terça-feira, outubro 02, 2012

QUITÉRIA VOLTOU - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 02/10


A querida Quitéria Chagas está de volta ao posto de rainha de bateria do Império. Sua saída, em 2010, magoou muitos imperianos de destaque.

João Bosco chegou a dizer que “Império sem Quitéria é como Império sem agogôs”. Zuenir Ventura considerou um “golpe de Estado que lesa a pátria imperiana”. Rosa Maria Araújo lembrou que nossa linda mulata “é uma pérola da escola”.

NÃO É PRA JÁ

Embora o ThyssenKrupp, dono da CSA, tenha recebido sexta as propostas dos grupos interessados na usina, o anúncio do escolhido deve demorar umas semanas, segundo fonte que acompanha a operação.

ALIÁS...

Na Alemanha, comenta-se que, dependendo do preju da Thyssen na venda de seus ativos siderúrgicos no Brasil e nos EUA, o presidente do grupo, o alemão Heinrich Hiesinger, pode perder o emprego. A conferir.

MELHOR QUE PÍLULA

A última revista da vetusta American Economic Association traz um trabalho de três economistas – Eliana La Ferrara, Alberto Chong e Suzanne Duryea – que mostra, entre outras coisas, a contribuição das novelas da TV Globo para a queda da taxa de fecundidade no país de Dilma.

O estudo analisa 115 novelas e conclui que 72% das protagonistas não tinham filhos, e 21%, só um.

MANHÃ DE CARNAVAL

A 2ª Turma do TRF do Rio rejeitou apelação dos herdeiros de Luiz Bonfá, que queriam cobrar indenização “por violação a direitos autorais”, pelo uso da canção Manhã de Carnaval sem autorização.

A música, parceria com Antonio Maria, foi veiculada na abertura do bloco de notícias do Poder Judiciário na Voz do Brasil, até 2002.

BRASIL DE HOBSBAWM

O pensador marxista Eric Hobsbawm, que morreu ontem, sempre teve laços com o Brasil. Em junho, Fernando Morais, o escritor, foi à festa de 95 anos do inglês, em sua casa, no norte de Londres, perto de onde Marx viveu.

O historiador, que usava um andador, queria saber da saúde de Lula e contou, risonho, que o ex-presidente o chamava de “Eric”, e não de “Mister Hobsbawm”.

OUTRA...

Numa de suas viagens ao Brasil, em 1978, Hobsbawm deu longa entrevista a Sérgio Augusto, na época na IstoÉ. Estava impressionado com a nossa desigualdade social:

– O Brasil é o melhor país do mundo para se viver, se você é rico. Vivo me perguntando: como alguém pode ser brasileiro, sendo pobre?

FACA NA BARRIGA

O escritor Autran Dourado, que morreu domingo, teve uma rusga com José Saramago, falecido em 2010, por causa do acordo ortográfico Brasil-Portugal.

O escritor português, chamado de “burro” pelo brasileiro, relatou aborrecido a querela em seu Diário II. No dia 26/02/1994, escreveu: “Literalmente falando, os escritores não se esfaqueiam uns aos outros, mas só literalmente”.

ASA BRANCA

A editora Prumo vai lançar uma versão ilustrada por Rogério Soud do clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, em edição dirigida ao público infanto-juvenil.

É para celebrar o centenário do Rei do Baião. A apresentação do livro, que vai se chamar O Voo da Asa Branca, é de Rolando Boldrin.

ISAÍAS LIVRE

O TJ do Rio recorreu ao STJ contra a decisão do juiz Marcelo Meireles Lobão, da 3ª Vara Federal de Rondônia, de conceder liberdade condicional ao traficante carioca Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel.

Condenado a 40 anos e 11 meses em regime fechado, Isaías cumpre pena, atualmente, na penitenciária federal de Porto Velho.

DEVIA FICAR CALADO

Um dos cantores da banda americana Big Time Rush, espécie de Menudo atual, ensaiou uma frase nada educada em português na apresentação de domingo passado, no Rio:

– Hey... as melhores bundas são do Brasil!

LÁ E CÁ

Os 70 passageiros brasileiros do voo 1873 da America Airlines (Orlando-Miami) passaram sufoco quinta, dia 27 de setembro.

É que, em Miami, fariam conexão para o Rio, mas a empresa atrasou a decolagem porque... o número de pessoas era insuficiente para levantar voo, e seria mais barato hospedá-las por um dia num hotel em Orlando. A opção foi recusada por todos, e a gringa teve de levá-los para Miami.

MAS...

Por causa do atraso, os conterrâneos perderam a conexão para o Brasil e só puderam decolar para o Rio às 10h do dia 28.

O TAQUÍGRAFO AUTRAN

Autran Dourado, o escritor que o Brasil acaba de perder, foi, poucos sabem, taquígrafo da Assembleia Legislativa de Minas.

BERIMBAU EXPORTAÇÃO

Uma apresentação da minha, da sua, da nossa capoeira no Museu Nacional da Nova Zelândia atraiu mais de mil pessoas.

Nenhum comentário: