domingo, outubro 21, 2012

AVENIDA BRAZUCA - AGAMENON

O GLOBO - 21/10


Brasil inteiro, do Oiapoque a Ma-rilena Chauí, parou na sexta-feira para assistir ao eletrizante capítulo terminal da novela "Avenida Brasil”! E eu e Isaura, a minha patroa, como casal de noveleiros, abandonamos a nossa agitada vida sexual só pra não perder esse grande acontecimento cultural. Na casa de suingue Spettu's, que frequentamos religiosamente toda sexta-feira, os frequentadores interromperam seus coitus para acompanhar no telão as aventuras de Tufão, Car-minha, Leleco, Suellen, Monalisa, Nina e Juca de Oliveira, o Albieri, que só apareceu no final da novela pra interpretar o canalha pai da Carminha, provando que, nas novelas brasileiras, a maldade é uma coisa genética.

Apesar de ser uma novela hiperne-orealista, "Avenida Brasília” era uma obra de ficção imaginativa, cheia de cascatas inverossímeis. Além de a Nina desconhecer a existência do pen drive, a malvada Carminha não conhecia o nome de nenhum bom advogado pra levar a metade da fortuna do Tufão depois que foi expulsa da mansão. Aliás, mais uma vez mais brilhou o ator Murilo Bomnício no papel de corno contumaz. Quer dizer, contuMax. Não sei por que, mas eu me identifiquei muito com esse chifrudo personagem suburbano. Talvez por ele ser um ex-craque e eu um escroque... O ex-jogador do Divino engrandeceu a cornitude, tão marginalizada pela opinião pública brasileira. Mas o Tufão não estava nem aí, mesmo porque, como ex-jogador de futebol, já estava acostumado a levar bola nas costas.

Quem não é o BRT mas também arrebentou foi a grande Adriana que, mais uma vez, Esteves sensacional no papel de Carminha, uma das maiores malvadas de novela de todos os tempos. Cruel, perversa, mau-cará-ter e sem escrúpulos, Carminha, infelizmente, também tinha alguns defeitos. Suas maldades não serão esquecidas jamais. O próprio STF já agendou o julgamento da vilã do Divino assim que acabar o processo do mensalão Mas quem não sai da minha mente e dos meus pensamentos mais inconfessáveis é a estonteante periguete Su-ellen, a Maria Chuteira que conquistou o Brasil e todo o elenco masculino da novela. Até o técnico Mano Menezes está pensando em convocar a gos-tosérrima alpinista sexual pra dar um gás na seleção brasileira, que está mais por baixo do que o Nilo e o Max juntos, quer dizer, de pés juntos.

"Avenida Brasil” vai deixar saudades. Todo mundo viu, até o Stevie Wonder. Só quem não viu foi o Lula, que não viu nada, não sabia de nada e acha que as maldades da Carminha são uma invenção da imprensa golpista, que não aceita o fato de uma exmoradora do lixão ser protagonista de uma novela da Globo. Para consolo da Isaura, a minha patroa, vai começar amanhã a novela "Bota Jorge” da genial e delirante Glória Perez, uma novela que vai ser toda passada num bairro C e D da periferia de Istambul. •

Agamenon Mendes Pedreira é dramaturco da novela “Salve Jorge”

Nenhum comentário: