terça-feira, outubro 09, 2012

Carnificina - ELIANE CANTANHÊDE


FOLHA DE S. PAULO - 09/10


BRASÍLIA - Espero que não, mas a previsão do segundo turno em São Paulo é de uma verdadeira carnificina política, o PSDB atacando com o mensalão, e o PT, com o mensalão mineiro e a CPI do Cachoeira.

Ninguém ganha com isso, nem mesmo o futuro prefeito, mas quem mais perde são a política e os políticos, que já andam mal das pernas -basta ver a alta indefinição dos eleitores até a última hora e os números recordes de votos brancos e nulos.

O eleitor, cada vez mais desconfiado, quer saber quem está mais preparado e mais bem assessorado e o que vai acontecer com a saúde, a educação, os bilhetes de metrô e de ônibus -e a segurança. Mas os partidos insistem em partir para o desgaste ético, moral, dos adversários.

José Dirceu, que deve ser condenado nesta semana pelo STF, estará no centro da cena mais uma vez. O PT tentará amenizar o impacto martelando que a origem do esquema está no PSDB de Minas e anunciando -bem no meio do segundo turno- o relatório final da CPI do Cachoeira, que pega de jeito o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo.

O PT discute como fazer desse limão uma limonada eleitoral: quem é de partido (ligado a Lula) insiste em manter a CPI acesa para queimar o PSDB; quem é governo (alinhado com Dilma) prefere acabar logo com isso, para evitar que a Delta se aproxime demais do Planalto.

José Serra e Fernando Haddad fecharam o primeiro turno pau a pau, e o petista sai na frente com um verdadeiro arrastão do PMDB e do PRB, puxado por Dilma. Já o tucano joga o anzol para os mirrados PPS e PTB.

Mais do que as cúpulas, porém, Serra e Haddad terão de conquistar os eleitores de Chalita, de Russomanno e de Soninha, além de convencer os descrentes. Tudo sem perder os seus eleitores do primeiro turno.

Se a rejeição do tucano é alta, a do PT não é pequena. Não é com carnificina política que um e outro irão se recuperar e cicatrizar as feridas.

Nenhum comentário: