sábado, novembro 24, 2012

A festa das avaliações - HÉLIO SCHWARTSMAN

FOLHA DE SP - 24/11


SÃO PAULO - Saíram as notas do Enem por escolas. Amanhã, universitários farão o Enade. A essas provas somam-se Saresp, Prova São Paulo, Pro­va Brasil etc. A profusão de exames para medir a qualidade do ensino em todos os âmbitos atesta que a avaliação veio para ficar.

E é ótimo que seja assim. Até meados dos anos 90, quando esses testes foram introduzidos, o nível do ensino das diversas re­des só podia ser adivinhado. A definição de políticas partia de exercí­cios de imaginação.

Implantar a avaliação não foi fácil. Autoridades tiveram de enfrentar a resis­tência dos alunos e a oposição dos sindicatos, mas as provas foram se multiplicando e ganhando sofisticação. Hoje, com o auxílio da Teoria da Res­posta ao Item (TRI), certos exames permitem comparar estudantes submetidos a pro­vas diferentes e avaliar a per­formance de uma instituição ao longo do tempo.

Não se deve, porém, perder de vista que os testes são uma ferramenta para pro­mover a qualidade do sistema, não um fim em si mesmo.

O modo como o público e a mídia recebem esse emaranha­do de exames tampouco é o mais sábio. É tolice, por exem­plo, imaginar que haverá mu­danças importantes nas notas ou nos rankings todos os anos. Se elas vierem, o mais provável é que tenha havido um proble­ma com o universo de examinandos ou a prova. Ganhos e perdas na educação tendem a seguir ritmo incremental.

A própria ideia de ranking merece cautela. Listas de melhores e piores são úteis, mas é necessário levar em conta as limitações da avaliação.

Um caso emblemático é o das escolas particulares de elite, que travam disputas milimétri­cas pelas primeiras posições no Enem. É fácil ganhar frações de ponto selecionando só os melhores alunos para fazer a prova, que não é obrigatória. Assim, um colégio que ofereça bolsas para alunos pobres ou que não ex­pulse os repetentes acaba, mais por suas virtudes que defeitos, perdendo posições.

Nenhum comentário: