quarta-feira, outubro 03, 2012

O silêncio das centrais - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 03/10

O governo Dilma quer sacar recursos do FGTS, de forma antecipada, nos dois últimos anos do mandato presidencial para alavancar os investimentos, sobretudo o programa Minha Casa Minha Vida. A proposta é polêmica, e o Conselho Curador do Fundo vai deliberar amanhã, e, a despeito da importância do tema, as centrais sindicais patronais e de trabalhadores estão mudas.

A demonização como estratégia
A oposição entrou na eleição apostando num cenário em que o governo Dilma naufragaria na crise mundial e o ex-presidente Lula seria convocado para salvar o projeto de poder do PT. Por isso, seus candidatos, nos grandes centros urbanos, apostaram na desconstrução da imagem de Lula e do PT e usaram, como alavanca, o julgamento do mensalão no STF. A campanha chega à reta final, e os candidatos petistas, e do governo, ameaçam virar o jogo onde eram dados como derrotados. Além disso, os tucanos apostam num racha do governador Eduardo Campos com o PT e ainda sonham num cisma entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula.

“Não sou inocente. Mas também nunca vivi de lavagem de dinheiro, corrupção ou formação de quadrilha. Fui condenado pelo crime errado” 
Valdemar Costa Neto Deputado (SP) e secretário-geral do PR, condenado pelo mensalão

Fogo amigo, uai
Patrus Ananias (PT) faz críticas à gestão Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, na área da cultura. Mas, até julho, a secretária de Cultura era Taís Pimentel, ex-mulher do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento). Constrangimento.

Gesto da mudança
O candidato do PPS em Vitória, Luciano Rezende, está empolgando na reta final. A arrancada é obra do marqueteiro Jorge Oliveira. O candidato e eleitores aparecem na TV fazendo aquele gesto, com os dedos indicadores das mãos, que no futebol significa troca de jogador no time. Os tucanos apostam tudo numa vitória de Veloso Lucas no primeiro turno.

Por que Dilma vai?
A presidente Dilma decidiu ir a Belo Horizonte para não ser responsabilizada pela eventual derrota de Patrus Ananias (PT). Se isso ocorrer no primeiro turno, o resultado colará na presidente devido à "nacionalização" da campanha.

Quem não chora não mama
O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado pelo STF por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, lembrou que, na votação da reforma da Previdência, apresentou destaque ao projeto do governo em favor do subteto para o Judiciário. O governo ficou fulo. Ele diz que atendeu a pedido do ministro revisor Ricardo Lewandowski.

O recado de New Hampshire
Reza lenda política americana que quem vence no estado de New Hampshire ganha a eleição presidencial. Após meses registrando equilíbrio, pesquisas recentes estão dando agora vantagem de seis pontos percentuais para Barack Obama.

Um prêmio para Belo Monte
A Norte Energia, que constrói a Usina de Belo Monte, no Pará, recebeu o prêmio Projeto do Ano da HydroVision Brasil. A entidade que reuniu 600 especialistas do setor, no mês passado, no Rio, considera a usina um projeto inovador.

ÚLTIMO DESEJO. O ex-ministro José Dirceu acha que será condenado pelo STF por corrupção ativa e absolvido de formação de quadrilha.

Nenhum comentário: