segunda-feira, outubro 15, 2012

Salto rosa - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 15/10


A indústria foi o setor em que as mulheres obtiveram maior ganho salarial em relação aos homens na década. Eles tiveram aumento de 26,9%. E elas, de 31,7%. Os dados são do Ministério do Trabalho.

MEDALHA

A melhoria nas condições de trabalho também atrai mais mulheres para o ensino profissional. Nos últimos dez anos, aumentou cinco vezes a participação feminina na Olimpíada do Conhecimento -competição nacional promovida pelo Senai, que reunirá em novembro os melhores estudantes da educação técnica do Brasil. Elas eram 28 competidoras em 2002. Agora, são 141.

CÊ JURA?

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, não reagiu com a alegria que se espera de um aliado ao tomar conhecimento dos números das pesquisas Datafolha e Ibope que, em SP, dão vantagem ao PT, com quem seu partido, o PSB, está coligado. Em mais de uma conversa, chegou a semear dúvida em relação à margem de dez pontos que Fernando Haddad (PT-SP) tem sobre José Serra (PSDB-SP).

DIVIDIR E GOVERNAR

Interlocutor do governador diz que Campos não ficaria exatamente chateado se o partido de Lula saísse enfraquecido com uma derrota na cidade -quando ele despontaria definitivamente como maior vitorioso das eleições. Ao mesmo tempo, Campos veria o PSDB seguir dividido em relação a dois candidatos à Presidência: Serra e Aécio Neves (PSDB-MG).

CORAÇÃO

Hebe Camargo não estava sozinha no quarto quando teve uma parada cardíaca, na manhã de 29 de setembro. Havia enfermeiras de uma empresa de "home care" acompanhando a paciente 24 horas por dia. Os médicos que cuidavam da apresentadora foram informados imediatamente.

NEM UM SEGUNDO

A informação de que um segurança teria encontrado Hebe já sem vida e sozinha "é uma bobagem de um funcionário que levava os cachorros para passear", diz auxiliar da apresentadora. "Ela não ficou desassistida nem por um segundo", afirma o médico Euro Palomba, responsável pela UTI instalada no quarto da apresentadora.

ADAUTO NO GARIMPO

O ator Daniel Oliveira não poderá mais fazer o filme "Serra Pelada", de Heitor Dhalia. Em seu lugar entra Juliano Cazarré, o Adauto de "Avenida Brasil". Wagner Moura, afirma o diretor, continua no elenco, que também conta com Matheus Nachtergaele, Júlio Andrade e Sophie Charlotte. "Começaremos as filmagens em São Paulo no dia 29. O Wagner conseguiu reorganizar a agenda dele e estará no longa", diz Dhalia.

A PRAÇA É DE QUEM?

Dez dias depois de inaugurada, após reforma que custou R$ 55 milhões, a praça Roosevelt, no centro de São Paulo, já tem fissuras no degrau de concreto e corrimões descascados. A prefeitura diz que a reforma está em fase de adaptação e que vistorias já estão em andamento.

MUTIRÃO

O governo estadual começa a aplicar hoje testes para HIV e sífilis em cerca de dez mil presas. O mutirão atinge 19 unidades prisionais do Estado. Ficam de fora em torno de 1.400 mulheres detidas em cadeias públicas.

NELSON CEM ANOS E AINDA NOVO
O diretor Walter Lima Jr. e as atrizes Priscila Gontijo e Vanessa Prieto foram à abertura da mostra "Nelson Rodrigues 100 Anos", no teatro do Sesi da avenida Paulista. O projeto em homenagem ao cronista e dramaturgo é curado por Ruy Castro, seu biógrafo e colunista da Folha. A programação tem montagens inéditas de peças do autor.

ARTE SERPENTEIA

As artistas Lenora de Barros e Marina Saleme se encontraram no lançamento da mostra "Serpentes", de Carmela Gross. A ceramista e atriz Lidia Lisboa também foi à galeria Vermelho.

Curto-circuito

Acontece hoje a 15ª edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, na Sala São Paulo, a partir das 19h30. Milton Nascimento se apresenta, e Dan Stulbach é mestre de cerimônia.

Luiz Felipe Moura e Gabriel Matarazzo lançam o livro "Mulheres do Brasil". Hoje, às 19h, no MIS.

Língua de Trapo faz show no bar Melograno. 12 anos.

O ministro Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia) é esperado na abertura da Expocietec 2012, que será realizada na sede da Fecomercio de São Paulo hoje e amanhã.

Nenhum comentário: