sábado, outubro 13, 2012

De olho na TV - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 13/10


Frustração no Planalto e no PT com a neutralidade de Celso Russomanno (PRB) em São Paulo. Na reunião do diretório nacional do PT chegaram a cobrar a demissão do ministro Marcelo Crivella (Pesca). A opção foi não acirrar os ânimos. O ex-presidente Lula entrou em campo para segurar a TV Record, que pode fazer um estrago na candidatura de Fernando Haddad nas classes C, D e E.

‘Ele finge... eu finjo que acredito...’
As duas versões do fato. Quando perguntado sobre a sucessão, relatam que o governador Sérgio Cabral (PMDB) diz que está tudo sob controle. Conta que toda vez que conversa com o ex-presidente Lula, sobre a desenvoltura do senador Lindbergh Farias (PT), ouve dele que, no momento adequado, falará com o petista para que ele dê seu apoio ao vice Luiz Fernando Pezão. Sobre o mesma tema, nos contatos com os políticos da aliança, Lindbergh costuma afirmar que, sempre que trata com Lula das eleições de 2014, ouve do ex-presidente para não se preocupar, continuar em campanha, porque na hora certa o Pezão vai se retirar para apoiá-lo.

“O ministro Joaquim Barbosa, quando for presidente do STF e do CNJ, será duro com o Judiciário como tem sido com o suposto mensalão?”Dr. Rosinha
Deputado federal (PT-PR)

Alerta vermelho
Desânimo no governo Dilma com as eleições de Manaus. A candidata aliada, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), não conseguiu ampliar os apoios políticos no segundo turno, ao contrário do tucano Arthur Virgílio, que levou o PSB local.

Costurando

Candidato a presidente do Senado, o líder do PMDB,
Renan Calheiros (AL), atuou como porta-voz dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e João Vicente (PTB-PI) na reunião de cúpula PT-PMDB. Eles pediram, e a presidente Dilma e o ex-presidente
Lula aceitaram gravar para a propaganda de TV do candidato do PTB em Teresina, Elmano Ferrer.

Nova guerra: concessões de energiaO governo se prepara para novo embate com o Congresso na aprovação das MPs que intervêm nas concessões de energia elétrica. As duas MPs já receberam 519 emendas parlamentares. O Planalto se preocupa com resistências no PMDB.

O partido dos (mesmos) quadros
Desde 1988, o PSDB não se renova em São Paulo. Candidato a prefeito, José Serra concorreu ao cargo em 88, 96 e 2004;e, ao governo, em 2006. Geraldo Alckmin, eleito governador em 2010, disputou a prefeitura em 2000 e 2008; e o governo em 2002. O ex-governador Mário Covas disputou o governo em 90, 94 e 98. A exceção é Fábio Feldman, candidato a prefeito em 92.

Nenhum dos dois

A governadora Roseana Sarney e o presidente do Senado, José Sarney, ficaram sem candidato em São Luís e não vão se posicionar no segundo turno. Edivaldo de Holanda (PTC-PCdoB) e o prefeito João Castelo (PSDB) são de oposição.

A boa notícia da Venezuela
Ao telefonar para o presidente reeleito Hugo Chávez, reconhecendo sua vitória, o candidato da oposição, Henrique Capriles, demarcou território no seu campo político, onde há setores que tentaram dar um golpe de Estado em 2002.

divergências locais.
 Não é só na Bahia. Em Campo Grande, o PT se recusa a se sentar na mesa com o PMDB, que disputa o segundo turno contra o PP.

Nenhum comentário: