segunda-feira, outubro 01, 2012

Quem pariu Mateus - RICARDO NOBLAT

O GLOBO - 01/10


"Sintam orgulho porque, se tem uma coisa que fizemos foi criar instrumentos para combater a corrupção"

Lula


Uma pesquisa de intenção de voto é uma pesquisa, é uma pesquisa. Se ela detecta algo de surpreendente em relação às pesquisas anteriores, manda a experiência que se aguarde as próximas. O que pareceu novo, por exemplo, pode não ter passado de um soluço, um desvio involuntário de rota, um erro de amostragem. Só configura tendência o que for atestado, no mínimo, por duas ou três pesquisas consecutivas.

Na semana passada, o Instituto Datafolha registrou queda expressiva de Russomanno, candidato do PRB, da Record e da Universal a prefeito de São Paulo. Em relação à pesquisa anterior do próprio Datafolha, Russomanno teria perdido cinco pontos. Uma semana antes, ele parecia inalcançável do alto dos seus 35% de intenção de voto. Era observado com inveja pelos demais candidatos. Ainda seria possível evitar que se elegesse? Como governaria sem experiência e apoio partidário?

O Ibope conferiu-lhe 34% das intenções de voto entre os dias 22 e 24 de setembro. O Instituto Vox Populi, os mesmos 34%. O Datafolha aplicou dez pesquisas, de março último para cá. O Ibope, seis, desde maio. A trajetória de Russomanno é ascendente nas pesquisas dos dois institutos - salvo o tropeço na mais recente do Datafolha.

Russomanno pontuou assim no Datafolha: 19%, 21%, 24%, 26%, 31%, 31% 35%, 32%, 35% e 30%. Houve um soluço quando ele caiu de 35% para 32%, voltando para 35%. Os 30% podem significar outro soluço - ou não. No Ibope, Russomanno saiu de 16% para 25%, 26%, 31%, 35% e 34%. Nas pesquisas dos dois institutos, José Serra só fez cair.

"Devagar e sempre para o alto" resume a performance de Fernando Haddad, candidato do PT. No Datafolha, ele foi de 3% para 18%. No Ibope, idem. Quando oscilou para baixo foi dentro da margem de erro das pesquisas. O PT conta com 30% dos votos de São Paulo no primeiro turno das eleições.

Lula está disposto a pagar qualquer preço para eleger Haddad, reforçando sua imagem de milagreiro. Deu ordem a Dilma para comparecer ao comício que fechará a campanha de Haddad. Até quando os adoradores de Dilma continuarão sonhando com o dia em que ela dirá não a Lula? No Dia de São Nunca, talvez.

Credita-se aos ataques desfechados contra ele nas últimas semanas por Serra e Haddad a eventual derrapagem de Russomanno. Mas, a se confirmar que ele derrapou, Russomanno deveria ir se queixar ao bispo. Ou melhor: do bispo. Até para votar os fiéis da Universal obedecem ordens do alto. Os católicos, não.

Foi-se o tempo em que padres e bispos animavam seu rebanho a se engajar em campanhas. Pois no último dia 14, a pedido do arcebispo dom Odilo Scherer, a Arquidiocese de São Paulo divulgou nota de repúdio à conduta do PRB, apontado como "manifestadamente ligado à Igreja Universal". Católicos e outros setores da sociedade paulistana despertaram com a nota. Resta saber se ainda a tempo.

Quem pariu a candidatura de Russomanno que a embale. Ela tem pai e mãe - o PT e o PSDB. Cada um deles achava que Russomanno só tomaria votos do outro. Lula mandou que o PCdoB renunciasse à candidatura de Netinho de Paula para não atrapalhar Russomanno. Alckmin mandou que o PTB reforçasse Russomanno, indicando-lhe o vice. O prefeito Kassab, aliado de Serra, arregimentou financiadores de campanha. Com dinheiro e algum tempo de propaganda, Russomanno foi à luta. PT e PSDB esqueceram-se dele. Quando se lembraram... Bem.

Nenhum comentário: