terça-feira, outubro 02, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 02/10


Sobe parcela de muito idosos em plano de saúde
A participação dos beneficiários de planos de saúde com mais de 80 anos cresceu de 12% em junho de 2000 para 17% no mesmo período deste ano entre os que têm mais de 60 anos, segundo o Iess, que representa empresas de saúde suplementar.

Subiu também, mas em menor proporção, a representatividade da faixa de 75 a 79.

Por outro lado, a parcela dos beneficiários com até 19 anos caiu de 31,8% para 25,4% do total no mesmo período. O dado é preocupante, segundo Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do instituto.

"A mudança demográfica da população brasileira apareceu antes no setor. O bônus demográfico no país vai acabar daqui a dez anos. Nos planos de saúde já começou."

Para manter a sustentabilidade financeira na saúde suplementar, seria necessário mudar a determinação que proíbe que as empresas cobrem dos idosos valor superior a seis vezes o que pagam os beneficiários mais jovens.

"Outra solução seria desenvolver algum sistema de previdência", diz.

A assistência ao idoso é um dos eixos prioritários da ANS, segundo a agência.

Entre as ações estão um estudo de iniciativas na área, a criação de indicadores e o estímulo às operadoras para que incentivem beneficiários da terceira idade a participarem de programas de acompanhamento da saúde.

"A solução [para a saúde financeira das companhias do setor] é que cada faixa etária sustente o próprio custo"

LUIZ AUGUSTO CARNEIRO

superintendente-executivo do Iess

GRIFES
A Apple passou para o segundo lugar no relatório anual de melhores marcas globais da consultoria Interbrand, que será divulgado hoje.

Após registrar alta de 129% em seu valor, a marca superou os US$ 76 bilhões, número próximo da avaliação da Coca-Cola, primeira colocada, que cresceu 8%.

"Os rankings dos últimos anos vinham apresentando pouca variação. Neste ano foi diferente", diz Alejandro Pinedo, da Interbrand.

A metodologia da pesquisa reúne critérios como desempenho financeiro e poder da marca para orientar preços ou garantir lucros.

O Facebook entrou na lista em 69º lugar e o Google ultrapassou a Microsoft pela primeira vez no relatório.

Parceria... 
A PwC (PricewaterhouseCoopers) dos Estados Unidos, em parceria com a do Brasil, irá abrir uma unidade de negócios para atender empresas americanas interessadas em atuar em cidades brasileiras.

...internacional 
O centro ficará nos EUA, mas profissionais brasileiros também prestarão atendimento. O presidente da PwC Brasil, Fernando Alves, está em Nova York para o lançamento do US - Brazil Business Center.

Compra... 
Os comerciantes da região metropolitana do Rio de Janeiro estimam faturamento 15% superior no Dia das Crianças deste ano na comparação com a mesma data em 2011, de acordo com a Fecomércio-RJ.

...infantil 
O aumento de estoque (65%), a realização de promoções (65%), a decoração do estabelecimento (46%) e o lançamento de produtos (35%) são algumas das medidas citadas para elevar as vendas de artigos infantis no Rio de Janeiro.

Indústria... 
A produção da indústria química subiu 3,25% em agosto e as vendas internas cresceram 9,59% ante julho, segundo a Abiquim.

...química 
Na comparação com agosto de 2011, a produção subiu 7,12% e as vendas internas alcançaram 5,24%, conforme a entidade do setor.

CHINA VERSUS EUA
Apesar da atual desaceleração da economia da China, a população está otimista em relação ao próprio futuro, segundo o Boston Consulting Group.

Mais da metade dos chineses acredita na recuperação econômica total do país e cerca de 55% têm conseguido poupar o suficiente para garantir sua aposentadoria, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria.

Nos Estados Unidos, as perspectivas são diferentes. Dentre os entrevistados, 73% acreditam que a economia ainda pode piorar e mais da metade afirma estar com algum tipo de problema financeiro.

A visão sobre o futuro das próximas gerações também é distinta nos dois países.

Enquanto 80% dos chineses acreditam que seus filhos terão condições melhores do que aquelas em que atualmente vivem, esse número não chega a 25% entre os americanos.

Nenhum comentário: