terça-feira, novembro 27, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A relação dela [Rose] com o poder é de muita intimidade”
Senador Álvaro Dias (PR), líder do PSDB, sobre Rosemary Noronha, amiga de Lula

EXONERAÇÃO DE ROSE, AMIGA DE LULA, FOI ‘A PEDIDO’

Foi “a pedido” a exoneração de Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de Gabinete da Presidência da República em São Paulo, o que revela sua influência. Sábado (24), o Palácio do Planalto divulgou que a presidente Dilma decidira “demitir” servidores envolvidos no escândalo revelado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Mas “Rose”, amiga do ex-presidente Lula, oficialmente, deixou o cargo porque quis.

ALGUÉM GOSTA DELA

Fonte do Planalto admitiu que a exoneração “a pedido” da ex-chefe de Gabinete foi uma solicitação de Lula, a quem “Rose” é muito ligada.

SAÍDA VOLUNTÁRIA

Para o servidor público, demissão representa desonra e punição, enquanto a “exoneração a pedido” caracteriza saída voluntária.

ALGUÉM GOSTA DELE

Braço direito do ministro Luiz Adams (AGU), José Weber Holanda ainda está preso, mas sua exoneração também foi concedida “a pedido”.

TIA DILMA

Durante as frequentes conversas com o amigo Lula ao telefone, Rosemary Noronha, a “Rose”, sempre se referia a Dilma por “Tia”.

GOVERNO LULA VETOU CONVOCAÇÃO DE ROSE A CPI

A oposição há muito está de olho em Rosemary Nóvoa de Noronha e acompanha sua influência. Por ordem do então presidente Lula, a base governista impediu a aprovação de requerimento que a convocava a depor, na CPI dos Cartões Corporativos. Com isso, o governo passou a considerar “secretos” os gastos dos cartões sob sua responsabilidade, como chefe de Gabinete da Presidência da República em São Paulo.

GASTOS EXORBITANTES

O senador Álvaro Dias (PR), líder do PSDB, lembra bem que os gastos dos cartões corporativos de Rose Noronha eram mesmo “exorbitantes”.

OS SUB DO SUB

A PF caça um motoboy que entregaria documentos da “dra.” Rose (Noronha) a José Dirceu. Lembra o caseiro do escândalo Palocci.

TERRA ARRASADA

Quem viu a extensa documentação da PF na Operação Porto Seguro garante: vem aí o mensalão do B. Muito mais explosivo que o original.

COMO DISSE?

Ninguém entendeu porque petistas acusaram a imprensa de “atingir Lula como aconteceu com Al Capone”. O FBI dos EUA trancafiou o célebre gângster americano através do Imposto de Renda. Hum...

CARESTIA

Demitida da Agência Nacional de Aviação Civil, a filha de Rose, Mirelle Noronha, ganhou quase R$ 170 mil em diárias em dois anos, para o aluguel de apê no Rio, cerca de R$ 2,1 mil mensais. Achava pouco.

DE MULHER PRA MULHER

Tem sabor de vingança para Marta Suplicy a queda da influente chefe de Gabinete. “Rose” se empenhou – ao pé de ouvido de Lula – contra ela e por Haddad, na escolha do candidato do PT a prefeito paulistano.

FINA ESTAMPA

Os aparentemente modestos “brindes” que “madame Rose” recebia em suposta troca de favores compõem seu perfil “discreto”. Ela gostava mesmo era do poder de uma “primeira-dama” nos bastidores.

VIDENTE

Nunca é demais lembrar a profecia do magnífico escritor João Ubaldo Ribeiro, em novembro de 2010: “No máximo, em dois anos, Lula e Dilma estarão brigados”, enfatizando que “quem viver, verá”.

NOME DA BANCADA

Se a presidente Dilma vai mesmo dar ao PMDB um novo ministério, o deputado Lúcio Vieira Lima (BA) quer que “a bancada realmente seja ouvida na escolha do nome, e não apenas o PMDB de São Paulo”.

RUA DA AMARGURA

Quinze funcionários do restaurante do Senado na rua da amargura: a atual concessionária será substituída por um restaurante-escola do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A clientela será cobaia da qualidade da comida e dos serviços.

PELA IGUALDADE

O Serpro alegou que a pesquisa sobre diversidade racial é uma fase do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Participam 95 empresas públicas e privadas do País.

PENSANDO BEM...

...dizendo-se sempre “apunhalado pelas costas”, Lula deveria demitir imediatamente seus guarda-costas.


PODER SEM PUDOR

BEIJOS PARAIBANOS

A festa era em homenagem às bodas de ouro de Severino Teixeira, líder político de Areia (PB). O lendário José Américo compareceu, aos 92 anos, e ficou assistindo a outro convidado ilustre, João Agripino, entornar todas. A certa altura, Agripino fez um emocionado discurso e até beijou o Teixeira. D. Lurdinha, secretária de José Américo, perguntou ao chefe:

- O sr. está se sentindo bem?

- Melhor do que o João Agripino, que já está beijando homem e eu ainda não beijei nem mulher...

Nenhum comentário: