domingo, novembro 04, 2012

Caldo de cultura - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04\11

Em conversas recentes com Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves foi aconselhado a se aproximar de setores que podem dar fôlego a seu projeto presidencial. Para FHC, essa incursão tem de se dar de forma direta, sem intermediação do PSDB. Os segmentos que Aécio deveria focar são empresários, jovens economistas, artistas e esportistas. O senador já deu início à estratégia e tem feito encontros regulares com expoentes dessas áreas em São Paulo, em Brasília e no Rio.

Calçada da fama 
Entre os habitués dos convescotes no Rio estão celebridades como o ex-jogador Ronaldo Nazário, o apresentador Luciano Huck -que ofereceu jantar para Aécio em sua casa- e a atriz Carolina Dieckmann.

Vai passar 
A ideia é resgatar o clima da campanha das Diretas-Já, quando artistas e atletas ajudaram a lotar comícios em apoio à candidatura do avô do mineiro, Tancredo Neves, à Presidência.

Dois na... 
Dilma Rousseff vai aproveitar a inauguração de uma adutora em Guanambi para marcar presença na reunião do conselho da Sudene, em Salvador, sexta-feira.

... ribalta 
Ao comparecer ao encontro de governadores, a presidente evita que Eduardo Campos (PE), virtual presidenciável em 2014, monopolize a pauta das prioridades do Nordeste -região em que o PSB superou o PT nas eleições- com a União.

Tudo... 
Embora oposicionistas tenham apresentado emendas para acelerar a implantação do Bilhete Único Mensal e o fim da taxa de inspeção veicular, o QG de Fernando Haddad está tranquilo quanto à tramitação do Orçamento de 2013 na Câmara.

...dominado 
Relatores da peça, Roberto Trípoli (PV) e Wadih Mutran (PP) sinalizaram à equipe do prefeito eleito que negociarão diretamente com ele os aditivos que serão contemplados no projeto.

Turbulência... 
Depois de centralizar o comando da aviação comercial no país, a Secretaria de Aviação Civil pretende agora dar mais poder para a Anac. A mudança será feita por medida provisória, que já está pronta.

... à vista 
A agência baixará normas e regulamentos, cuidará das questões administrativas e será a instância máxima para discussão de multas. O teto das sanções às companhias aéreas, que já tinha aumentado mais de mil vezes, passará de R$ 20 milhões para R$ 50 milhões.

Bê-a-bá 
Dilma e o ministro Aloizio Mercadante (Educação) lançam na quinta-feira o Pacto Nacional da Idade Certa, no Palácio do Planalto, com a presença de governadores, prefeitos e secretários.

2 + 2 = 4 
O objetivo da ação é fazer com que todas as crianças dominem as quatro operações matemáticas, leiam e interpretem um pequeno texto até os oito anos. Em alguns Estados, mais de 30% dos alunos nessa idade não têm essas habilidades.

Desabafo 
Mulher de José Dirceu, Evanise Santos afirma que sua condenação foi "injusta''. "O Zé nunca foi chefe de quadrilha ou se envolveu com qualquer acordo financeiro entre partidos.''

No ar 
Ela diz que a família não discute a possível prisão de Dirceu. "Estamos mais juntos que nunca, mas não é assunto em pauta. Ele sempre repete: 'Fique firme'."

Cara limpa 
O criminalista Alberto Toron, candidato à presidência da OAB-SP, esclarece que não defende o uso recreativo das drogas, e sim a descriminalização do uso. "Defendo que o usuário de drogas não seja tratado como criminoso, e sim de uma forma mais eficiente."

TIROTEIO

O objetivo do governo é meramente político. As UPPs que eles querem trazer para São Paulo são as Unidades de Política Petista.

DO EX-GOVERNADOR ALBERTO GOLDMAN (PSDB) sobre a ideia de implantar em São Paulo as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro.

CONTRAPONTO


Tradução simultânea

Em viagem oficial à Argentina, na semana passada, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) conversava com Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires, que perguntou sobre as obras dos estádios para a Copa.

-Ministro, e ''la hierba''? -, questionou.

Aldo entendeu que ele se referia à verba para obras -já que, em português, "erva" é gíria para dinheiro- e respondeu que os repasses estavam em dia.

-Ele perguntou sobre a grama -, soprou alguém.

-Ah, a erva estará pronta também -, respondeu Aldo, como sempre em bom português.

Nenhum comentário: