terça-feira, outubro 02, 2012

Escolha de Sofia - SONIA RACY


O ESTADÃO - 02/10


Dilma, que não deseja ir às urnas em Porto Alegre – evitando, assim, se colocar entre o candidato do PT e o do PDT –, foi informada de que não é permitido ao presidente da República votar em trânsito.

E para aprofundar o dilema, Carlos Araújo, seu ex-marido, que vinha manifestando vontade de voltar ao PDT, decidiu se filiar logo após as eleições.

Passo a passo
Ambientalistas temem que Dilma sancione o Código Florestal sem vetos, visto que está difícil a maioria no Congresso.

Evitaria, assim, mais desgaste entre Executivo e Legislativo.

Light
Enquanto Dilma e Lula subiam no palanque com Haddad, ontem à noite, Russomanno entrou em estúdio para gravar. O marqueteiro da campanha do PRB quer o candidato “mais leve” na TV.

Tá Russo?
E o QG de Serra trabalha, desde o fim de semana, com a possibilidade de segundo turno com Haddad. Tudo é possível…

Bola…
Lula busca uma brecha na agenda para visitar o Itaquerão em companhia de Haddad esta semana. A data mais provável é quarta. O pedido partiu dos operários.

…em campo
Haddad intensifica a agenda de rua. Na briga pelo segundo turno, Serra fará o mesmo: vai passar o máximo de tempo em contato com eleitores.

Na sexta, o PT faz caminhada… silenciosa, para encerrar a campanha.

Chamada final
Cármen Lúcia, presidente do TSE, começou a enviar ofícios a presidentes de TREs e aos três mil juízes eleitorais do País. Ressaltando que conta com eles para que tudo dê certo.

Revoada
O Lide, de João Doria, aterrissa em Punta Mita, no México, com 110 CEOs brasileiros – para tratar das relações políticas e comerciais entre os dois países. De 10 a 13 de outubro.

Lembrete: o México vai crescer cerca de 4% este ano; e o Brasil, menos de 1,5%.

Martelo batido
A White Cube – que está entre as mais importantes galerias inglesas – vai abrir unidade do Brasil.

Mais precisamente, em SP.

Girlpower
De olho nas mulheres, a CBF começa a montar programa de renovação da seleção feminina.

Como? Identificando novas jogadoras na base para montar um time que não dependa apenas da atual estrela, Marta.

Carioca
Para a abertura da primeira Cartier no Rio, desembarcam aqui o presidente Bernard Fornas e a musa da marca, Monica Belucci. Participam de jantar, dia 25, na casa deOlavo Monteiro de Carvalho, com direito a exposição.

Ligeirinha
Gloria Perez está com quase tudo pronto em sua Salve Jorge. Tudo mesmo! EnquantoAvenida Brasilt erá algo como 176 capítulos, a próxima novela das 21h já conta com… 216!

Direto de SP
Katty Kay, âncora da BBC em Washington, veio pela primeira vez ao Brasil semana passada. Motivo? Apresentar especial sobre educação brasileira no BBC World News, diretamente do alto do Edifício Martinelli. Impressionada com o frio paulistano e encantada com o café brasileiro, a moça – que já cobriu quatro eleições americanas e três guerras – conversou com a coluna sobre seu livro Womanonicse deu palpite sobre o País: “Se não mudar a educação, o Brasil não conseguirá acompanhar os Brics”. Seguem trechos da conversa.

Do que trata o especial Brazil Direct?

Queríamos abordar não só economia, Copa e Olimpíada, mas o investimento que o Brasil faz na educação. Visitei escolas, e professores nos relataram que falta treinamento técnico e que os salários são muito baixos. Se o Brasil quiser se desenvolver e continuar nos Brics, terá de pensar nisso. A China, assim como a Índia, está investindo em tecnologia e conhecimento.

Você já cobriu quatro eleições americanas. Qual sua sensação agora?

Os EUA estão passando por uma fase desafiadora. Para continuar competitivo, o país terá de elaborar novas políticas. E, em campanhas, normalmente os candidatos tratam de coisas menos importantes.

O slogan de Obama é “Forward”. Acha que ele não fez o bastante nesses quatro anos?

Obama assumiu quando o país estava muito pior. Fez mais do que poderia, como mudar o sistema de saúde. Foi um grande passo, até imprudente, pois custou popularidade. Talvez ele devesse focar mais na economia e na criação de empregos. É com isso que os eleitores estão preocupados.

Seu livro Womanomics fala do poder da mulher no mercado de trabalho…

Hoje em dia, é cada vez mais aceita a mulher que trabalha, ganha bem. O Brasil é um ótimo exemplo, não só pela presidente, mas pelo número de ministras e parlamentares mulheres. Há alguns anos, isso era incomum. Existia um pensamento feminino majoritário de “nossa, sou sortuda de ter meu emprego”. Mas não somos sortudas, somos apenas boas.

As empresas estão percebendo isso?

Sim. Estão chegando à conclusão de que vale a pena manter mulheres em cargos altos. Tomamos boas decisões, sabemos ponderar, somos eficientes. Conseguimos fazer duas coisas ao mesmo tempo, e a tecnologia ajuda. Posso trabalhar e pegar meu filho na escola. E as empresas se beneficiam disso. Desde que façamos bem nosso trabalho, não importa onde estamos. Os resultados têm mostrado isso./MARILIA NEUSTEIN

Na frente
René Fernandes promove brunch hoje, para mostrar o redesign da Dpot.

Luciana Garbin e João Emilio Gerodetti lançam o livro Álbum de Retratos – Photographias Brazileiras. Quinta, na Livraria Cultura da Paulista.

Helô Mello pilota o workshop Gastronomia com Pitadas de Coaching. Sábado.

De olho na Copa e na Olimpíada, executivos da rede Shangri-La de hotéis de luxo desembarcam por aqui.

Fernanda Young abre exposição. Hoje, no MIS.

Carla Amorim promove show do violinista Daniel Murray. Hoje, na Oscar Freire.

Andrea Matarazzo fez as contas: percorreu 8,5 mil km nesta campanha. E rodará mais mil até o fim da eleição.

Nenhum comentário: