sexta-feira, outubro 26, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 26/10


Prêmio Folha Top of Mind completa 22 anos com 9 categorias estreantes
Feito há 22 anos pelo Datafolha para revelar as marcas mais lembradas pelos brasileiros, o Prêmio Folha Top of Mind foi entregue, anteontem à noite, aos profissionais das 50 categorias premiadas.

Nove das categorias eram inéditas -Top Olimpíada, Top Copa do Mundo, Top Alimentação, Top Finanças, Top Higiene, smartphone, TV por assinatura, antisséptico bucal e ventilador.

Coca-Cola e Omo conquistaram mais uma vez a liderança da categoria mais importante da premiação, a Top do Top. "O Omo é uma marca global, mas nós procuramos sempre entender e conversar com a realidade da consumidora brasileira", diz Paula Lopes, gerente de marketing de Omo, da Unilever.

Na Coca-Cola, a identificação com o público é também uma das razões apontadas como garantia de lembrança.

"Estamos associados a comportamentos muito brasileiros, como descontração, celebração e otimismo", afirma a gerente de marketing Patrícia Esteves.

A pesquisa Folha Top of Mind 2012 foi realizada pelo Datafolha em 162 municípios de todos os Estados do país. No total, 5.293 pessoas foram entrevistadas.

A revista com as campeãs foi publicada ontem com a Folha. Também há uma versão para iPad, disponível gratuitamente na Apple Store.

Entre os destaques deste ano, o Extra foi vencedor isolado na categoria supermercado, descolando-se pela primeira vez do Carrefour.

A empresa credita o bom desempenho ao fortalecimento da imagem institucional e à mudança de rumo das propagandas.

"Elas não mostram mais só o preço da carne crua. Mostram o churrasco pronto, feito em família", diz Marcelo Bazzali, diretor de marketing do Grupo Pão de Açúcar.

A Young & Rubicam é a agência com mais clientes premiados: Bradesco, Colgate, Casas Bahia, LG e Vivo, que levaram sete prêmios ao todo.

"Trabalhamos de uma forma que visa não só a construção da marca, mas também o mercado e as vendas dos nossos clientes", diz Marcos Quintela, presidente da Young & Rubicam Brasil.

As marcas vencedoras foram apresentadas pelos atores Nivea Stelmann e Dan Stulbach para cerca de mil convidados no HSBC Brasil, na zona sul de São Paulo. Também participaram da festa os jogadores de vôlei Jaqueline e Murilo, além do técnico Bernardinho.

Empresa do RS instala centro comercial de R$ 130 milhões
Com aporte de R$ 130 milhões, a empresa de empreendimentos imobiliários Phorbis, em parceria com a Tornak, irá instalar um shopping e duas torres de escritórios em Porto Alegre.

O complexo comercial será construído em etapas, conforme houver demanda. Em novembro, começam as obras da primeira parte do centro de compras, que demandará R$ 30 milhões em investimentos. Ele será a céu aberto e terá cerca de 5.000 metros quadrados de área bruta locável.

A previsão é que o espaço seja concluído em 16 meses. Logo em seguida, a companhia iniciará a construção da primeira torre comercial.

"O nosso foco é a renda que o empreendimento irá gerar. Não temos data para concluí-lo, porque não vamos vender as unidades", diz o CEO da companhia, Mathias Kisslinger Rodrigues.

"Se o ritmo de absorção de Porto Alegre se mantiver, tudo estará instalado em 2018."

Esse é o primeiro complexo comercial desenvolvido pela empresa gaúcha, que já trabalhou em projetos para instalação de concessionárias, supermercados, condomínios, prédios corporativos e loteamentos, entre outros.

"A ideia foi criar um modelo de negócios que possa ser replicado no interior do Rio Grande do Sul e em outros Estados", acrescenta Rodrigues.

"Devemos começar [a instalar projetos semelhantes] nos entornos de Porto Alegre, mas não temos um limite definido", afirma.

GASTO NA CONSTRUÇÃO
Os maiores gastos das famílias brasileiras na construção civil são com a contratação de serviços, como pedreiros e pintores (42,4%), de acordo com levantamento da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

Em segundo lugar está a compra de materiais da indústria de transformação, como cimento, tintas e materiais sanitários, com 36,7%.

Essas despesas correspondem a quase metade dos gastos das famílias com renda mensal de até R$ 840.

I LOVE EUA
Os Estados Unidos são o país mais admirado do mundo, segundo a consultoria GfK.

A análise é feita com base em um índice elaborado pela empresa que leva em conta aspectos como as exportações, a governança, a cultura, as pessoas, o turismo e os investimentos em 50 países.

Também foi perguntado quais as características mais admiradas. Boa qualidade de vida e de trabalho foram alguns dos aspectos ressaltados pelos 20.378 entrevistados.

Alongamento 
O grupo Bayard Esportes, dono da rede de lojas de artigos esportivos de mesmo nome, vai começar a franquear sua marca Yogini, de roupas femininas e itens para a prática de ioga. A primeira franquia será aberta em São Paulo.

Debates 
Os economistas Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e Júlio Sergio Gomes de Almeida participam hoje, na Fundap, em São Paulo, de debate sobre políticas públicas. Durante o evento, será lançado o livro "Keynes, Crise e Política Fiscal", do economista José Roberto Afonso.

Nenhum comentário: