domingo, novembro 25, 2012

Cabral irrita Dilma - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 25/11

A presidente Dilma está incomodada com as gestões do governador Sérgio Cabral (PMDB) em defesa dos royalties. A interlocutores, comenta que ele está inflamando demais a população do Rio perto do prazo limite para ela sancionar ou vetar o texto, dia 30. O Planalto teme que a forma emocional como Cabral está conduzindo o processo acabe colocando um abacaxi no colo de Dilma

Planalto frustra movimento pró-Dirceu
Setores petistas e governistas ligados a José Dirceu começaram a se movimentar para que a presidente Dilma faça qualquer gesto em favor do ex-ministro, criticando a condenação por mais de dez anos imposta pelo STF. O grupo de Dirceu não ficou satisfeito com a única declaração da presidente, logo após a dosimetria de sua pena. Na ocasião, a presidente disse acatar as sentenças do STF e que não as discute. "O que não significa que alguém neste mundo de Deus esteja acima dos erros e paixões humanas", afirmou. Com esta frase, Dilma encerrou o capítulo mensalão e não fará nenhuma referência mais ao assunto.

“O governador Marconi Perillo tinha uma relação íntima, próxima, e o seu governo estava todo comprometido com os negócios do Sr. Carlos Cachoeira” 
Randolfe Rodrigues Senador (PSOL-RR)

Retrato do Brasil
A WWF-Brasil encomendou uma pesquisa ao IBOPE sobre a aplicação da Lei de Resíduos Sólidos. Resultado: o brasileiro está disposto a separar o lixo em casa, mas não aceita de forma alguma pagar uma taxa para ter a coleta seletiva.

O espaçoso
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) acha que ainda é ministro da Ciência e Tecnologia. Na Espanha, deu um chega pra lá no ministro Marco Antônio Raupp e anunciou novidades do Ciência sem Fronteiras, para uma comitiva presidencial atônita. De seu gabinete, vive ligando para a antiga pasta pedindo informações.

O fim do mundo Maia
A despeito da profecia Maia do fim do mundo no dia 12/12/12 às 12h12min12s: o Brasil estará sendo governado justamente por Marco Maia, presidente da Câmara. A presidente Dilma estará na Rússia e o vice Michel Temer em Nova York.

Hora do acerto
O Planalto admite que errou ao não conversar com o governo de Minas Gerais sobre concessões da Cemig e determinou força-tarefa para resolver a questão. Ministérios e estatal estão em contato e a expectativa é que haja acordo antes de 4 de dezembro, prazo de adesão à renovação das concessões. A presidente Dilma e o governador Antonio Anastasia farão o anúncio juntos.

As exceções criam nova regra
O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) acusa o governo de ter feito, de MP em MP, uma nova lei de licitações. Primeiro foram as exceções para Copa e Olimpíadas, depois para o PAC e obras da Educação. E agora para as obras da saúde.

Superando metas
O Brasil sem Misérias conseguiu matricular 20 mil alunos a mais do que o previsto para 2012 em cursos profissionalizantes para que, a médio prazo, deixem de depender dos programas sociais. A meta eram 230 mil até dezembro.

A DISPUTA pela liderança do PMDB está afunilando em direção a três nomes: Eduardo Cunha (RJ), Marcelo Castro (PI) e Sandro Mabel (GO).

PARTIDO DA LULUZINHA
O Brasil já tem 30 partidos. Mas há quem ache pouco. Além da volta da Arena, criada pela ditadura em 1966 para dizer “sim, senhor”, outras 12 legendas, acredite, estão em processo de formação. Uma delas leva o nome de... Partido da Mulher Brasileira (PMB). Mas homem seria bem-vindo:

— Mulher só entra em destaque na política quando os homens dão brecha. Princesa Isabel só assinou a Lei Áurea quando o marido saiu de cena. Quero um partido que lute pela conscientização da importância do voto feminino. As mulheres não deveriam ser obrigadas a trocar de título quando mudam seu estado civil — reivindica Suêd Haidar, 53 anos, presidente do PMB.

As mulheres são 52% da população brasileira. Desde 2008, Suêd, com pouca maquiagem e algum salto alto, corre o país atrás de assinaturas para o registro definitivo no TSE. Já conseguiu 478 mil. Enquanto isso, é filiada ao PTdoB, presidido por... um homem. Faltam 75 mil assinaturas. Em quatro anos, já montou diretórios em 11 estados. De 11 presidentes regionais, só três são mulheres. Suêd confessa que é difícil achar mulher interessada. Uma militante, diz, não entrou para o PMB por um detalhe: “Tenho que ouvir meu marido.” Ele foi contra.

No segundo casamento há 37 anos, mãe três filhos e avó de uma menina de 5 anos, Suêd conta que nunca dependeu de homem. Filha de ex- faxineira, foi lavadeira em São Luiz Gonzaga, MA, e quebrou coco e pedra para sobreviver. Chegou ao Rio em 1977 e foi uma das primeiras mulheres metalúrgicas do Estaleiro Caneco. Era soldadora. Católica, formou-se assistente social e criou um curso de pedreiro para mulheres na Arquidiocese.

Suêd, que teve a ideia de criar um partido de mulheres em 2000, chama Dilma de “presidenta” e não esconde a simpatia pela chefe do Executivo. Sobre Maria Madalena, a prostituta perdoada por Jesus, está convencida: “Ela só se curvou diante do filho de Deus.”

Na Creche Comunitária Luiz Carlos Prestes, que fundou na Pavuna, na Zona Norte do Rio, ela sofreu a influência da tia Maria José Aragão, comunista. Ex-pedetista, jura que sempre esteve na oposição, mas não pinta a cor ideológica do seu PMB: “No Brasil, hoje, a esquerda se alia à direita e vice-versa.” Mas aí essa é outra história.
Jorge Antonio Barros

Um comentário:

Anônimo disse...

Sérgio Cabral está fazendo o certo, a presidente está incomodada com tanta pressão vinda de todos os lados.