quarta-feira, outubro 03, 2012

TORPEDOS PELO CELULAR - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 03/10


O escritor Fernando Morais e o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, acabam de fazer discurso em homenagem ao ex-secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, num jantar que ofereceram a ele na sexta, em São Paulo. O diplomata pede a palavra.

Apontado como figura central no governo do ex-presidente Lula, "num tempo em que, como dizia Chico Buarque, o Brasil deixou de falar grosso com os vizinhos e de falar fino com os EUA", segundo Morais, Guimarães agradece ao escritor, anfitrião do encontro.

E reverte a homenagem. "Sinto-me emocionado. No entanto, entre nós aqui há quem tenha lutado com mais vigor e com mais sofrimento para diminuir as nossas inaceitáveis desigualdades. Sofreram. E ainda sofrem. Não preciso citar nomes."

A plateia -entre outros, a atriz Letícia Sabatella e o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto- se vira na direção de José Dirceu. O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula esboça um sorriso. Está ainda mais magro e com os cabelos mais compridos do que o habitual. Hoje, ele começa a ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). É possível que seja condenado e até preso.

"As classes tradicionais -ou, se preferirem, retrógradas, reacionárias- nunca vão aceitar que um nordestino [Lula] tenha se transformado em um líder respeitado e reconhecido internacionalmente. É disso que se trata. É isso o que estamos vendo", disse Guimarães, no que foi entendido como uma referência ao julgamento do mensalão e de Dirceu.

"Nunca vão aceitar que esse operário tomou o poder", diz o diplomata. "Ou melhor, tomou uma parte do poder do Estado. Não todo. Não tenhamos ilusão. Vivemos numa plutocracia, que precisa virar uma verdadeira democracia."

Depois do discurso de Guimarães, os convidados começam a jantar. Enquanto todos comem, Dirceu fala ao telefone. Ou dispara torpedos freneticamente pelo celular.

LOIRA INTELIGENTE
Cleo Pires dá sua opinião sobre o mensalão na edição comemorativa de dez anos da revista "Estilo", nas bancas nesta semana. "Claramente a questão aí deveria ser a reforma política", diz a atriz, que está na nova novela das 21h da Globo, "Salve Jorge".

A filha de Glória Pires e Fábio Junior comenta o que a levou a ficar loura. "Ainda não sei explicar racionalmente o porquê, mas me deu muita vontade de radicalizar, de mudar." Cleo, 30, dá o recado: "Não pintei o cabelo para ninguém achar bom ou ruim".

O CÉU É O LIMITE
Além de monitorar diárias atuais de hotéis no Brasil no período de seis meses, até janeiro, a Embratur passará a levantar também os preços já cobrados para os próximos grandes eventos esportivos. O objetivo é evitar abusos como os ocorridos na Rio+20. Diferenças inexplicáveis entre o que é cobrado no balcão e na internet, por exemplo, vão ser questionadas. Ministério da Justiça e Ministério Público poderão ser acionados.

NO ALTO
Em sites de busca como o Booking.com, por exemplo, o hotel Promenade Visconti, em Ipanema, aparece com diária de R$ 10 mil no fim de semana da final da Copa das Confederações (dias 28, 29 e 30 de junho de 2013). O hotel diz que há um erro no site e que a reserva em sua central sai por R$ 962 no período. Na internet, o preço nas alturas se mantém há semanas.

CALENDÁRIO
Os resultados dos primeiros seis meses da comparação de tarifas de dez cidades brasileiras com capitais no exterior serão divulgados em janeiro de 2013.

DE VOLTA
Marcus Buaiz, sócio de Ronaldo na 9ine, está deixando o cargo de diretor-executivo na empresa. Permanece como conselheiro. E reassume a sua própria holding, que administra baladas como Royal, Provocateur e Louis.

FESTA À MOSTRA
Depois de perder um patrocinador e desistir de organizar evento de abertura, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo fechou parceria com o Anhembi. E vai realizar lá festa para 1.500 pessoas no dia 18.

FORA DE CASA
Fernanda Montenegro não vai votar na eleição deste ano. É que ela está em Porto Alegre para filmar um especial de final de ano da Globo. "Eu não voto mais", revela à coluna. "Nem para presidente. Meu último voto foi para o Lula há quase dez anos." Como tem 83 anos, a atriz não é mais obrigada a ir às urnas. E acha que o voto, no Brasil, deveria ser facultativo.

EM CASA
E Fernanda diz que tem boas expectativas em relação à nova ministra da Cultura, Marta Suplicy. "É impossível não olhar a Marta de outra maneira do ponto de vista cultural depois de passar pelos CEUs", afirma. A atriz já fez turnê com o monólogo "Viver sem Tempos Mortos" nos 21 centros educacionais criados pela ex-prefeita.

PARABÉNS...
O Masp terá entrada gratuita amanhã e ficará aberto das 10h às 20h, para comemorar seus 65 anos.

... PARA O MASP
Às 20h30, o museu fará concerto com o maestro João Carlos Martins regendo a Filarmônica Bachiana do Sesi-SP para convidados. Além de música clássica, a apresentação terá o samba-enredo da Vai Vai de 2011, "A Música Venceu", que conta a história de Martins.

IVETE SP
A cantora Ivete Sangalo escolheu data e lugar para lançar a turnê "Real Fantasia", de seu novo disco: será no dia 30 de novembro, no Via Funchal, em São Paulo.

CURTO-CIRCUITO

A exposição "Cenas de um Encontro de Fé" será inaugurada hoje no Museu de Arte Sacra, às 19h30.

Ives Gandra da Silva Martins e Paulo de Barros Carvalho lançam o livro "Guerra Fiscal - Reflexões sobre a Concessão de Benefícios no Âmbito do ICMS". Hoje, às 19h, na sede da editora Noeses.

Regina de Moraes faz hoje bingo beneficente para Dona Filhinha, às 14h, no bufê Rosa Rosarium.

A mostra "Occupancy", de João Castilho, abre hoje na 1500 Gallery, em NY.

O arquiteto e colunista da Folha Guto Requena fala hoje no Senac Santa Cecília, a partir das 19h30.

Nenhum comentário: