domingo, outubro 28, 2012

Herança bendita? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 28/10


Encerrada a eleição, Gilberto Kassab se reunirá com Dilma Rousseff para tratar da renegociação da dívida de São Paulo com a União, estimada em R$ 50 bilhões. O prefeito enviará ofício amanhã para a presidente solicitando audiência. O plano de Kassab, que encerra o governo com alta taxa de rejeição, é deixar como legado para seu sucessor termo de repactuação do indexador e amortização do débito, o que liberaria R$ 1 bilhão para investimentos no primeiro ano de mandato.

Uma mão... 
O termo de renegociação vem sendo alinhavado por técnicos da prefeitura e do Ministério da Fazenda desde o início do ano, quando Kassab esteve no Planalto e mostrou disposição de aderir à base governista.

... lava a outra 
Caso avance nas tratativas, o prefeito espera do eleito transição serena, que o ajude a transmitir o cargo com agenda positiva, reduzindo o desgaste de sua imagem.

Aqui... 
O secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança) diz ser "fantasiosa" a informação de que o governo federal ofereceu ajuda, inclusive de inteligência, para conter a violência no Estado.

... não 
Ferreira Pinto diz que teve um encontro "protocolar, de cortesia" com o ministro José Eduardo Cardozo em junho e que, na ocasião, nenhuma ajuda foi oferecida. "Temos total controle da situação. Esperamos que o governo federal cuide do tráfico nas fronteiras", afirma.

Caras novas 
Se Fernando Haddad vencer, dois nomes de sua estrita confiança são tidos como certos na transição e no governo: Luís Fernando Massonetto, que integrou sua equipe no MEC, e Gustavo Vidigal, número dois do Ministério da Cultura na gestão de Juca Ferreira.

Pamonha 
Na reta final, a campanha de José Serra colocou todas as fichas na proposta de dobrar de três para seis horas a duração do Bilhete Único. Mais de 60 carros com alto-falantes foram colocados nas ruas até as 22h de ontem, martelando a ideia.

Timing 
Pesquisas internas mostraram boa aceitação da proposta do bilhete, mas a dúvida dos tucanos era se haveria tempo para que ela influísse na votação de hoje.

São Nunca 
Quem conversa com Eduardo Campos tem ouvido do governador de Pernambuco que, se esperar até 2018 para ser candidato a presidente, Fernando Haddad terá virado o primeiro na fila sucessória do PT, caso se confirme sua eleição hoje. "Nunca chegará a vez dele", constata um aliado.

Em etapas 
Estrategistas do PSB vislumbram pelo menos outros quatro candidatos em 2014: Dilma, Marina Silva, Aécio Neves (PSDB) e Marcelo Freixo (PSOL). Diante da pulverização, acham que Campos teria chances reais de ir ao segundo turno.

Pela ordem 
Ministros do STF querem que Carlos Ayres Britto coloque em pauta a definição de critérios para as penas dos condenados no mensalão, para acabar com as divergências entre o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski.

Onde pega 1 
Interlocutores do STF avaliam que, ao defender que a pena deve ser aumentada em um terço para Marcos Valério, Lewandowski estaria "preparando terreno'' para amenizar a dosimetria no caso de crime continuado para José Dirceu.

Onde pega 2 
Por esse raciocínio, se réus que cometeram mais de 40 vezes o mesmo crime foram agravados em um terço da pena, o revisor poderá propor adicional de um sexto para Dirceu, que corrompeu, segundo STF, ao menos nove parlamentares.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Nesta fase da dosimetria, os ministros voltaram a inovar e criaram uma espécie de agravante supralegal do risco de prescrição."

DE LUIZ FERNANDO PACHECO, advogado de José Genoino, sobre Joaquim Barbosa defender pena rigorosa no mensalão para evitar o risco de prescrição.

contraponto


Gênero da longevidade

Líderes partidários debatiam o fim do fator previdenciário no Ministério da Fazenda quando chegaram à proposta de 95 anos para o homem e 85 anos para a mulher em tempo de contribuição para que haja a aposentadoria. Representando o PP, Espiridão Amin virou-se para Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e contestou a medida alegando que as mulheres, com a eleição de Dilma Rousseff, conquistaram a igualdade com os homens.

E finalizou, para gargalhada geral:

-Vocês vivem muito mais, é científico! Eu nunca vi excursão de viúvos, só de viúva!

Nenhum comentário: