domingo, novembro 18, 2012

Feirão federativo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 18/11

Preocupado em demonstrar empenho nas parcerias do Estado com o governo federal após o impasse na segurança, Geraldo Alckmin recomendou a secretários que percorram os ministérios em busca de acordos de cooperação nas áreas de habitação, saneamento, infraestrutura esportiva e transportes. O próprio governador incluiu em sua agenda reuniões com ministros -esteve recentemente com Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Aldo Rebelo (Esporte) e Guido Mantega (Fazenda).

Onde pega 
Além da blindagem contra o PT, que critica o tucano pela lenta entrada de programas da União em São Paulo, o tour alckmista por Brasília tem finalidade pragmática: o governo paulista busca recursos e financiamentos, sobretudo do BNDES, para tocar obras prometidas na campanha até 2014.

Vai ou racha 
A mobilização de quadros de cidades próximas à capital para o secretariado de Fernando Haddad foi acompanhada de perto por Lula. O ex-presidente tem dito a petistas que a prefeitura paulistana é a prioridade do partido em detrimento de outras administrações.

Médio prazo 
Aliados de José de Filippi consideraram arriscada a ida do ex-prefeito para o primeiro escalão de Haddad. Com a recente derrota em Diadema, avaliam que o deputado será alvo de campanha por ter abandonado o mandato e a cidade.

DNA 
Além de Andrea Matarazzo, outro vereador eleito entrou na disputa pela presidência do PSDB paulistano: Mario Covas Neto, filho do ex-governador Mario Covas.

É a economia 
A aliança de Gilberto Kassab com Dilma Rousseff foi precipitada por prognóstico otimista de Henrique Meirelles sobre a economia brasileira. O ex-presidente do Banco Central, um dos ministeriáveis do PSD, relatou a Kassab que o pleno emprego deve blindar o país de crises até 2014.

Sujou 
Aliados de Paulo Maluf em São Paulo, petistas e tucanos consideram que a decisão da Justiça de Jersey dificulta, em médio prazo, a permanência do deputado à frente do PP paulista. Com o cerco judicial, o ex-prefeito dificilmente conseguirá registro para postular novo mandato na Câmara em 2014.

Rateio 
O diretório nacional do PMDB se recusou a assumir dívida de R$ 7 milhões da campanha de Gabriel Chalita em São Paulo. A tesouraria do partido autorizou as direções municipal e estadual a dividirem o prejuízo.

Apego 
Aloizio Mercadante (Educação) tem feito críticas, em privado, à provável nomeação de Chalita para o Ministério de Ciência e Tecnologia. O ministro não gostaria de perder influência sobre a pasta, onde deixou aliados em postos de destaque.

Meteorologia 
Chalita guarda vínculos afetivos com o ministério que deseja ocupar. O Inpe, principal órgão da pasta, mantém pioneiro centro de estudos climáticos em Cachoeira Paulista, cidade natal do peemedebista.

Novos ares 
Blairo Maggi (MT) prepara seu desembarque do PR. Protocolou consulta no TSE para saber as consequências jurídicas sobre seu mandato, e dos suplentes, caso deixe o partido. PMDB e PSB são os destinos mais prováveis do senador.

Apetite 
Ainda não acabou a série de jantares de Dilma Rousseff com a base aliada. O PC do B pediu para ser recebido no Alvorada.

Isonomia 
Chamou a atenção da PF bilhete de Carlinhos Cachoeira apreendido na casa de sua mulher, Andressa Mendonça. O empresário pergunta, como "preso político", o motivo de ele estar preso e José Dirceu, solto.

Tiroteio
"Em tempos de apagão, o governo continua jogando para a arquibancada. Aliás, não faz outra coisa ao longo dos últimos dez anos."

DO SENADOR FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA), sobre a redação da MP 579, que trata da renovação de concessões do setor elétrico e que pretende reduzir as tarifas.

Contraponto


Preto ou caju?

Recém-eleito prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) visitava gabinetes no Senado na semana passada quando esbarrou em Alfredo Nascimento (PR-AM) no corredor. O tucano logo brincou:

-Alfredo! Está bonito, hein?

O presidente nacional do PR, que costuma tingir o cabelo, respondeu sem titubear:

-Bonito eu estou sempre...

Minutos depois, após tratarem de outros temas, Nascimento voltou à seara estética.

-Você acha que eu estava bonito mesmo?

Nenhum comentário: