terça-feira, novembro 06, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Tenho que respeitar o desespero desta pessoa”
Ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral do Planalto, sobre Marcos Valério

CHALITA COBRA DE HADDAD ADOÇÃO DO SEU PROGRAMA
Presidente do PMDB-SP, o deputado Gabriel Chalita se encontrará esta semana com o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para discutir a prometida adoção do seu plano de governo. Na lista, está a implantação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a revitalização do Centro, o Poupatempo para pessoas jurídicas, escolas de tempo integral e dois corredores expressos na cidade.

QUALQUER UM
Chalita também continua na expectativa de assumir um ministério de Dilma. Ele considera cargo na prefeitura “pequeno demais” para ele.

BRIGA DE FOICE
As diversas facções do PT estão mobilizadas para ocupar espaços na gestão de Fernando Haddad. Querem cargos que “furam poço”.

BORN IN USA
É duro ser americano: além de não ser feriado, sem urnas eletrônicas o resultado da eleição presidencial de hoje talvez demore uma semana.

APAGÃO 
No Twitter, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) pega carona na frase de Lula: “De post em post, [vamos] democratizar a comunicação”.

EXERCÍCIO DE ‘TIRO REAL’ DO EXÉRCITO IRRITOU DILMA
A presidente Dilma tem medo de avião e, na aproximação para pouso, gosta de monitorar de uma tela as atitudes do comandante do Airbus 319. Ela percebeu que perto de Brasília o avião fazia uma volta pouco comum. Interpelou o piloto, e foi informada que havia um “exercício de tiro real” do Exército no campo de provas de Formosa (GO) e, por precaução, a aeronave fora desviada. Madame deu o maior piti.

SÓ DE FESTIM
Chegando em Brasília, Dilma ordenou ao ministro da Defesa e aos milicos: doravante, exercício de tiro real no DF só com sua autorização.

LAMENTO
O renomado Knight Center for Journalism, da Universidade do Texas, lamentou em nota o sepultamento do “revolucionário Jornal da Tarde”.

SORRIA, MEU BEM
Se faltava motivo, agora já tem: o Ministério da Saúde gastará R$ 7,4 milhões em próteses dentárias para desdentados de 18 Estados.

DENTE DE LEÃO
Outra boca inquieta Lula e os mensaleiros, além de Marcos Valério: a do doleiro Toninho da Barcelona. Sabe tudo sobre a corretora Bônus Banval, a Havaí Turismo, o Banco Rural e a offshore Trade Link Bank.

INIMIGO MEU
Lula quer que Dilma rompa a tradição de ir à posse do novo presidente do STF, dia 22, em represália ao trabalho de Joaquim Barbosa como relator do processo do mensalão. O ministro ainda espera a audiência que pediu para entregar o convite pessoalmente à presidente.

PM: PATRULHA DE MENTIRA
São apenas cenográficos os voos da PM na Barra de São Miguel. Domingo, uma senhora foi assaltada enquanto caminhava na orla, a cem metros do hotel Kenoa, e acenou duas vezes à passagem do helicóptero da PM, pedindo socorro, uma delas 1 minuto após o crime, e foi solenemente ignorada.

O CLONE
Membros do PMDB já acham que foi mau negócio filiar Paulo Skaf com a promessa de fazê-lo candidato ao governo de São Paulo em 2014. Alegam que sua antipatia não é menor que a do tucano José Serra.

O TRIUNFO DA DROGA
Análise de urina colhida em estações de esgoto de Brasília, de autoria de Rafael Feitosa, orientada pelo professor Fernando Sodré, do Instituto de Química da UnB, revela que residentes na capital cheiram 20.000 doses de cocaína (700kg) por ano, em cada mil habitantes.

SIMPLES ASSIM
Depois falam mal do Brasil: um brasileiro de 25 anos, preso com quatro quilos de cocaína no aeroporto belga de Bruxelas, foi dispensado para voltar ao Brasil, por falta de intérprete de português, diz jornal local.

NOVA CHANTAGEM
Promovendo apagões diários em Brasília, a estatal de energia CEB iniciou uma nova greve por aumento salarial e um “bônus” de R$ 8 mil para cada funcionário. É brincadeira! Com o serviço vagabundo que prestam, manter os atuais salários já seria injusto com o contribuintes.

FENÔMENO ‘SEVERINO’
Grupos da base aliada já falam sobre um “fenômeno Severino” nas eleições à Presidência da Câmara em 2013, devido às mágoas em relação ao governo e ao desconforto com Henrique Alves (PMDB-RN). 

ENCANTOS PARISIENSES
Isto é que é choque cultural: o governador Tarso Genro (PT) saiu dos “laços comerciais” que estreitou em Cuba, direto para homenagem da Câmara de Comércio Brasil-França, no rico hotel George V, em Paris.

DIA DA HIENA
Celebra-se, neste dia 7, o Dia Nacional do Riso. Mas, afinal, rir de quê? 


PODER SEM PUDOR

BAIONETAS E OS HOMENS

Pelópidas da Silveira foi destituído da Prefeitura do Recife, no rastro do golpe militar de 1964. Preso no 7º Batalhão de Obuses, em Olinda, ele conseguiu assistir na televisão da sala dos oficiais ao noticiário mostrando a posse do substituto. Comentou com um militar, ao lado:
- Veja, coronel. Essa mesma Câmara que votou o meu impeachment hoje, por 20 a 1, é a mesma que vivia a meus pés, pedindo favores...
- Como é a natureza humana, hein, dr. Pelópidas?! - reagiu o oficial.
- A natureza humana sob baionetas, coronel - corrigiu.

Nenhum comentário: