2013), a José Olympio vai reeditar no começo do próximo ano o livro “Na cobertura de Rubem Braga”, fora de catálogo faz tempo, de José Castello. Na forma de verbetes, descreve a múltipla personalidade do nosso cronista capixaba, que adotou o Rio.

País do Tufão
Mano Menezes, o técnico da seleção brasileira, a exemplo do país todo, também adorou... “Avenida Brasil”, a novela-sensação da TV Globo. Especialmente, por causa do personagem Tufão, interpretado por Murilo Benício. O treinador acha que o craque da trama representava, de fato, a média do jogador brasileiro rico e bem-sucedido atual: cercado de gente que vive às custas dele.

Silas eterno
Silas de Oliveira (1916-1972), o genial compositor do Império Serrano, para o qual compôs 16 sambas-enredos, será homenageado no Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com um grande show no velho Imperator, no Méier, no Rio. Estrelas do samba como Dona Ivone Lara, Monarco, Dudu Nobre, Ana Costa e outros vão se revezar no palco.

Para dar sorte
A Caprichosos de Pilares, cujo enredo é o fanatismo, vem com uma ala de anões representando amuletos. Os miúdos vão aparecer fantasiados como, entre outros, pé de coelho, galho de arruda e figa.

Maluco-beleza
O bloco “Bagunçando o coreto” vai desfilar no carnaval de 2013 homenageando os... loucos ilustres do Brasil e do mundo. Serão lembrados na folia Bispo do Rosário, profeta Gentileza, Raul Seixas e até André Breton e Salvador Dalí, os mestres do surrealismo.

Mas...
Nessa lista está faltando o nome de pelo menos um conhecido político carioca. Com todo o respeito.

Nenhum comentário: