terça-feira, outubro 30, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Somos a menor oposição na História do País”
Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) em “mea culpa” de uma oposição “morna e insossa”


MANGUINHOS: DESAPROPRIAÇÃO É APENAS FACTOIDE
É uma enorme lorota publicitária, que não resistirá a ação na Justiça, a “desapropriação”, no Rio, dos 500 mil metros quadrados da refinaria de Manguinhos “para construir moradias”, como trombeteou o governador Sergio Cabral. A avaliação é de juristas. Brigar com empresários em nome de suposta “causa social” rende dividendos políticos, sobretudo em período eleitoral. A área é da União, por isso o governo estadual não pode torná-la “de utilidade pública para efeito de desapropriação”. 

NEM PENSAR
A área de Manguinhos é contaminada e as regras do Programa Minha Casa, Minha Vida vetam a construção de casas em terrenos assim.

LONGO TRABALHO
Resíduos de petróleo foram enterrados por décadas, em Manguinhos. Especialistas estimam em 15 anos o prazo para descontaminar a área. 

BOM DIREITO
Durante uma audiência, um ministro do SFT ironizou a truculência na desapropriação: “Isso foi feito na Venezuela ou na Coreia do Norte?”.

DINHEIRODUTO
Também podem estar por trás da desapropriação interessados no duto que liga Manguinhos à região portuária do Rio, avaliado em R$ 1 bilhão.

OPORTUNISMO
Última no PT a apoiar Fernando Haddad, Marta Suplicy foi a primeira a aparecer na vitória para posar de “papagaio de pirata” do novo prefeito.

CANDIDATO PIRATA
Pré-candidato em 2014, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que se faz de maluquete, foi outro papagaio de pirata de Haddad na TV.

ALVO
Fernando Haddad mostrou ter espírito, ao se ironizar como “poste”: agora é aguentar firme trombada de caminhão e xixi de cachorro.

POSTE APAGÃO
Ex-secretário nacional de Justiça do governo Lula, Romeu Tuma Jr. reagiu assim à ironia do ex-presidente sobre os candidatos que inventou: “De poste em poste, o apagão vai se instalando”.

PIU, PIU
Fernando Haddad prometeu, como tantos, “trabalhar 365 dias, quatro anos e 24h”. O falecido Brizola (PDT-RJ) prometeu “trabalhar com os passarinhos”. Durou um mês e entrou para o anedotário político. 

CAI O CONSUMO DE BEBIDAS ENTRE ADOLESCENTES
O Programa Jovens de Responsa, da AmBev, que cria estratégias de prevenção ao consumo de álcool por menores, divulga nesta quarta (31), num seminário em São Paulo, um levantando mostrando a redução de 67% para 46% da proporção dos jovens que já compraram bebidas. Também houve a queda de 30% para 21% no consumo entre 14 e 15 anos, e no consumo geral em bares, festas e casa de amigos.

LEILÃO NA JUSTIÇA
O leilão da virgindade da brasileira Catarina Migliori pode parar em tribunal internacional: o subprocurador-geral João Pedro Bandeira de Mello Filho suspeita de “tráfico humano”. Ele disse ao jornal britânico Daily Mail que pediu investigação e possível deportação da jovem.

ESFIHA FRIA
Foi uma “lenha” conter o “companheiro” Paulo Maluf no discurso da vitória de Haddad: o “brimo”, como se sabe, atribuiu parte da vitória do petista a seus redutos paulistanos e queria fazer o “V” da vitória na TV. 

TERRENOS NA LUA
A queda de 69,5% no valor da petrolífera OGX faz prosperar a sensação, certamente injusta, de que algumas empresas do bilionário Eike Batista podem explorar, no máximo, loteamentos lunares.

ENGANAÇÃO
“Autenticidade” para enrolar turista trouxa: estes dias, no Riode Janeiro, uns vinte índios saíram de um ônibus de turismo, placa (CGR 7349) de Cristalina (GO), e, dirigidos por uma mulher branca, foram filmados dançando, como nos filmes de faroeste, numa “aldeia” ao lado do Maracanã.

SACO DE DINHEIRO
Dezembro próximo terá cinco sábados, cinco domingos e cinco segundas. Isto, conforme os matemáticos, somente ocorre a cada 824 anos. Os chineses chamam este acontecimento de “saco do dinheiro”.

PONTE PARA MARTE 
Com o sobrepreço de R$ 74 milhões (32%) na construção da ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), daria para fazer outra, estima o Tribunal de Contas da União, que mandou anular tudo.

NÃO DÁ IDEIA
Maldade ontem no Twitter, sobre a vitória de Fernando Haddad em São Paulo: “Maluf será o novo secretário de Finanças”. 

PODER SEM PUDOR

BOMBINHA DE NADA

Corria o sombrio 1º de abril de 1964 quando um homem simples, carregando uma caixa, dirigia-se à Rua do Príncipe, onde ficava o então IV Exército, no Recife. Um soldado armado de fuzil gritou "alto!". Assustado, o homem passou a gritar, enquanto era preso:
- É uma d'água! É uma d'água! 
O engano seria desfeito horas depois, quando um capitão o interrogou:
- Afinal, o que é "uma d'água"?
- Meu capitão, eu sou encanador e estou levando uma bomba d'água na caixa. Se eu dissesse que era uma bomba d'água, os seus soldados iam me trazer aqui vivo para conversar com o senhor?

Nenhum comentário: