sexta-feira, outubro 26, 2012

Quer ficar - SONIA RACY


O ESTADÃO - 26/10


Cléber Buzatto, do Conselho Indigenista Missionário – que acompanha a situação crítica dos guarani kaiowá no MS–esclarece: não sãoverdadeiros os rumores sobre “suicídio coletivo de índios”, proliferados nas redes sociais nos últimos dias.
De acordo com Buzatto, trata-se de interpretação equivocada de carta escrita pelos indígenas e enviada a Dilma. O termo usado na mensagem, “morte coletiva”, é alusão, segundo ele, à difícil permanência dos índios no território Pyelito Kue/Mbarakay.

Quer ficar 2
Buzatto chama atenção para aleitura adequada. “Eles querem ficar na terra, não morrer”. E pondera: o que pode ter gerado o mal-entendido é a taxa de suicídios entre os guarani kaiowá – uma das mais altas do País.

Da lei
A exe mplo de Luiz Octavio IndiodaCosta–ex-dirigente do Banco Cruzeiro do Sul, preso esta semana em cela comum KátiaRabello, se for condenada a regime fechado pelo STF, terá o mesmo destino.
A presidente do conselho do Banco Rural também não tem curso superior.

A passo de...
“Era só o que faltava.” Assim Serradefiniuontem, aamigos, a presença do livroA Privataria Tucana na final do prêmio Jabuti – na categoria Reportagem.
Cacique do PSDB alfinetou: “Depois da aparente fraude de um jurados, tudo é possível”.

Vento a favor
Marcelo Araujo, secretário de Cultura do Estado, recebeu notícia de Alckmin: o Proac receberá mais R$18 milhões em incentivos. “Pela primeira vez desde que foi criado, ele chegará ao limite estabelecido em lei: 0,2% do ICMS”, comemora.

Vento a favor 2
Porfalar em arrecadação, o número é fresquinho: a do ICMS paulista acumulou R$ 9 bilhões de janeiro a setembro. Crescimento de 6,5%.

Freud explica?
Causou mal estar no Palmeiras (sobretudo em Barcos e MarcosAssunção) adeclaração de Arnaldo Tirone, ontem, que dedicou a Valdivia o título de “joia da coroa”.

Segundo se apurou, ninguém entendeu o que o presidente do clube quis dizer. Até porque o chileno, machucado, não jogará mais este ano.

Menina dos olhos
Para Marta Suplicy, o céu é realmente o limite. O Ministério da Cultura prepara lançamento do CEU das Artes e dos Esportes.
Do que se trata? Centros unificados voltados à população carente, a serem espalhados pelo País.

Alvinegra
Maria de Medeiros, atriz e diretora portuguesa que está em São Paulo a convite da Mostra Internacional de Cinema, ganhou celularbrasileiro que tem como toque... o hino do Corinthians.

“Também recebo, todos os dias, muitas notícias. Estou virando uma expert no clube”, brincou.

Festança
E Marcus Buaiz anda mesmo agitado ultimamente. O ex-CEO da 9ine acaba de fechar parceria com a The Groove Concept.
Vão armar o Paradise Weekend, festival de música eletrônica, nos primeiros quatro dias de novembro. Na Costa do Sauípe.

Direto do debate
Silvio Santos assistiu de casa ao debate entre Haddad e Serra, anteontem, no SBT. Na plateia da emissora estavam suas filhas Re-beca e Renata (na foto). “Ele gosta de acompanhar, não perde um. É muito patriota”, contou Renata. E soltou um “graças a Deus que ele desistiu”, quando lembrada de que o pai já havia investido na carreira política.

Sobre o debate, afirmou à coluna: “Foi bom. Muito disputado e tenso, né?”. Pensou durante alguns segundos, mas preferiu “não opinar” sobre quem se saiu melhor. Já do lado de fora do estúdio, Rebeca concordou: “Tenho minha posição política, mas é melhor guardá-la para mim”.

As duas eram só sorrisos ao final do confronto. Co memoravam a transmissão em horário inédito, às 18h10. “Foi ótimo, porque pegamos um público diferente daquele que fica acordado até tarde”, disse Rebeca.

Terminado o programa, Renata saiu à procura de Haddad. Queria serfotografada ao lado dele, porque os fotógrafos a haviam registrado recebendo Serra. “Elas fazem questão de dar o mesmo tratamento aos dois”, dizia uma assessora. Conseguiu a foto pouco antes de o candidato entrar em seu carro para deixar a emissora.

Sofrendo com crises de rinite alérgica, Haddad precisou recorrer a balas de gengibre antes de entrar no estúdio. Ao chegar à emissora, foi instalado em uma sala recém-pintada. Não deu outra: começou a tossir sem parar. E fez o staff do SBT correr.
Enquanto os convidados eram recebidos no lounge ao lado do Estúdio 2, Roque, veterano assistente de palco de
Silvio Santos, declarava apoio ao tucano. “Vim darum abraço no Serra, sempre tive muita simpatia por ele”.
Quase ninguém percebeu, mas, entre os convidados do PT no estúdio estava o bispo Robson Rodovalho, líder da igreja Sara Nossa Terra.

Ana Estela, mulher de Haddad, desfilava um pingente com a letra H, à semelhança da usada pela campanha petista.
Alckmin chegou ao SBT no final do último bloco do debate. E foi orientado a se sentar na primeira fila, bem ao lado de Ana Estela. O governador fez questão de cumprimentá-la com um aperto de mão.
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, ligou para o coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, pouco depois do fim do confronto. Queria saber o resultado daspesquisas que acabavam de sair do forno.
THAIS ARBEX

Na frente
•Raul Calfat, da Votorantim, recebe hoje, em Miami, o prêmio de CEO do ano na América Latina. Também no evento, da revista Latin Trade, Sebastián Piñera, eleito líder do ano, e Carlos Slim, investidor de 2012.
•Começa hoje o tradicional leilão de cavalos de Ivan Zurita. Em sua Araras natal.
•É hoje o concurso de arte urbana nos morros do Rio, promovido pela Brazil Foundation. No restô O Navegado.
•O CCBB abre, sábado, a mostra coletiva Planos de Fuga.
•AF Hitspilotajantar-homenagem a Jonathan Saunders. Segunda, no Cidade Jardim.
•A Câmara encerrou discussão de três dias sobre o desafio do transporte de cargas no País. Conclusão? A expectativa de crescimento é do século 21; a logística, do século passado.

Nenhum comentário: