sábado, novembro 10, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Volto a caminhar nas ruas de Havana após várias horas detida”
Yoani Sánchez, jornalista e blogueira, vítima da perseguição da ditadura cubana


PIZZOLATO DECIDE ENTREGAR OS DOIS PASSAPORTES
Condenado no mensalão, o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, está no Rio e entregará os passaportes brasileiro e italiano no início da semana, mas vai contestar a decisão do Supremo Tribunal Federal, um “precedente gravíssimo de exceção”, segundo o advogado dele. Para Marthius Sávio Lobato, é “inédita, antes da sentença transitada em julgado”, a decisão de recolher os passaportes dos réus, além de “afrontar a soberania”. Henrique Pizzolato tem dupla cidadania.

DIPLOMACIA
A questão levantada nesta coluna na quinta (8) foi confirmada pelo Itamaraty: cidadão com dupla cidadania não pode ter passaporte retido.

RESTRIÇÃO
O ministro Joaquim Barbosa determinou a inclusão dos 25 réus na lista de “procurados” da PF, diante da “possibilidade de fuga” deles.

SEM FUGA
Marthius Sávio Lobato critica a “decisão monocrática”, sem aval pleno do STF, e garante: seu cliente Pizzolato não vai fugir.

SEM ATRASO
O advogado de Pizzolato não descarta acionar canais diplomáticos, após análise da intimação, mas jura que não quer atrasar o julgamento.

AÇO, AÇO
Sugestão, ontem, no Twitter: Dilma aumentar o IPI das panelas para evitar reprise do panelaço gigante de quinta (8), que parou a Argentina.

MEC NIVELA POR BAIXO, VALORIZANDO A IGNORÂNCIA
A última prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mostrou que o Ministério da Educação continua adotando a ideologia fracassada de valorizar a ignorância, com número excessivo de questões destacando o padrão Chico Bento do uso da língua. Parece até que o objetivo do MEC é fazer prevalecer o uso inculto da Língua Portuguesa, reduzindo oportunidades de crescimento dos mais pobres.

INDESCULPÁVEL
O ministro Aloizio Mercadante é formado pela USP e tem mestrado e doutorado pela Unicamp. Deveria conhecer o valor da boa educação.

MINISTÉRIO DA DESEDUCAÇÃO
Educar significa melhorar o cidadão e abrir novas oportunidades para seu crescimento pessoal e profissional.

CONTE COMIGO
Pelo pavio curto de alguns ministros no julgamento do mensalão no Supremo, não seria má ideia exibir no intervalo o “Conte até 10” do Conselho Nacional do Ministério Público, contra brigas por impulso.

ANJINHOS DO ECA
No Distrito Federal, durante este ano, 5.437 adolescentes foram “apreendidos” em flagrante ou por determinação da Justiça por terem cometido infrações graves, como estupros e homicídios.

A HORA DO ‘CARA’
Em vez de José Dirceu, setores do PT se articulam para criar um movimento de “defesa” de Lula, começando nas redes sociais, diante do possível filme “queimado” do ex com o julgamento do mensalão.

REPATRIAMENTO
Em parceria com o Itamaraty, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal, identificou que cerca de 50 famílias brasileiras que vivem no exterior pedem, por mês, ajuda para retornar ao Brasil. A maioria sem sucesso.

RETORNO
Ex-chefe do Ministério Público do DF tragado pelo escândalo Caixa de Pandora, Leonardo Bandarra reapareceu na festa do site Congresso em Foco, que premiou os destaques do mundo político, em 2012.

ÚLTIMA QUE MORRE
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) não perde as esperanças de ter apoio do governador Eduardo Campos à sua candidatura à Presidência da Câmara: “Ele está tateando; se ganhar consistência, ele encampa”.

MEXER PARA QUÊ?
Herdeira do espólio político do pai, a deputada distrital Liliane Roriz (PDS) promove campanha contra a instalação de aterro sanitário em Samambaia, próximo a Brasília. Com isso, defende a continuidade do lixão da miserável Estrutural, lugar onde o clã mantém muitos votos.

LOJA DE LOUÇAS
O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) garantiu empréstimo de US$ 220 milhões do BNDES para a brasileira Fanavid implantar uma fábrica de vidros no porto de Mariel, que Dilma vai inaugurar em 2013.

BAIÃO DE DOIS
É tão afinada a dobradinha dos ministros Toffoli e Lewandowski no Supremo, que alguém na plateia sugeriu chamar a dupla de “Lewatoff”.


PODER SEM PUDOR

A ORDEM DOS PRONOMES

Governador de Minas, Benedito Valadares trocou as bolas durante um discurso, na exposição de gado do município de Curvelo:
- Já determinei à Caixa Econômica e aos bancos do Estado a concessão de empréstimos agrícolas a prazos curtos e juros longos!
- É o contrário, governador! - corrigiu um fazendeiro.
Ele respondeu, na bucha:
- Desde que o dinheiro venha, os pronomes não têm importância!

Nenhum comentário: