quinta-feira, novembro 29, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe”
Ex-deputado Roberto Jefferson, ao comentar sua condenação em regime semiaberto


PT E LULA TENTAM BLINDAGEM CONTRA CPI DA ROSE

Lideranças do governo e do PT e o próprio ex-presidente Lula estão trabalhando intensamente, nos bastidores, conversando inclusive com dirigentes da oposição, para barrar eventual proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar corrupção e tráfico de influência de servidores federais, incluindo a ex-chefe do Gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, a “Rose”.

VOTO DE CONFIANÇA

Lula tem telefonado a políticos oposicionistas, pedindo “voto de confiança” até que as investigações da Porto Seguro sejam concluídas.

PEGANDO LEVE

O empenho de Lula pode estar por trás da decisão do PSDB de “pegar leve” com o ex-presidente enquanto não surgirem “fatos novos”.

URTICÁRIA

Ao Palácio do Planalto tampouco interessa uma CPI fuçando eventuais maracutaias que envolvam a Advocacia Geral da União no escândalo.

NOITES INSONES

Não se perde sono no governo com a sorte dos irmãos Paulo e Rubens Vieira, diretores da ANA e Anac, que estão em cana. Já com Rose...

LULA AUTORIZAVA A ‘CARONA’ DE ROSE NAS VIAGENS

Nas quase trinta viagens nacionais e internacionais na comitiva do ex-presidente, a ex-chefe de gabinete e amiga íntima de Lula, Rosemary Nóvoa de Noronha, raramente constava do “manifesto” – a lista oficial de passageiros em aviões militares, no caso, o Air Force 51 da Força Aérea Brasileira. Obrigatória na aviação comercial, a lista era “furada” por Lula, que tinha a palavra final sobre o assunto, não o comandante.

MANDA QUEM PODE

Comum na FAB, a “carona” se institucionalizou com Lula: “Só doido decidiria desautorizá-lo”, diz, sob anonimato, ex-autoridade militar.

VIDA PRIVADA

Os jornais franceses, que gostam do “esporte”, ignoraram o escândalo Lula-Rose. Os americanos, que gostam mas disfarçam, também.

TUDO LEGAL

A FAB diz que o Diário Oficial publica a lista da comitiva presidencial, previamente identificada e autorizada, e cumpre normas de segurança.

NEGÓCIO DA CHINA

Lula foi à China em 2010 (sem Rose) pedir investimentos de US$ 2 bilhões no complexo portuário Barnabé-Bagres, em Santos (SP), alvo do inquérito da Polícia Federal. Lá, como se sabe, corrupção acaba em tiro.

SEGREDO DE POLICHINELO

“Se o avião caísse sem Rose na lista, todos saberiam que estava lá”, diz figura constante à época das viagens de Lula”, acrescentando que a então primeira-dama, Marisa, sabia das viagens, “mas não de todas”.

ACORDO POR PERILLO

Em troca do apoio do PSDB a Renan Calheiros (AL) e Henrique Alves (RN) para as presidências do Senado e da Câmara, o PMDB se comprometeu a tentar livrar o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, indiciado pelo relator da CPMI do Cachoeira. O PT é contra.

NÃO DÁ IDEIA

Se os deputados condenados continuarem com seus mandatos – como diz o regimento da Câmara –, os agentes penitenciários terão direito a pedir isonomia salarial com os funcionários dos gabinetes deles.

O APLAUSO DE EJ

A atuação do ministro revisor do mensalão mereceu surpreendentes elogios do tucano Eduardo Jorge Pereira. O ex-ministro de FHC acha que Ricardo Lewandowski fundamenta muito bem os seus votos.

RAPOSA EM GALINHEIRO

Os deputados de Rondônia escolheram o ficha-suja Nilton Capixaba (PTB) para coordenar as ações da bancada. Ele é acusado de receber propina para favorecer quadrilha no escândalo dos sanguessugas.

EXPECTATIVA DE UNS...

Palestinos esperam que nesta quinta a ONU cumpra, 65 anos depois, a resolução 181, de 1947, criando os estados de Israel e da Palestina e aquela, de 1967, que determina a devolução das áreas ocupadas.

...E DE OUTROS

O grupo Hamas, que controla a Autoridade Palestina, tornaria mais dignificante sua luta abandonando o terrorismo, que faz o mal sem olhar a quem, e acabando a férrea censura prévia à sua imprensa.

PENSANDO BEM…

…ao contrário do que previu Delúbio Soares, foi Lula e não os mensaleiros que acabou em “piada de salão”.


PODER SEM PUDOR

LATINHA NA CABEÇA

Secretário de Educação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Gabriel Chalita ganhou uma excelente oportunidade de ficar calado. Mas não ficou. Para dar uma mãozinha ao então ministro Paulo Renato (Educação), que bateu boca com a prefeita Marta Suplicy, Chalita a atacou por manter cinquenta "escolas de latinha", em calorentas instalações de metal. Um assessor o cutucou, na frente de jornalistas:

- O governo do Estado tem 200 escolas como essa, secretário.

Chalita engoliu seco e mudou de assunto.

Nenhum comentário: