quinta-feira, outubro 11, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Estrangeiros não opinam no Supremo Tribunal Federal”
Ministro Marco Aurélio sobre “recursos” de mensaleiros a tribunais internacionais

SENADO ‘DEDURA’ QUEM INDAGA SALÁRIO DE SERVIDOR
Sempre que um contribuinte entra na página do Senado e clica no nome de servidor para saber quanto ele ganha, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação, o alvo da pesquisa é informado sobre quem está fuçando seu salário. Há dias, um funcionário de tribunal superior em Brasília foi interpelado ao telefone por um servidor do Senado: “Por que você está interessado em saber quanto ganho?”. Há informações de e-mail automático “dedurando” o pesquisador, mas o Senado nega.

DIFICULDADE
Para saber quanto se ganha no Senado, o interessado deve preencher um longo e cansativo formulário. Ou não terá acesso às informações. 

CORRIDA DE OBSTÁCULOS
No Senado, cada formulário dá direito a conhecer o salário de um servidor. Dez salários de servidores exigem dez longos formulários.

‘IGUAL DIREITO’
O Senado garante que dá “igual direito a pesquisadores e pesquisados”, cidadãos cujos dados são “disponibilizados”.

QUEM ASSINOU
A identificação de quem indaga sobre salários foi determinada por ato do primeiro secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDB-PB). 

TOMA LÁ, DÁ CÁ
Após anunciar apoio ao tucano José Serra no segundo turno, Luiz Flávio D’Urso (PTB), vice de Celso Russomanno (PRB), deve ganhar secretaria no governo Geraldo Alckmin. Justiça ou Segurança.

A ORDEM, POR ORA, É POUPAR DIRCEU DE ‘SANGRIA’
A ordem no PT, leia-se Lula, é não deixar José Dirceu “sangrar”, pelo menos até as primeiras pesquisas para o segundo turno em São Paulo. Prevalece a tese “lulista” de que “o povo não está interessado” e que a condenação é parte de um “espetáculo midiático”, que logo será esquecido. Mas há dissidências no partido: os “pragmáticos” temem o desgaste de Fernando Haddad com o julgamento chegando ao fim.

A QUEDA DO LÍDER
A punição de Dirceu abateu os petistas. Eles se dividem em facções, mas todos são tão gratos a Lula quanto a ele, pela existência do PT.

TIMONEIRO
Durante e enfermidade de Lula, o que movia os petistas era a certeza de contar com José Dirceu para “segurar a peteca”, liderando o partido.

NATUREZA GOLPISTA
Tem petista acusando de “complô” da natureza o belo espetáculo do arco-íris sobre o Supremo, no dia da condenação dos mensaleiros.

PIADAS DE SALÃO
Na terça (9), durante a condenação dele no Supremo, Delúbio Soares tuitava sobre economia e o ex-líder Cândido Vaccarezza (PT-SP) colocava vídeo de Carmen Miranda cantando E o mundo não acabou.

CANÇÃO DO EXÍLIO
Miruna, uma das filhas de Genoino, reiterou em carta aberta que seu pai é inocente e pediu apoio nos cuidados dos dois netos que “idolatram o avô” e “talvez tenham que ficar sem sua presença”. 

OLHOS FECHADOS
A imprensa francesa destacou a condenação de José Dirceu, exceto a “progressista”, que censurou a notícia. Foi o caso do parisiense Le Monde, que sempre badalou o ex-presidente Lula e ignora o mensalão.

MISSÃO A CUMPRIR
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) acredita que haverá prorrogação dos trabalhos da CPI do Cachoeira, “principalmente para descobrir quem foi beneficiado pelos recursos do contraventor”.

TIETAGEM
Não estava previsto no protocolo, mas a primeira-dama da Irlanda, Sabina Higgins fez questão de acompanhar seu marido na visita ao Planalto para realizar o sonho de conhecer e tietar a presidente Dilma.

CAÇANDO ALIADOS
O candidato à Prefeitura de Curitiba, Ratinho Júnior, espera finalizar até amanhã todas as alianças para o segundo turno. “A maioria dos vereadores e a liderança do governo vem com a gente”, comemorou.

PREÇO JUSTO
Pelo sexto ano, escolas particulares do DF reajustam abusivamente as mensalidades em até 15%. A Câmara Legislativa do DF fará audiência pública hoje para tentar reverter a situação. Ou o caso vai à Justiça.

PERGUNTA NO COMÍCIO
Com tantos chefões que “não sabiam”, como o PT soube governar sem eles? 


PODER SEM PUDOR

COMO FUGIR DE JORNALISTA

Luiz Cláudio Cunha entrevistava ACM, então governador da Bahia, para o perfil na revista Playboy que ganhou o magnífico título Deus e o Diabo na terra do Sol, quando, no cafezinho pós-almoço, alguém avisou que o jornalista Clóvis Rossi estava ao telefone. ACM queria evitar o repórter da Folha da S.Paulo e meteu uma garfada na boca:

- Aô, bubo bem? - disse ao telefone, de boca cheia.

Rossi concluiu que interrompera o governador em pleno almoço, desculpou-se e desligou. E não teve nova chance.

Nenhum comentário: