sexta-feira, novembro 16, 2012

Assunto espinhoso - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 16/11

A equipe de Fernando Haddad já se debruça sobre a cobrança judicial para que Paulo Maluf repatrie verbas do município que teriam sido desviadas para a Ilha de Jersey, estimadas em US$ 22 milhões pelo Ministério Público. A ação vem sendo tratada entre o futuro secretário de Negócios Jurídicos, Luís Fernando Massonetto, e o atual, Cláudio Lembo. Será entregue um relatório de valores e ações cabíveis a Haddad, que prometeu levar adiante a execução da dívida do aliado.

Desandou A exemplo do que ocorreu com Vicente Candido, não avançaram as conversas para Ricardo Berzoini integrar o secretariado de Haddad. O que pegou foi a exigência do prefeito de que os deputados que forem para o governo desistam de disputar a reeleição em 2014.

Rosa choque Integrante da equipe de transição e cotada nas bolsas de aposta para assumir uma pasta no primeiro escalão, Ursula Peres deverá integrar a equipe da também economista Leda Paulani na Secretaria de Planejamento da prefeitura.

Assentamento Na conversa que teve com Aguinaldo Ribeiro (Cidades) na segunda-feira, Haddad recebeu nomes do PP. O partido de Maluf deve indicar o titular da pasta da Habitação, que também é cobiçada pelo PT.

Sem-teto Caso seja feito o acerto com o PP, Haddad terá de encontrar outra pasta para abrigar o grupo do deputado federal Paulo Teixeira, um dos primeiros entusiastas de sua candidatura. A Mensagem ao Partido pretendia alojar o deputado estadual Simão Pedro na Habitação.

Quem avisa... Embora seus aliados condenem o namoro de Gilberto Kassab com o PT, José Serra não desistiu de manter o prefeito na órbita tucana. Fez chegar a Geraldo Alckmin que não seria prudente retaliar o PSD em razão do ingresso da sigla na base de Dilma Rousseff.

... amigo é Kassab tem dito que seu partido "não está na base de Alckmin" desde que Guilherme Afif foi "demitido" da Secretaria de Desenvolvimento. O vice-governador preside o conselho de PPPs e deve assumir o Bandeirantes interinamente na semana que vem, caso o tucano viaje para a França.

Floripa, aí vou eu Membros do governo brincam que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) deveria emendar o feriado para evitar ficar sob as ordens de seu desafeto Marco Maia (PT-RS), que assume a Presidência hoje com as viagens de Dilma Rousseff e Michel Temer.

Cheiro... Presidente da CPI do Cachoeira, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) procurou Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para demover o grupo dos chamados ''independentes'' da decisão de entregar uma representação criminal à Procuradoria Geral da República antes da apresentação do relatório final de Odair Cunha (PT-MG).

...de pizza A pressão de Vital e de Cunha, somada a discordâncias internas entre o grupo, funcionou e a representação foi adiada sem nova data para ser protocolada.

Revisor O relatório do petista na CPI vai passar pelo crivo da bancada do PMDB antes de ser apresentado à comissão. Os peemedebistas, preocupados em blindar a Delta e o governo do Rio, terão poder de veto sobre as propostas de indiciamento.

Pitbulls "É briga de cachorro grande", diz um cacique do PMDB sobre a dificuldade de acordo para votar o marco civil da internet. A Andrade Gutierrez, maior acionista da Oi, contrária ao princípio da neutralidade da rede, doou R$ 65 milhões para vários partidos em 2010.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"O governador tem de montar um gabinete de crise e apresentar um plano de ação articulado com o governo federal."

DO DEPUTADO ESTADUAL EDINHO SILVA (SP), presidente estadual do PT, sobre a crise na segurança, com aumento de homicídios em vários pontos do Estado.

contraponto

Davi e Golias

Depois de se enfrentarem numa eleição acirrada pela Prefeitura de Salvador, o vencedor, ACM Neto (DEM), e Nelson Pelegrino (PT) reassumiram os mandatos na Câmara. Na sessão de terça, os dois ex-rivais estavam lado a lado, evidenciando a diferença de altura entre eles.

-Uma coisa a Dilma aprendeu na eleição -, disse Pauderney Avelino (DEM-AM) a um colega no plenário.

Diante da curiosidade do outro, deputado emendou, evocando a menção da presidente à baixa estatura de Neto em discurso no palanque do PT na capital baiana:

-Que em política tamanho não é documento...

Nenhum comentário: