sexta-feira, outubro 12, 2012

Rebelião sindical - VERA MAGALHÃES -


FOLHA DE SP - 12/10


Contrariados com o apoio do PDT paulistano a José Serra no segundo turno, dirigentes de seis centrais sindicais marcaram para quarta-feira ato no qual expressarão repúdio ao candidato tucano e embarcarão na campanha de Fernando Haddad. Articulado ontem, o movimento é liderado pela CTB e CUT e terá reforço de alas dissidentes da Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB. O manifesto dos sindicalistas pró-Haddad será lido pelo pedetista Brizola Neto, ministro do Trabalho.

O que é isso... Idealizadores do evento, previsto para o Sindicato dos Eletricitários, querem sublinhar as razões do apoio. "Serra tem histórico de enfrentamento com movimentos sociais e demissão de grevistas", diz Wagner Gomes, que preside a Central dos Trabalhadores do Brasil.

... companheiro? Um dos objetivos da manifestação é isolar Paulinho (PDT), enfraquecido com a votação inferior à esperada e apontado como responsável pela perda da única vaga da sigla na Câmara. Foi dele a iniciativa de levar o partido a Serra.

Saldo Em que pese a desvantagem no Datafolha, o QG de Serra considera a largada do segundo turno positiva. "Três partidos vieram, o PRB ficou neutro e o PT teve de lidar com o mensalão. O PMDB não viria conosco mesmo", diz o coordenador da campanha, Edson Aparecido.

Vacina Lula tem dito que Haddad precisa se posicionar sobre a polêmica do "kit gay" o quanto antes, para evitar desgastes. Quer que o candidato declare que não adotará material similar caso eleito.

Pacote O acordo PMDB-PT em São Paulo prevê que a presidente Dilma Rousseff e Lula gravem depoimentos para a propaganda de TV dos peemedebistas Renato Amary (Sorocaba) e Maria Antonieta (Guarujá). O ex-presidente também dará seu testemunho em favor de Dárcy Vera (PSD), que tem vice do PMDB em Ribeirão Preto.

Cabo de guerra Em reação à pressão do PSB para evitar a presença de Lula em Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins afirma que o presidente do PT, Rui Falcão, irá à cidade na terça-feira para anunciar a data da participação do ex-presidente na campanha de Elmano de Freitas.

Linha direta Tão logo pediu demissão do Ministério da Defesa, anteontem, José Genoino recebeu telefonema de Dilma prestando solidariedade a ele. O petista foi condenado por corrupção ativa pelo STF no mensalão.

Terapia em grupo Passadas as eleições, petistas defendem que o partido promova uma campanha de reafirmação da legenda com base no resultado das urnas de 2012. Para dar injeção de ânimo nos líderes são consideradas fundamentais vitórias em São Paulo e Salvador.

Hortifruti O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, tem procurado intervir o mínimo possível nas querelas entre ministros no julgamento do mensalão. A quem pergunta como consegue se manter zen no meio da discussão, costuma usar a frase: "É no andar da carroça que as abóboras se ajeitam".

Missão cumprida Sergio Môro, juiz auxiliar de Rosa Weber, deixará o Supremo Tribunal após o julgamento do mensalão. Temido por advogados, ele é conhecido por ser duro em matérias envolvendo lavagem de dinheiro. A saída dele já estava combinado com a ministra.

Visita à Folha Marta Suplicy, ministra da Cultura, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebida em almoço. Estava com Jeanine Pires, secretária-executiva do ministério, e Montserrat Bevilaqua, assessora de comunicação da pasta.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Apesar das críticas, Joaquim Barbosa entendeu que Anita Leocádia não fazia parte do mundo cheio de ratos ao qual me referi."

DO ADVOGADO MAX TELESCA, que conseguiu absolver sua cliente no STF após citar música composta por Cazuza para embasar sua sustentação oral.

contraponto


Profecia eleitoral


Durante evento no qual PMDB e PT anunciavam acordo para o segundo turno em São Paulo, ontem, Fernando Haddad e Gabriel Chalita driblaram perguntas sobre a invasão de temas religiosos na campanha. Incomodado com os questionamentos, o petista reagiu:

-Não quero transformar isso em tema eleitoral!

Ao final do encontro, jornalistas questionaram o peemedebista sobre seus planos políticos para 2014. Ante a insistência, Chalita arrematou:

-Bom, já que o assunto que vocês gostam é religião, meu projeto para 2014 só Deus sabe!

Nenhum comentário: